Você sabia que Tassimirim é uma das praias mais especiais da Ilha de Boipeba? Trata-se de um lugar que, sem dúvidas, deve fazer parte do seu roteiro enquanto estiver por aqui.
De acesso fácil, essa praia reúne agradáveis surpresas para turistas que a visitam pela primeira vez e desperta a vontade de retornar sempre que possível.
Na leitura a seguir, conheça mais um pouco sobre ela e descubra como chegar a essa que é uma das praias mais próximas da Velha Boipeba.
Por que visitar a Praia de Tassimirim?
Passar um período proveitoso aqui na Ilha de Boipeba é sinônimo de conhecer ao máximo as praias locais. E isso, por si só, torna a visita à Tassimirim praticamente obrigatória.
Além disso, essa é uma praia que costuma ser muito mais tranquila, em comparação à sua vizinha Cueira, por exemplo. Logo, quem quer um cantinho sossegado, para passar horas realmente tranquilas, pode se dirigir para lá sem medo de se decepcionar.
Vale a pena frisar que o mar da Praia de Tassimirim é bem calmo, com temperatura extremamente agradável e inúmeras piscinas naturais durante a maré baixa. Ou seja: o passeio perfeito também para quem está com crianças.
Aproveite a visita apenas para descansar com os coqueirais à sua volta, para fazer uma refeição com vista para o mar, ou ainda praticar mergulho com snorkel e apreciar as diversas formas de vida marinha.
Como chegar à Praia de Tassimirim?
Chegar nessa praia paradisíaca é muito mais simples do que parece, principalmente se o seu ponto de partida for o vilarejo Velha Boipeba.
É lá que começa uma trilha considerada de nível fácil, com duração de aproximadamente 30 minutos. Ela passa por três praias antes de chegar à Tassimirim: Outeiro, Boca da Barra e Pedrinhas. Não tem segredo, basta seguir caminhando e você chegará ao seu destino.
Mas se não estiver com ânimo para caminhar, ou mesmo se estiver com crianças pequenas e quiser mais conforto, você pode fazer o trajeto de quadriciclo, que é um meio de transporte comum por aqui.
Os motoristas costumam sair da Velha Boipeba e ter como “ponto final” a Praia da Cueira, o que lhe exigirá uma caminhada bem menor até Tassimirim.
Atente-se apenas ao valor (verifique as formas de pagamento) e aos horários combinados com o motorista, visto que você também pode solicitar previamente que ele vá buscá-lo depois.
O que fazer enquanto estiver na Praia de Tassimirim?
Como mencionado anteriormente, mais acima, esse é o tipo de praia para quem busca tranquilidade, e atividades mais calmas.
Sabe aquela imagem de praia agitada, com várias opções gastronômicas e muita gente ao redor? É definitivamente o contrário disso que você encontrará em Tassimirim.
A pedida para esse passeio é realmente aproveitar o mar calmo, a paisagem sem igual e, claro, um pouco da gastronomia local, muito bem representada pela maravilhosa Barraca Tassimirim.
Lagostas e camarões são exemplos de pratos que fazem sucesso e que costumam ser relativamente mais baratos em Tassimirim do que os consumidos em praias mais movimentadas, como a já citada Praia da Cueira.
Em relação à hospedagem na Praia de Tassimirim
As atividades e a infraestrutura que compõem a visita a essa praia são, de fato, bem simples. Ao contrário do que alguns turistas imaginam, não inclui hospedagem.
Ocorre de ser comum achar que é possível se hospedar em Tassimirim por causa de uma pousada de mesmo nome. Porém, a praia em si não possui pousadas, nem campings ou hostels.
E a Pousada Tassimirim, por sua vez, fica localizada na Praia Boca da Barra, nas proximidades de onde começa a trilha para a Praia de Tassimirim.
Dicas extras do que fazer, estando em Tassimirim
Agora que você já sabe como chegar à Praia de Tassimirim e o que ela tem a oferecer, confira mais algumas dicas do que fazer por lá, para ter um dia realmente proveitoso:
Tirar fotos sem pessoas no fundo
É exatamente isso que você leu, apesar de que a praia tem fácil acesso e ser próxima à Velha Boipeba, em Tassimirim você pode desfrutar do sossego total.
São muito poucas as pessoas que você vai encontrar na praia, então não é difícil encontrar ângulos solitários para fotos incríveis.
Aproveite a Praia da Cueira
As duas praias são vizinhas. Logo, nada impede que você divida suas horas de passeio entre elas, ficando um pouco em cada uma.
Ao contrário de Tassimirim, a Cueira costuma ser mais agitada, principalmente por conta dos turistas atraídos pelo Restaurante Guido da Lagosta. Mas esse “agito” não chega a ser algo que possa atrapalhar seu passeio, isso nós garantimos.
Explorar ainda mais a ilha
Se realmente estiver com tempo e não se importar de caminhar, siga caminho após a Praia da Cueira para chegar até Moreré, importante vilarejo de pescadores da região.
Mas lembre-se de fazê-lo durante a maré baixa, uma vez que você terá que cruzar o Rio Oritibe.
Lá em Moreré, também é possível aproveitar piscinas naturais e uma infraestrutura mais completa no centrinho.
Comece a planejar seu passeio agora mesmo!
Você já está aqui na região e quer conhecer a Praia de Tassimirim, ou ainda irá começar a planejar sua viagem?
Não importa em qual contexto esteja: entre em contato agora mesmo com a Bahia Terra Turismo e organize todos os detalhes que precisa para que essa seja a viagem da sua vida, desde os passeios em si, até a melhor hospedagem e a locomoção até a Ilha de Boipeba!
E se tiver qualquer dúvida sobre viajar ou não, visite o Blog da Ilha e confira todos os conteúdos que fazem parte dele. Eles traduzem perfeitamente o que há de melhor em Boipeba e tudo o que você não pode deixar de aproveitar estando por aqui.
Comments