As Praias

Na Ilha de Boipeba, temos algumas das melhores praias da Bahia. São 20 quilômetros de extensão litorânea, divididos entre as praias Boca da Barra, Praia das Pedrinhas, Praia do Tassimirim, Praia da Cueira, Praia do Moreré, Praia do Bainema e Ponta dos Castelhanos.

Home > Conheça Boipeba > As Praias

Na Ilha de Boipeba, temos algumas das melhores praias da Bahia. Praias com uma beleza natural única e ecossistemas ricos e preservados que resultam em belas paisagens que transmitem a paz e a tranquilidade impossíveis de encontrar nas áreas urbanas.

 

As praias da Ilha de Boipeba são ideais para os visitantes que buscam sossego e que vêem na natureza uma ótima opção de lazer.

 

Longe do agito das grandes áreas urbanas, as praias da ilha oferecem aos turistas dias maravilhosos em um ambiente de preservação natural.

 

Os 20 quilômetros de extensão litorânea da Ilha de Boipeba se dividem entre as praias Boca da Barra, Praia das Pedrinhas, Praia do Tassimirim, Praia da Cueira, Praia do Moreré, Praia do Bainema e Ponta dos Castelhanos.

 

Vamos conhecê-las melhor?

 

Praia Boca da Barra

 

Boca da Barra é a primeira praia da Ilha de Boipeba e conta com uma boa estrutura para receber os visitantes. É lá que se concentra a maioria das pousadas e barracas de praia especializadas no preparo de comidas típicas da região.

 

A Praia da Boca da Barra é uma das mais requisitadas por esse motivo, além de ser uma das mais próximas da vila de Boipeba.

 

Além de tudo, a praia possui uma beleza diferenciada, pois é aqui onde o Rio do Inferno se encontra com o mar, resultando em um lindo efeito na cor da água. Com essa diversidade, os banhistas podem escolher entre desfrutar da parte de água doce ou de água salgada. A parte de água doce é mais calma, enquanto nas águas do mar você encontra ondas entre pequenas e médias.

 

Quando chega o entardecer, as barracas da Boca da Barra se preparam para receber os visitantes que veem assistir o maravilhoso pôr do sol de Boipeba. Esse é um dos lugares preferidos na ilha para assistir o lindo espetáculo que inclui uma vista privilegiada dos morros Sapucaitava e Piraguyra, com sua bela vegetação nativa.

 

Boca da Barra é uma ótima opção para os dias que você não quer andar muito, nem enfrentar uma trilha, só quer desfrutar de uma boa praia perto de diversas opções para degustar alguma comidinha ou beber uns bons drinks.

 

A praia também serve também como ponto de referência para as saídas dos passeios de barco e para a prática de esportes náuticos.

 

Praia Outeiro e das Pedrinhas

 

Outeiro é a continuação da praia da Boca da Barra só que numa versão muito mais tranquila. Sua areia em algumas partes é de cascalho, porém em outras é branca e fofa, e na sua orla há muitos coqueiros embelezando a paisagem. Por aqui você também vai encontrar ótimas pousadas na beira do mar.

 

A praia de Outeiro é uma excelente opção para aquele banho refrescante, suas águas são calmas e, na maré baixa, se formam algumas piscinas naturais, ¡uma delícia para seus visitantes!

 

No final da Praia do Outeiro há uma pequena trilha, no meio dela, encontra-se uma pequena praia com variedades de pedras, é a Praia das Pedrinhas, uma praia escondida que muitas vezes você vai encontrar praticamente deserta, a praia é ideal para quem gosta de lindas e diferentes fotos.

 

Praia do Tassimirim

 

A praia seguinte é a Praia do Tassimirim. Ao chegar, você verá extensos coqueirais, uma longa faixa de areia e um belo mar de águas calmas. Na maré baixa, formam-se piscinas naturais entre os recifes que cercam a praia.

 

A Praia do Tassimirim é um dos principais pontos de desova da tartaruga marinha na Ilha de Boipeba, e também, é excelente para a prática de mergulho esportivo (snorkel) pela sua rica vida marinha.

 

Apesar de ser uma praia sossegada, há algumas barracas de praia, como a barraca Tassimirim, que serve lagostas, bobó de camarão, ensopados de peixes e saborosos petiscos. Delícias que vale a pena experimentar!

 

Praia da Cueira

 

A Praia da Cueira é uma das mais belas praias da Ilha de Boipeba, com uma enseada de areias claras e uma enorme extensão de coqueiros muito bem preservados, agrada todos seus visitantes com a sua bela paisagem.

 

O mar é delicioso e cristalino e apesar de ser calmo, tem pequenas ondas.

 

É na Praia da Cueira que é servida a famosa lagosta na manteiga no restaurante do Sr. Guido e Dona Eliana. No início era só uma rústica barraquinha conhecida pela sua saborosa lagosta, mas hoje se converteu em um ótimo restaurante.

 

No final da praia, você encontrará o belo Rio do Oritibe, além de muitos manguezais na sua margem. Atravessando esse rio você terá acesso à praia de Moreré, mas cuidado, sempre atravesse o rio calçado e durante a maré baixa, por tanto, é importante ficar de olho nas marés.

 

Praia do Moreré

 

Eleita a 4ª praia mais bonita do Brasil pelo Guia Quatro Rodas em 2012 e 2014.

 

A Praia do Moreré é a mais procurada pelos turistas que chegam à Ilha de Boipeba.

 

Uma enseada de águas tranquilas, com recifes de corais onde se formam várias piscinas naturais na maré baixa e uma grande variedade de peixes, é o local ideal para a prática de mergulho.

 

As famosas piscinas naturais de Moreré se formam em alta mar e para chegar até elas, os turistas podem pegar uma das lanchas que partem da praia.

 

Um banco de areia permite longas caminhadas pela praia durante a maré baixa, podendo conhecer o pequeno vilarejo de Moreré e suas barracas de palha e madeira. Essas barracas servem à beira do mar, em um ambiente rústico e descontraído, o tradicional prato de moqueca de camarão com banana da terra.

Também é possível ficar hospedado em Moreré, há diversas opções de hospedagem como campings e pousadas. Por aqui você pode escolher entre ficar em uma hospedagem à beira-mar ou não.

 

Praia do Bainema

 

No final da Praia do Moreré, inicia-se uma trilha com diferentes tipos de árvores frutíferas para a Praia do Bainema. A trilha, de aproximadamente 15 minutos, já é um espetáculo, o belo cenário conquista os olhares antes de chegar na praia.

 

Bainema é uma praia extensa e bastante deserta, inclusive na temporada alta. Dotada de vasto coqueiral e vegetação densa, seu mar tem águas tranquilas, mas com pequenas ondas. Durante a maré baixa formam-se belas piscinas naturais.

 

Coqueiros "gêmeos" é uma atração à parte. Na área que possui fundo de areia, a pesca de peixes e camarões-pistola com redes de arrasto movimenta a economia local, que direciona a produção para Valença.

 

Ponta dos Castelhanos

 

Ponta dos Castelhanos é uma praia com boa parte deserta, um extenso coqueiral, recifes de corais e ainda cercada de manguezais. Na maré baixa se formam convidativas piscinas naturais, ótimas para um refrescante banho em um lugar com pouco fluxo de visitantes.

 

No fundo do mar da Ponta dos Castelhanos repousam até hoje os restos do navio espanhol Madre de Dios, naufragado nos primeiros anos da história do Brasil, é precisamente daí que vem o nome do lugar.

Dependendo das condições do mar, é possível avistar o navio em um mergulho. Uma experiência incrível que lamentavelmente nem sempre é viável.

 

Sem qualquer infraestrutura, a praia chama a atenção por ser um importante ponto de mergulho e desova de tartarugas marinhas na Ilha de Boipeba.

 

A natureza também foi generosa por aqui. Além das deliciosas águas do mar, Ponta dos Castelhanos conta com a água doce do Rio Catu, trazendo uma paisagem diferente à região.

Faça a sua reserva!

Escolha entre os melhores passeios e o melhor serviço de translado para a sua viajem ser inesquecível. Faça agora mesmo a sua reserva!