Como chegar e o que fazer na Praia de Tassimirim em Boipeba

Você sabia que Tassimirim é uma das praias mais especiais da Ilha de Boipeba? Trata-se de um lugar que, sem dúvidas, deve fazer parte do seu roteiro enquanto estiver por aqui.


De acesso fácil, essa praia reúne agradáveis surpresas para turistas que a visitam pela primeira vez, e desperta a vontade de retornar sempre que possível.


Na leitura a seguir, conheça mais um pouco sobre ela e descubra como chegar a essa que é uma das praias mais próximas da Velha Boipeba.


Maré cheia - Praia do Tassimirim - Ilha de Boipeba
Maré cheia - Praia do Tassimirim - Boipeba

Por que visitar a Praia de Tassimirim?


Passar um período proveitoso aqui na Ilha de Boipeba é sinônimo de conhecer ao máximo as praias locais. E isso, por si só, torna a visita à Tassimirim praticamente obrigatória.


Além disso, essa é uma praia que costuma ser muito mais tranquila, em comparação à sua vizinha Cueira, por exemplo. Logo, quem quer um cantinho sossegado, para passar horas realmente tranquilas, pode se dirigir para lá sem medo de se decepcionar.


Vale a pena frisar que o mar da Praia de Tassimirim é bem calmo, com temperatura extremamente agradável, e com inúmeras piscinas naturais durante a maré baixa. Ou seja: o passeio perfeito também para quem está com crianças.


Aproveite a visita apenas para descansar, com os coqueirais à sua volta, para fazer uma refeição com vista para o mar ou, ainda, para praticar mergulho com snorkel e apreciar as diversas formas de vida marinha.


Como chegar à Praia de Tassimirim?


Chegar nessa praia paradisíaca é muito mais simples do que parece, principalmente se o seu ponto de partida for o vilarejo Velha Boipeba.


Ali começa uma trilha considerada de nível fácil, que dura aproximadamente 30 minutos, e passa por três praias, antes de chegar à Tassimirim: Outeiro, Boca da Barra e, em seguida, Pedrinhas. Não tem segredo: basta seguir caminhando e chagará ao seu destino.


Mas, se não estiver com ânimo para caminhar, ou mesmo se estiver com crianças pequenas e quiser mais conforto, você pode fazer o trajeto de quadriciclo, que é um meio de transporte comum por aqui.


Os motoristas costumam sair da Velha Boipeba e ter como “ponto final” a Praia da Cueira, o que lhe exigirá uma caminhada bem menor até Tassimirim.


Atente-se, apenas, ao valor (verifique as formas de pagamento) e aos horários combinados com o motorista, visto que você também pode solicitar, previamente, que ele vá buscá-lo depois.


Aguas cristalinas - Praia do Tassimirim - Boipeba
Aguas cristalinas - Praia do Tassimirim - Boipeba

O que fazer enquanto estiver na Praia de Tassimirim?


Como mencionado anteriormente, mais acima, esse é o tipo de praia para quem busca tranquilidade, e atividades mais calmas.


Sabe aquela imagem de praia agitada, com várias opções gastronômicas e muita gente ao redor? É definitivamente o contrário disso que você encontrará em Tassimirim.


A pedida, para esse passeio, é realmente aproveitar o mar calmo, a paisagem sem igual e, claro, um pouco da gastronomia local, muito bem representada pelas poucas, mas ótimas, barracas que existem por ali.


Lagostas e camarões são exemplos de pratos que fazem sucesso, e que costumam ser relativamente mais baratos em Tassimirim do que os consumidos em praias mais movimentadas, como a já citada Praia da Cueira.


Em relação à hospedagem na Praia de Tassimirim


As atividades e a infraestrutura que compõem a visita a essa praia são, de fato, simples. E, ao contrário do que alguns turistas imaginam, não inclui hospedagem.


Ocorre de ser comum achar que é possível se hospedar em Tassimirim por causa de uma pousada de mesmo nome. Porém, a praia em si não possui pousadas, nem campings ou hostels.


E a Pousada Tassimirim, por sua vez, fica localizada na Praia Boca da Barra, nas proximidades de onde começa a trilha para Tassimirim em si.


Dicas extras do que fazer, estando em Tassimirim


Agora que você já sabe como chegar à Praia do Tassimirim e o que ela tem a oferecer, confira mais algumas dicas do que fazer por ali, para ter um dia realmente proveitoso:


Tirar fotos sem pessoas no fundo


É exatamente isso que você leu, apesar de que a praia tem fácil acesso e ser próxima à Velha Boipeba, aqui em Tassimirim, você pode desfrutar do sossego total.


São muito poucas as pessoas que você vai encontrar na praia, então não é difícil encontrar ângulos em que você estará em uma praia só para você. Assim que aproveite para relaxar e tirar ótimas fotos na Praia de Tassimirim.


Aproveite a Praia da Cueira


As duas praias são vizinhas. Logo, nada impede que você divida suas horas de passeio entre elas, ficando um pouco em cada uma.


Ao contrário de Tassimirim, a Cueira costuma ser mais agitada, principalmente por conta dos turistas atraídos pelo Restaurante Guido da Lagosta. Mas esse “agito” não chega a ser algo que possa atrapalhar seu passeio, isso nós garantimos.


Explorar ainda mais a ilha


Se realmente estiver com tempo, e não se importar de caminhar, siga caminho após a Praia da Cueira, para chegar até Moreré, importante vilarejo de pescadores da região.


Isso, porém, precisa ser feito durante a maré baixa, uma vez que você terá que cruzar o Rio Oritibe.


Lá, em Moreré, também é possível aproveitar piscinas naturais e uma infraestrutura mais completa no centrinho.


Visão aérea - Praia do Tassimirim - Boipeba
Visão aérea - Praia do Tassimirim - Boipeba

Comece a planejar seu passeio agora mesmo!


Você já está aqui na região, e quer conhecer a Praia de Tassimirim, ou ainda irá começar a planejar sua viagem?


Não importa em qual contexto esteja: entre em contato agora mesmo com a Bahia Terra Turismo e organize todos os detalhes que precisa para que essa seja a viagem da sua vida, desde os passeios em si, até a melhor hospedagem e a locomoção até a Ilha de Boipeba!


E se tiver qualquer dúvida, sobre viajar ou não, visite o Blog da Ilha e confira todos os conteúdos que fazem parte dele: eles traduzem perfeitamente o que há de melhor em Boipeba, e tudo o que você não pode deixar de aproveitar estando por aqui.


21 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo