top of page

Boipeba acessível: um destino que recebe bem os cadeirantes

Boipeba é acessível, afinal? Esta pergunta pode parecer um tanto quanto inusitada, porém não são poucos os turistas que decidem vir para essa parte encantadora do estado da Bahia e acabam se questionando a respeito.

E isso acontece tanto pelo fato de terem alguma dificuldade de locomoção, quanto por estarem fazendo planos para viajar com quem tenha dificuldades nesse sentido.

Você se enquadra em um desses dois contextos?

Então, leia os parágrafos dos próximos tópicos não só para conhecer mais Boipeba como, também, para descobrir se ela pode, ou não, ser aproveitada por todos.

Vamos começar?

As características que compõem a Ilha de Boipeba

cadeirante curtindo o por do sol
Curtindo o final de tarde na praia

Para entender se Boipeba é acessível é preciso que, antes, você compreenda as características da ilha. E a explicação nesse sentido não poderia ser mais simples.

Ocorre que estamos falando de um local que, sendo cercado por água, definitivamente não pode ser acessado por veículos terrestres. E a circulação deles, por sinal, é até mesmo proibida por aqui, exceto no que diz respeito àqueles usados de formas pontuais, inclusive para as atividades turísticas.

E este, claro, é um dos fatores que fazem com que muitos viajantes acreditem que a Ilha de Boipeba não possui acessibilidade.

Os atrativos locais também são outro fator importante:

Eles possuem bastante ligação com a natureza e em boa parte dizem respeito às praias que compõem a ilha, como a Praia da Cueira e a Praia de Moreré. Além, claro, de construções históricas que temos por aqui, a exemplo da Igreja do Divino Espírito Santo.

Então, fica a pergunta:

Quando você pensa em todo esse contexto, lhe parece que Boipeba é acessível, ou não?

Bem... Independentemente de qual seja a sua resposta (e principalmente se ela for negativa), leia o tópico a seguir para descobrir a realidade deste importante destino da Bahia no que diz respeito à acessibilidade.

Boipeba é acessível, sim, e tem muito a oferecer para todos os públicos

A ideia de turistas cadeirantes ou com dificuldades de locomoção, em Boipeba, soa estranha?

Pois saiba que a “estranheza”, nesse caso, não passa de um grande equívoco, uma vez que a ilha atualmente encontra-se totalmente receptiva também para esse público.

Veja, abaixo, o que os turistas que não possuem plena autonomia para se locomover podem aproveitar, em uma Boipeba acessível e acolhedora:

Apoio para chegar a este destino fantástico

Mesmo exigindo ao menos o uso de uma embarcação (a depender do ponto de partida escolhido), a Ilha de Boipeba pode ser acessada por todos. E os serviços de transfer profissionais, como o oferecido pela Bahia Terra Turismo, existem justamente para ajudar no percurso.

Um turista cadeirante que desembarca no Aeroporto de Salvador, por exemplo, pode solicitar esse serviço para ir até o terminal de saída da embarcação que irá usar. Da mesma forma, pode contar com todo o suporte fornecido pela agência responsável pelo transfer, a fim de que se sinta amparado o tempo todo.

Hospedagens receptivas e igualmente acessíveis

Progredindo em receptividade a acessibilidade, assim como inúmeros outros estabelecimentos locais, muitas das hospedagens de Boipeba possuem capacidade de atender turistas que possuem mobilidade reduzida.

E, o melhor: esse contexto inclui desde algumas pousadas baratas até outras, voltadas para orçamentos maiores.

Durante as suas pesquisas, procure por hospedagens que tenham rampas de acesso e/ou quartos espaçosos e adaptados no térreo, por exemplo, e encontrará boas opções.


deficiente físico curtindo a praia na bahia
Cadeirante curtindo a praia

Passeios e atividades memoráveis

Os passeios da Ilha de Boipeba podem, em um primeiro momento, parecer nada acessíveis. Mas, acredite: cadeirantes e demais pessoas que precisam de auxílio para se locomover também conseguem aproveitá-los.

A ida até a já citada Praia da Cueira, por exemplo, não é impossível para quem usa cadeira de rodas, pois pode ir de quadriciclo. Assim como também é possível dar uma volta pela passarela de madeira que faz parte da orla.

Além disso, nada impede que o viajante contrate outros passeios de quadriciclo, para chegar aos pontos que deseja visitar.

E, claro: não podemos esquecer do mar propriamente dito, não é mesmo?

Afinal, até as atividades dentro dele comprovam que Boipeba é acessível sob diversos aspectos.

Que tal aproveitar as piscinas naturais para se refrescar?

Ou, melhor ainda: passear pela imensidão da Praia de Bainema? Nela, a areia não é fofa e é perfeitamente possível passear de cadeira de rodas. 

A princípio podem parecer atividades improváveis, mas garantimos que é perfeitamente possível desfrutá-las.

Entre outras atividades acessíveis por aqui, estão:

A ida aos nossos restaurantes, claro, também merece uma parte do roteiro, assim como a visita a um dos bares flutuantes que fazem tanto sucesso na ilha.

A Ilha de Boipeba é acessível e totalmente receptiva

deficiente físico curtindo a praia com um belo dia de sol
Sol, mar e liberdade

E então: quais das atividades listadas acima terão lugar especial em seu roteiro?

Vale lembrar, claro, que elas representam somente alguns exemplos de tudo que espera a todos os públicos por aqui.

E, quando dizemos “todos os públicos”, de fato não estamos exagerando, sabia?

Se você tem o intuito de visitar Boipeba com crianças, por exemplo, perceberá que os pequenos são mais do que bem-vindos por aqui e poderão aproveitar muitas das atividades que temos a oferecer.

Já se você faz parte de um grupo de amigos mochileiros que querem viajar, também perceberá que esta ilha pode ser o destino ideal, uma vez que temos tudo para atender perfeitamente quem busca economia nos passeios, na alimentação e na hospedagem.

Inclusive, sabia que você pode até mesmo acampar aqui?

Agora, se a ideia é viajar com o amor da sua vida para uma celebração especial, ou mesmo viajar com cachorro, também não deixe de considerar esse destino, que tem tudo para te surpreender.

Quer mais exemplos, nesse sentido?

Então, aproveite que já descobriu que Boipeba é acessível e descubra, agora, tudo o que a ilha tem a oferecer para os turistas da terceira idade: esta será a prova final de que você precisa para compreender que, de fato, todos podem aproveitar esse destino. 


3 visualizações0 comentário

Comentarios


3 visualizações

0 curtidas

0 comentário

Boipeba acessível: um destino que recebe bem os cadeirantes

16/06/24

bottom of page