top of page

Cova da Onça: como chegar e o que fazer nesse vilarejo baiano?

Literalmente todas as praias da Ilha de Boipeba possuem encantos que fazem com que o turista queira ficar pela região o maior tempo possível. E com a Cova da Onça não é diferente. O local, porém, ainda é um mistério para algumas pessoas.

Se você tem dúvidas sobre esse lugar e quer informações para planejar sua viagem para vir conhecer Boipeba, continue a leitura!

o pacato povoado de cova da onca
O pacato povoado de Cova da Onça

Cova da Onça: o que é?

Para saber como chegar e o que fazer em Cova da Onça, é preciso saber primeiro do que se trata esse lugar. Trata-se de um vilarejo de pescadores que fica localizado no extremo sul da Ilha de Boipeba e separado do continente pela foz do rio Carvalho, também conhecida como Barra de carvalho.

igreja de sao sebastiao em cova da onca
A igrejinha de São Sebastião no povoado de Cova da Onça

Originalmente chamado de São Sebastião, o povoado possui uma espécie de “cova”, ou gruta, na qual se acredita que os jesuítas se esconderam dos tupinambás que lá viviam, durante os primórdios da colonização.

Existem outras histórias contadas pelos moradores que reforçam o apelido que até hoje é utilizado. Além disso, Cova da Onça conta com uma praia homônima e falaremos mais sobre ela nos próximos parágrafos.

Como chegar na Cova da Onça, na Ilha de Boipeba?

Uma das formas mais utilizadas pelos turistas para chegar a esse destino é o famoso passeio "Volta à Ilha" de Boipeba, que literalmente “contorna” Boipeba de lancha durante algumas horas, fazendo com que os participantes conheçam o maior número possível de praias e piscinas naturais em um único dia.

Mas também é possível conhecer o vilarejo em um passeio focado somente nele. Trata-se de uma opção com início na Velha Boipeba, composta por uma trilha de nível médio na ida e ficando à critério de cada participante retornar de barco ou apreciando novamente os detalhes da caminhada.

pescador em cova da onca boipeba
Pescador em Cova da Onça

O que fazer no vilarejo?

Cova da Onça costuma ser um dos pontos altos do passeio Volta à Ilha, por conta de suas opções gastronômicas, não sendo à toa que é o local utilizado para a parada do almoço.

Por se tratar de uma vila de pescadores, é comum encontrar inúmeros pratos à base de frutos-do-mar, todos extremamente frescos e saborosos. Muita gente diz que foi lá a melhor refeição de toda a viagem em Boipeba.

casinhas na orla de cova da onca
Casinhas na orla de Cova da Onça

A Praia Cova da Onça possui mar com a coloração de rio em função da proximidade com o rio carvalho, mas suas águas são calmas e o banho é maravilhoso.

Mas segundo dizem, o mais delicioso é chegar lá e desfrutar da gastronomia do povoado, da simplicidade da sua gente e da calmaria do lugar.

Caminhe até a igreja, converse com os pescadores, prove das cocadas artesanais, faça as pequenas trilhas locais para ver Cova da Onça por outros ângulos. Assim se conectará verdadeiramente com o lugar.

Enriqueça sua experiência

Toda forma de chegar à Cova da Onça tem suas vantagens. E aqui vão algumas, para quem escolhe ir caminhando:

prainha tranquila e especial em cova da onca
Uma prainha tranquila e muit especial em Cova da Onça
  • passagem pelo povoado Monte Alegre, antigo quilombo no qual os escravizados se refugiavam;

  • contato com árvores frutíferas próprias da região;

  • caminhada pelo Caminho dos Piaçaveiros, antigamente utilizado pelos trabalhadores das fazendas.

Ou seja: não se trata apenas de um passeio, mas também de uma imersão na história e na cultura local. Saiba mais sobre esse passeio para a Cova da Onça e viva essa aventura!


2.782 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

2782 visualizações

2 curtida

0 comentário

Cova da Onça: como chegar e o que fazer nesse vilarejo baiano?

10/01/24

bottom of page