top of page

5 trilhas em Boipeba que você vai adorar conhecer

Se você é daquelas pessoas que procura conhecer cada detalhe de um lugar e prefere fazer tudo a pé para aproveitar ao máximo a experiência, então faça estas trilhas em Boipeba!

Quem gosta de explorar lugares e conhecer cada centímetro do local que está desfrutando nas férias, sabe o quanto é maravilhoso caminhar por aí e se sentir o dono do mundo, desbravando, não é mesmo?

Boipeba é o lugar ideal para isso! Além de tudo o que as praias da ilha já oferecem, há também os trajetos que fazem a ligação entre elas, que são um verdadeiro requinte, tornando esta viagem singular.

Portanto, continue lendo e conheça cinco trilhas para fazer em Boipeba.

trilha entre as praias do outeiro e das pedrinhas boipeba
Trilha de Mata Atlântica entre as praias do Outeiro e das Pedrinhas

1. Outeiro e Praia das Pedrinhas

caminhando na praia do outeiro boipeba
Caminhando na praia do Outeiro

Para contextualização, a praia do Outeiro é a parte final da praia da Boca da Barra, que é o ponto de entrada na Ilha de Boipeba. Ao caminhar por esta parte, você passará por uma extensão de areia que alterna entre fofa, branca e uma outra mais “pesada” de tom escuro.

Você também encontrará ao longo da orla, diversos coqueiros que dão a pincelada final na paisagem. Esta é uma ótima opção para quem quer alternar seu tempo entre caminhadas e tranquilidade.

Por isso, há diversas pousadas de frente para o mar, que, diga-se de passagem, na maré baixa, formam piscinas naturais.

paisagem surreal na praia das pedrinhas boipeba
Paisagem surreal na Praia das Pedrinhas

Ao sair do Outeiro, há uma pequena trilha que leva até a Praia das Pedrinhas. Este nome não foi dado por acaso, já que o trajeto é composto por vários tipos de pedras que embelezam o caminho até a praia. Outra opção para quem quer tranquilidade ao extremo, pois por ela ser escondida, nunca há aglomerações e muitas vezes você a encontrará deserta.

Por isso, Pedrinhas é o ponto ideal para quem deseja tirar fotos somente das paisagens, ao estilo “imagens para tela de computador”.

2. Praia do Tassimirim

A Praia do Tassimirim aparece logo em seguida, você pode seguir pela trilha que começa no Outeiro, sem entrar na praia das Pedrinhas, ou continuar pela própria praia na maré baixa.

visual da trilha para a praia de tassimirim boipeba
Visual da trilha de Mata Atlântica para a Praia de Tassimirim

Os coqueiros compõem o visual fantástico da praia, com mar calmo formando maravilhosas piscinas naturais de água cristalina na maré baixa.

Um detalhe interessante desta praia é que ela serve de desova de tartarugas, o que estimula outro tipo de turismo: o mergulho esportivo. Além deste animal, Tassimirim possui uma diversidade de vida marinha muito ampla.

amendoeiras e coqueiros debrucados sobre o mar na praia de tassimirim
Amendoeiras e coqueiros debruçados sobre o mar na Praia de Tassimirim

Portanto, é “obrigatório” fazer mergulho livre por lá, para ficar o mais próximo possível dos animais marinhos. A experiência dá uma perspectiva completamente diferente do apenas observá-los em filmes, estar frente a frente com eles é único!

Para completar, a Praia do Tassimirim possui algumas barracas de praia para você consumir petiscos, tanto locais quanto os populares nacionalmente, enquanto você curte um banho de sol ou mar.

3. Praia da Cueira

Para quem gosta de caminhadas, a atração da Cueira não está na parte mais popular da praia, mas sim do meio para o final. Apenas para registro, aqui você não encontrará nenhuma trilha, mas uma longa faixa de areia e um mar totalmente verde e tão calmo como nas outras praias.

foz do rio oritibe e coqueiral na praia da cueira boipeba
Foz do rio Oritibe e coqueiral na linda Praia da Cueira

Passando a Praia de Cueira, há o acesso ao Rio Oritibe, que a pesar de não ser muito largo, precisa ser atravessado na maré baixa. E uma dica importante: percorra-o sempre com um calçado (de preferência fechado).

Após seguir por uma trilha, que começa depois do rio, surge uma linda fazenda de coqueiros, e ao final da caminhada por ela surge a incrível Praia de Moreré.

4. Praia de Moreré

trilha pela fazenda de coqueiros entre as praias da cueira e morere boipeba
Trilha pela fazenda de coqueiros entre as praias da Cueira e Moreré

Eis aqui uma das praias mais procuradas da Ilha de Boipeba. Moreré é mais um local que se destaca pelas piscinas naturais, formadas entre os recifes na maré baixa. Também possui águas tranquilas e é a casa de diversos animais da vida marinha.

Por ter estas características, a Praia de Moreré torna-se mais um ponto onde é possível praticar mergulho esportivo. Para acessar as piscinas naturais (que se encontram em alto mar), é necessário utilizar lancha.

um paraiso chamado morere boipeba
Um paraíso chamado Moreré

Entretanto, também há a opção de conhecer o vilarejo de Moreré e durante a maré baixa, é possível realizar lindas caminhadas pela sua faixa de areia. Não deixe de experimentar da maravilhosa gastronomia servida pelas barracas de praia e restaurantes à beira mar de Moreré.

Caso você queira passar um ou mais dias neste lugar, é possível se hospedar por lá, pois há uma grande variedade de campings e pousadas, tanto na parte interna da praia quanto à beira mar.

5. Praia do Bainema

Mais um destino específico para quem gosta de caminhar. Ao chegar no fim da Praia de Moreré, o turista irá percorrer uma trilha, que leva em média, 15 minutos de percurso. Entretanto, o trajeto em si já é digno de aplauso tanto quanto a própria praia de Bainema.

trilha das flores entre morere e bainema
Trilha das Flores entre Moreré e bainema

Ao longo do caminho, diferentes tipos de árvores frutíferas e florais compõem a paisagem, misturando cores e formatos ao redor da trilha. Ao chegar, assim como a Praia das Pedrinhas, a praia do Bainema se encontra na maioria das vezes deserta.

Independente se for alta ou baixa temporada, este é o passeio perfeito para quem deseja sossego. Desfrutar de algum lugar calmo, curtindo apenas o que a natureza tem para te oferecer.

Com uma ampla sequência de coqueiros compondo a vegetação, assim como as demais praias, possui águas completamente calmas, ainda com o “plus” que se forma durante a maré baixa, belíssimas piscinas naturais no final da praia.

coqueiral e praia de bainema ao fundo boipeba
Morro após a praia de Moreré com Bainema ao fundo

Aliás, em Bainema há uma atração que mesmo mostrando semelhança em relação às outras praias, tem aquela pitada a mais que torna única. Os coqueirais na praia nascem de tal forma que parecem ser um só, criando assim a atração dos “coqueiros gêmeos”.

Outro ponto positivo de Bainema é a forte pesca de peixes e camarões-pistola, que é propulsor da economia neste ponto turístico. Toda a produção tem como destino, a cidade (também baiana) de Valença, a 31 quilômetros de distância.

As trilhas de Boipeba que mencionamos aqui, são de intensidade baixa que permitem você chegar a lugares incríveis. E agora que você já conhece algumas delas, que tal conhecer outros dos atrativos da ilha? Confira 5 piscinas naturais em Boipeba que você precisa visitar!


2.288 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

2288 visualizações

0 curtidas

0 comentário

5 trilhas em Boipeba que você vai adorar conhecer

17/01/24

bottom of page