Atrações paradisíacas, natureza e hospitalidade com o visitante são características da ilha de Boipeba
A Ilha de Boipeba, localizada no sul da Bahia, é um paraíso para quem gosta de lugares calmos e com muito contato com a natureza. O nome vem do tupi "mboi pewa", que significa cobra-chata, como era chamada a tartaruga marinha pelos tupinambás que lá viviam em tempos remotos.
Fundada ainda nos tempos coloniais com a chegada dos jesuítas ao final do séc. XVI, Boipeba tem 4 povoados: Velha Boipeba, São Sebastião (Cova da Onça), Moreré e Monte Alegre.
Quer saber mais sobre a ilha e entender por que ela pode ser o destino ideal para suas próximas férias? Confira a seguir, curiosidades e dicas sobre como chegar e o que fazer em Boipeba:
Como chegar na Ilha de Boipeba
O acesso à ilha pode ser 100% por via marítima, de lancha ou catamarã. Há ainda o transporte semi-terrestre, com saída da Ilha de Itaparica.
De lá, você vai de carro até Graciosa ou Valença (1h40 de trajeto). Depois é só pegar uma lancha para Boipeba (50 min de viagem).
Se preferir, pode ainda ir de táxi aéreo, que sai do aeroporto de Salvador e voa até a pista de pouso da Fazenda Pontal, localizada ao sul da Ilha de Tinharé, de onde sai o barco que leva os turistas até Boipeba.
Atrativos turísticos
Mas o que fazer em Boipeba? Por que a ilha é tão procurada por turistas? Boipeba não deixa a desejar em nada se comparada aos destinos mais procurados da Bahia, como a capital Salvador, Porto Seguro e o Morro de São Paulo, os três locais mais visitados do estado.
Em Boipeba, há Mata Atlântica preservada, restinga, grandes e extensos manguezais e praias paradisíacas com seus enormes coqueiros.
Outro ecossistema que se destaca na região são os seus belos recifes de corais, que estão espalhados por toda a costa, proporcionando aos visitantes a observação de animais marinhos, como peixes, moluscos, ouriços e tartarugas, que desovam nas principais praias da região.
Temperatura
Assim como os estados da região Nordeste do país, Boipeba tem clima quente e firme durante a maior parte do ano.
As chuvas estão presentes entre os meses de maio e julho. Ainda assim, nesses dias há sol e calor.
Mais informações sobre Boipeba
Não há nenhum banco ou caixas do Banco 24h no local. Apenas as cidades de Valença e Cairu, que estão próximas e podem ser acessadas de lancha.
Mas não se preocupe: por ser um local bastante turístico, a maioria das pousadas aceita cartões de crédito, débito ou pix. Mas claro, não custa lembrar que você deve levar sempre algum dinheiro em espécie, para o caso de alguém não receber pagamentos por mediação tecnológica.
Há sinal de celular na ilha, com redes de alta velocidade de internet que recebem o sinal de várias operadoras de telefonia.
E para a comodidade do turista, há centro de compras por lá, com supermercados, algumas padarias e pequenas lojas. Mas atenção: o horário é diferenciado dos demais centros comerciais do país, funcionando em sua maior parte, das 8h às 12h e das 14h às 20h.
Saúde e segurança
Há um posto de saúde no centro da Ilha de Boipeba, que funciona das 8h às 12h, e de 14h às 17h. Para emergências, o posto atende após o horário.
Quanto à questão da segurança, Boipeba é um lugar muito tranquilo, oferecendo conforto e comodidade aos visitantes. Mesmo assim, não é aconselhável ao turista deixar as suas coisas em qualquer lugar.
O que fazer em Boipeba? Prepare-se para sua viagem com este guia rápido de Boipeba
Para chegar em Boipeba, conte com o nosso transfer. Oferecemos opções de lancha, catamarã, táxi aéreo ou semi-terrestre. Escolha a sua.
As pousadas em Boipeba costumam lotar rapidamente para os feriados e datas comemorativas. Por isso, se planeja uma viagem para a ilha, faça sua reserva com antecedência.
Evite o período de chuva: visite a região entre outubro e março.
A Ilha possui muitas barracas de praia que oferecem o melhor da culinária local, com peixes e frutos do mar. Conheça os melhores restaurantes.
Não se esqueça de levar dinheiro em espécie, pois não há caixas eletrônicos na ilha.
Leve protetor solar biodegradável, que não agrida a vida marinha. A natureza agradece.
Passeios em Boipeba? Entre em contato com a Bahia Terra para ver as opções oferecidas.
Trabalhamos com passeios de volta à ilha, mergulhos nas piscinas naturais de Moreré, visita aos manguezais, ida à Ponta dos Castelhanos e tour cultural e histórico.
Agora que você já sabe como chegar e o que fazer em Boipeba, entre em contato com a Bahia Terra para marcar a sua viagem. Estamos te esperando!
Comments