top of page

6 destinos do litoral sul da Bahia que você precisa conhecer

Quando se trata de viajar pelos destinos de praia do Brasil, é impossível não considerar ao menos uma cidade no litoral sul da Bahia para compor o roteiro. Inclusive, não é exagero afirmar que essa é uma das regiões mais bonitas do Estado em si, e também do país.

E não é para menos...

embarcacoes e mar cristalino no morro de sao paulo
Embarcações e mar cristalino no Morro de São Paulo

A coloração incrível do mar, a temperatura da água, as falésias e os coqueirais são apenas algumas das características que fazem essa parte da Bahia ser tão especial.

Isso sem citarmos o fato de que o sul do Estado atende a diversos tipos de viajantes e necessidades: desde viajantes desacompanhados até grupos de amigos que não abrem mão do agito, e ainda as famílias com crianças, que podem aproveitar as piscinas naturais para se divertir.

Mas qual destino, afinal, vale a pena conhecer em sua próxima viagem?

Listamos 6 deles abaixo, para que você faça sua escolha!

6 destinos do litoral sul da Bahia para conhecer em sua próxima viagem

falesias praia de pitinga arraial dajuda
Falésias, mar calmo e cristalino na Praia de Pitinga em Arraial D'ajuda.

1. Arraial D’Ajuda

Arraial D’Ajuda figura entre os principais destinos desse pedacinho da Bahia, e não é à toa.

Imagine um lugar que difere de qualquer centro urbano, e faz com que o turista se sinta, de fato, num lugar “praiano”. Imaginou? Pois assim é esse distrito, que faz parte de Porto Seguro.

Entre seus atrativos, podemos citar as ruazinhas charmosas, principalmente a Rua do Mucugê, o Eco Parque (um parque aquático de frente para o mar) e, claro, as praias. O destaque, nesse último ponto, é a Praia de Pitinga, com suas falésias.

2. Caraíva

natureza farta e abencoada em caraiva.
Natureza farta e abençoada em Caraíva

Também pertencente a Porto Seguro e, consequentemente, à Costa do Descobrimento, Caraíva é um vilarejo que atrai muitos turistas para o litoral sul da Bahia.

Trata-se de um lugar único, no qual o rio se encontra com o mar, e onde não existem as distrações comuns nos centros urbanos, como sinal de celular ou Wi-Fi em todos os cantos. Mas isso, nem de longe, é algo ruim.

Você quer viajar para se conectar a si mesmo, à natureza e às pessoas ao seu redor? Caraíva, com suas ruas de areia, é uma ótima opção de destino.

3. Porto Seguro

piscina natural do parque marinho do recife de fora em porto seguro
Piscina natural do Parque Marinho do Recife de Fora em Porto Seguro

E é impossível falar da Costa do Descobrimento e do litoral sul da Bahia sem citarmos Porto Seguro, o principal destino histórico da região.

É ali que está o Centro Histórico no qual, com o auxílio de um bom guia, você poderá voltar no tempo e aprender mais sobre o descobrimento do Brasil e algumas curiosidades da época.

As praias e os restaurantes, muitos deles de frente para o mar, também farão a viagem valer a pena. Além, claro, de atrações como a Passarela do Descobrimento, antiga Passarela do Álcool, onde se encontram dezenas de lojas e opções gastronômicas baseadas na cultura local.

4. Ilhéus

vista aerea do morro de pernambuco em ilheus
Vista aérea do Morro de Pernambuco em Ilhéus

Você gosta de literatura e aprecia as obras de Jorge Amado?

Se sim, eve visitar a cidade de Ilhéus, na Costa do Cacau. Aliás: esse é um destino incrível no sul da Bahia, mesmo para quem não conhece o trabalho do autor.

Ali, além das referências literárias, também é possível apreciar praias incríveis, a exemplo da Batuba, fazer o roteiro do chocolate, passando por fazendas produtoras, e conhecer as belezas culturais e arquitetônicas do Centro Histórico.

5. Morro de São Paulo

mar multicolorido do morro de sao paulo
O mar multicolorido do Morro de São Paulo

Ocupando um dos primeiros lugares na lista de polos turísticos da Bahia, Morro de São Paulo também está localizado no litoral sul e, embora não seja de acesso fácil, como outras localidades, atrai milhares de turistas todos os anos, principalmente nos períodos de festa.

Paradisíaco, esse destino é perfeito tanto para quem busca conexão com a natureza e belas praias, quanto para quem não abre mão de agito em nenhuma época do ano.

6. Ilha de Boipeba

Por fim, um destino que não poderia faltar na nossa lista é a Ilha de Boipeba, que abriga algumas das mais belas praias do sul da Bahia, a exemplo de Moreré e Bainema.

Vizinha de Morro de São Paulo, a ilha já foi eleita a segunda mais bonita da América do Sul. E com base nisso já é possível ter uma noção de sua beleza, não é mesmo?

É um lugar único, repleto de encantos, piscinas naturais e cantinhos para quem deseja a experiência de estar literalmente em uma praia deserta, emoldurada por coqueirais.

Venha conhecer Boipeba, no litoral sul da Bahia

A Ilha de Boipeba é uma área de proteção ambiental, não sendo à toa que por aqui não circulam carros, além dos veículos necessários para a realização de alguns passeios e traslados.

E, sendo uma área destinada à proteção do meio ambiente, é de se esperar que a ilha entregue aos seus visitantes muito contato com a natureza, experiências únicas pé na areia e toda a calmaria necessária para ter a estadia perfeita.

É justamente isso que você encontrará ao vir nos visitar: muitos dias de calmaria e passeios inesquecíveis, a exemplo das trilhas e mergulhos.

Tem dúvidas sobre como chegar em Boipeba?

O trajeto até a ilha, de fato, não é dos mais simples e rápidos, devido a isso, não pode ser feito exclusivamente por via terrestre.

Mas é justamente o caminho até aqui que ajudará a compor a viagem da sua vida: antes mesmo de chegar na Ilha de Boipeba você já poderá sentir o quanto esse destino é especial e preservado.

Estamos te esperando de braços abertos e com as melhores paisagens do litoral sul da Bahia!

Quer mais informações, para compor a viagem perfeita nesse fabuloso destino da Bahia?

Então, confira todas as dicas do Blog da Ilha, o blog mais completo sobre Boipeba. Nele, você encontrará todas as informações que precisa para ter uma ótima experiência durante a sua viagem, independentemente do tempo que durar.


6.411 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

6411 visualizações

0 curtidas

0 comentário

6 destinos do litoral sul da Bahia que você precisa conhecer

03/04/24

bottom of page