top of page

Como chegar e o que fazer na Praia de Tassimirim em Boipeba

Você sabia que Tassimirim é uma das praias mais especiais da Ilha de Boipeba? Trata-se de um lugar que, sem dúvidas, deve fazer parte do seu roteiro enquanto estiver por aqui.

De acesso fácil, essa praia reúne agradáveis surpresas para turistas que a visitam pela primeira vez, e desperta a vontade de retornar sempre que possível.

Na leitura a seguir, conheça mais um pouco sobre ela e descubra como chegar a essa que é uma das praias mais próximas da Velha Boipeba.

vegetacao preservada na praia de tassimirim boipeba
Vegetação preservada na praia de Tassimirim

Por que visitar a Praia de Tassimirim?

Maré cheia - Praia do Tassimirim - Ilha de Boipeba
Maré cheia - Praia do Tassimirim - Boipeba

Passar um período proveitoso aqui na Ilha de Boipeba é sinônimo de conhecer ao máximo as praias locais. E isso, por si só, torna a visita à Tassimirim praticamente obrigatória.

Além disso, essa é uma praia que costuma ser muito mais tranquila, em comparação à sua vizinha Cueira, por exemplo. Logo, quem quer um cantinho sossegado, para passar horas realmente tranquilas, pode se dirigir para lá sem medo de se decepcionar.

Vale a pena frisar que o mar da Praia de Tassimirim é bem calmo, com temperatura extremamente agradável, e com inúmeras piscinas naturais durante a maré baixa. Ou seja: o passeio perfeito também para quem está com crianças.

Aproveite a visita apenas para descansar, com os coqueirais à sua volta, para fazer uma refeição com vista para o mar ou, ainda, para praticar mergulho com snorkel e apreciar as diversas formas de vida marinha.

Como chegar à Praia de Tassimirim?

Chegar nessa praia paradisíaca é muito mais simples do que parece, principalmente se o seu ponto de partida for o vilarejo Velha Boipeba.

Ali começa uma trilha considerada de nível fácil, que dura aproximadamente 30 minutos, e passa por três praias, antes de chegar à Tassimirim: Outeiro, Boca da Barra e, em seguida, Pedrinhas. Não tem segredo: basta seguir caminhando e chagará ao seu destino.

um paraiso chamado tassimirim
Um paraíso chamado Tassimirim

Mas, se não estiver com ânimo para caminhar, ou mesmo se estiver com crianças pequenas e quiser mais conforto, você pode fazer o trajeto de quadriciclo, que é um meio de transporte comum por aqui.

Os motoristas costumam sair da Velha Boipeba e ter como “ponto final” a Praia da Cueira, o que lhe exigirá uma caminhada bem menor até Tassimirim.

Atente-se, apenas, ao valor (verifique as formas de pagamento) e aos horários combinados com o motorista, visto que você também pode solicitar, previamente, que ele vá buscá-lo depois.

O que fazer enquanto estiver na Praia de Tassimirim?

Como mencionado anteriormente, mais acima, esse é o tipo de praia para quem busca tranquilidade, e atividades mais calmas.

Sabe aquela imagem de praia agitada, com várias opções gastronômicas e muita gente ao redor? É definitivamente o contrário disso que você encontrará em Tassimirim.

vista aerea praia de tassimirim
Vista aérea da incrível praia de Tassimirim

A pedida, para esse passeio, é realmente aproveitar o mar calmo, a paisagem sem igual e, claro, um pouco da gastronomia local, muito bem representada pelas poucas, mas ótimas, barracas que existem por ali.

Lagostas e camarões são exemplos de pratos que fazem sucesso e que costumam ser relativamente mais baratos em Tassimirim do que os consumidos em praias mais movimentadas, como a já citada Praia da Cueira.

Em relação à hospedagem na Praia de Tassimirim

As atividades e a infraestrutura que compõem a visita a essa praia são, de fato, simples. E, ao contrário do que alguns turistas imaginam, não inclui hospedagem.

Ocorre de ser comum achar que é possível se hospedar em Tassimirim por causa de uma pousada de mesmo nome. Porém, a praia em si não possui pousadas, nem campings ou hostels.

E a Pousada Tassimirim, por sua vez, fica localizada na Praia Boca da Barra, nas proximidades de onde começa a trilha para Tassimirim em si.

Dicas extras do que fazer, estando em Tassimirim

Agora que você já sabe como chegar à Praia do Tassimirim e o que ela tem a oferecer, confira mais algumas dicas do que fazer por ali, para ter um dia realmente proveitoso:

Tirar fotos sem pessoas no fundo

É exatamente isso que você leu, apesar de que a praia tem fácil acesso e ser próxima à Velha Boipeba, aqui em Tassimirim, você pode desfrutar do sossego total.

São muito poucas as pessoas que você vai encontrar na praia, então não é difícil encontrar ângulos em que você estará em uma praia só para você. Assim que aproveite para relaxar e tirar ótimas fotos na Praia de Tassimirim.

Aproveite a Praia da Cueira

foz do rio oritibe praia da cueira
Foz do rio Oritibe na praia da Cueira

As duas praias são vizinhas. Logo, nada impede que você divida suas horas de passeio entre elas, ficando um pouco em cada uma.

Ao contrário de Tassimirim, a Cueira costuma ser mais agitada, principalmente por conta dos turistas atraídos pelo Restaurante Guido da Lagosta. Mas esse “agito” não chega a ser algo que possa atrapalhar seu passeio, isso nós garantimos.

Explorar ainda mais a ilha

Se realmente estiver com tempo, e não se importar de caminhar, siga caminho após a Praia da Cueira, para chegar até Moreré, importante vilarejo de pescadores da região.

Isso, porém, precisa ser feito durante a maré baixa, uma vez que você terá que cruzar o Rio Oritibe.

Lá, em Moreré, também é possível aproveitar piscinas naturais e uma infraestrutura mais completa no centrinho.

Comece a planejar seu passeio agora mesmo!

Você já está aqui na região, e quer conhecer a Praia de Tassimirim, ou ainda irá começar a planejar sua viagem?

Não importa em qual contexto esteja: entre em contato agora mesmo com a Bahia Terra Turismo e organize todos os detalhes que precisa para que essa seja a viagem da sua vida, desde os passeios em si, até a melhor hospedagem e a locomoção até a Ilha de Boipeba!

E se tiver qualquer dúvida, sobre viajar ou não, visite o Blog da Ilha e confira todos os conteúdos que fazem parte dele: eles traduzem perfeitamente o que há de melhor em Boipeba, e tudo o que você não pode deixar de aproveitar estando por aqui.


1.217 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

1217 visualizações

1 curtidas

0 comentário

Como chegar e o que fazer na Praia de Tassimirim em Boipeba

10/01/24

bottom of page