5 piscinas naturais em Boipeba para você se deliciar!
- Márcio Torres
- 5 de set. de 2024
- 6 min de leitura
A Ilha de Boipeba consiste em 20 quilômetros de extensão litorânea divididos entre 8 praias: Praia da Boca da Barra, Praia do Outeiro e das Pedrinhas, Praia de Tassimirim, Praia de Cueira, Praia de Moreré, Praia de Bainema e Ponta dos Castelhanos. As belíssimas piscinas naturais residem em 5 delas.

Nesse texto, falaremos sobre essas praias, suas piscinas naturais, as atividades disponíveis e até mesmo as opções de comida e hospedagens das que possuem tal infraestrutura. Então, continue lendo, conheça mais sobre as cinco praias com piscinas naturais em Boipeba e saiba como chegar em cada uma delas!
As piscinas naturais em Boipeba
1. Outeiro e Praia das Pedrinhas

A Praia de Outeiro é uma continuação da Praia da Boca da Barra, onde fica a maior variedade de pousadas e restaurantes da ilha. Sua paisagem deserta e mar calmo em tom de mel devido a proximidade com a foz do Rio do Inferno, contrastam com a agitação da praia central da ilha. Coqueiros e pedras decoram sua orla, formando um cenário verdadeiramente pitoresco.
Aqui a natureza reina, e só se pode ouvir o som das ondas colidindo contra as pedras espalhadas pela areia. Por isso, é sempre procurada pelos turistas que desejam um lugar tranquilo para relaxar e aproveitar o silêncio, tal qual se deliciar com águas calmas e límpidas.
Esta praia reside logo após a Boca da Barra, pouco antes da trilha que segue para as praias de Tassimirim, Cueira e Moreré. Além disso, está a uns 15 minutos de caminhada da Velha Boipeba, o vilarejo central da ilha.
2. Praia do Tassimirim

Assim como Outeiro, a Praia de Tassimirim é bem tranquila, perfeita para horas de verdadeiro descanso e mergulhos sossegados. Suas piscinas naturais aparecem durante as horas de maré baixa, intensificando ainda mais a mescla de tons esverdeados de suas águas.
Uma ótima opção para explorar este local é o Passeio de Mergulho Ecológico com snorkel, no qual você irá mergulhar com snorkel para observar os peixes e outros animais marinhos em seu habitat colorido, tendo instrução para reconhecer cada espécie e um oceanógrafo para guiar a experiência. Este passeio pode ser feito tanto na praia de Tassimirim quanto na Ponta dos Castelhanos e dura entre 2 e 3h.
A vegetação e os coqueiros intensamente verdes inclinados sobre a areia e em direção ao mar cristalino formam uma paisagem especial. E para complementar mais ainda este cenário, a Barraca Tassimirim está perfeitamente inserida em meio à vegetação mesclada de coqueiros e Mata Atlântica, com sua decoração rústica e natural.

Ela é a única barraca presente nesta praia e existe há mais de duas décadas. Sua comida é produzida em fogão à lenha, repleta de temperos e com modos de preparo que remetem à cultura Tupinambá, originária da ilha. Sem contar que o cardápio é repleto de frutos do mar, com pratos deliciosos como o polvo à vinagrete ou alho e óleo, e o ensopado ou moqueca de polvo ou camarão com banana da terra.
Atualmente, a barraca possui redes espalhadas por seu jardim à beira-mar, um espaço aconchegante e ideal para passar um dia romântico a dois ou curtindo a praia entre amigos e família.
Para chegar em Tassimirim, você precisa atravessar por uma trilha de 30 minutos que passa pelas praias Boca da Barra, Outeiro e Pedrinhas. Contudo, se estiver com crianças pequenas ou simplesmente não quiser caminhar, você pode fazer o trajeto de quadriciclo.
3. Praia do Moreré

As piscinas naturais de Moreré são uma das principais atrações de Boipeba, cativando turistas de todos os cantos do mundo com sua beleza surreal. A praia de Moreré possui uma paisagem de tirar o fôlego, com coqueiros inclinados sobre a areia branca e águas de um tom azul esverdeado extremamente límpidas. As piscinas naturais se formam na maré baixa e estão cercadas de vegetação, dando-lhe uma beleza paradisíaca.
O mar cristalino torna possível enxergar perfeitamente os adoráveis peixinhos que cercam as piscinas, assim como os corais coloridos repletos de vida marinha. É possível fazer mergulhos para observar esses corais e os seres que ali residem, tal qual o Passeio às Piscinas Naturais de Moreré, uma ótima maneira de chegar e aproveitá-las da melhor forma.

A pequena vila a qual a praia pertence, Moreré, possui 300 habitantes e opções de hospedagem, mercadinhos e restaurantes rústicos, tornando-a um destino incrível para aqueles que amam vivenciar a natureza e a simplicidade. As opções de hospedagem aqui são campings e pousadas, para quem deseja passar mais de um dia na vila.
Existem quatro formas para chegar até Moreré partindo da Velha Boipeba: de trator, de quadriciclo, de barco ou caminhando.
O trator sai da Vila Velha e leva aproximadamente 30 minutos para dirigir-se até Moreré, indo por dentro da ilha. Já o quadriciclo é mais rápido, sai da Rua Tiririca e chega na praia em menos de 20 minutos. Também pode ir de barco ou lancha, que saem do píer da ilha localizado na Boca da Barra.
Porém, a melhor forma de apreciar o cenário e conhecer melhor a ilha é ir até Moreré caminhando. O percurso dura aproximadamente duas horas, sendo necessário atravessar o Rio Oritibe, o que só é possível na maré baixa. Se a maré estiver alta, será necessário atravessá-lo de barco.
4. Praia do Bainema
A Praia de Bainema possui 3 quilômetros de uma paisagem peculiar e pacata, com coqueirais emoldurando um mar de águas cristalinas e mornas. É também uma das praias desertas e pouco frequentadas da ilha, então descansar aqui é um paraíso. Além disso, os coqueiros “gêmeos” adicionam ainda mais peculiaridade a este belo cenário, já repleto de diferenciais.

As piscinas naturais de Bainema possuem águas cristalinas em tons mesclados de verde e azul, e são emolduradas por corais de forma que parecem verdadeiras piscinas no meio da natureza. Portanto, este é um ambiente perfeito para relaxar e se divertir em família.
O único restaurante aqui se chama Pontal do Bainema e reside no final da praia, em uma área também chamada de Pontal do Bainema, que dispõe de camping e chuveiro de água doce. Contudo, é bom ter em mente que o local não abre todos os dias durante a baixa temporada.
Para chegar até Bainema, você pode caminhar, passando por Tassimirim, Cueira e Moreré, ir de trator ou quadritáxi, de lancha ou em um passeio de quadriciclo. Além disso, tem os passeios da ilha que passam por Bainema junto a outras praias, como o Passeio Volta à Ilha, por exemplo.
5. Ponta dos Castelhanos

A Ponta dos Castelhanos é uma das praias mais belas e paradisíacas da ilha. Uma extensão de areia puramente branca e um paredão de coqueiros e Mata Atlântica intensamente verdes contrastam com as águas límpidas do mar que variam entre tons de verde, azul e mel, criando um espetáculo visual.
E melhor ainda, existem barraquinhas montadas à beira do Rio Catu para você passar o dia relaxando em meio à natureza selvagem e intocada.

O nome Ponta dos Castelhanos é uma homenagem ao navio espanhol cujo naufrágio aconteceu nesta praia em 1535, chocando-se contra os recifes dali. Por razões que estão sendo pesquisadas por historiadores, 90 tripulantes foram mortos pelos Tupinambás e somente 17 conseguiram sobreviver.
Um deles, o capitão Juan de Mori, voltou ao local do naufrágio com Diogo Álvares Correia, conhecido como Caramuru, e juntos conseguiram resgatar mais 4 espanhóis que estavam escondidos dos indígenas.
As barraquinhas montadas nesta praia servem pastéis de frutos do mar, como camarão, caranguejo, lagosta, e um drink de cacau com biriri que é uma verdadeira explosão de sabores.
Além disso, as próprias barracas são incríveis, todas feitas de madeira e palha, decoradas com móbiles de conchas típicas da ilha, em um estilo rústico que mistura-se perfeitamente com o ambiente.

As piscinas naturais da praia da Ponta dos Castelhanos podem ser acessadas a pé ou de barco durante a maré baixa. Para chegar lá, você pode percorrer uma trilha ou ir em um passeio pelo mar.
A trilha só pode ser feita durante a maré baixa. Ela começa no vilarejo de Moreré e passa pela Praia de Bainema, depois cruza um mangue que necessita de um guia te acompanhando para garantir sua segurança e também que você não se perca. Logo após sair do mangue, você pegará um barquinho para atravessar um rio e enfim chegará à Ponta dos Castelhanos.
O passeio Ponta dos Castelhanos sai da Praia da Boca da Barra, passa pelas piscinas naturais de Moreré e então chega à Ponta dos Castelhanos e suas piscinas naturais. Ele faz parada em ambos os lugares para que você possa aproveitá-los da melhor forma.
Se gostou de saber sobre as piscinas naturais de Boipeba, veja mais sobre todas as praias desta bela ilha e descubra por que todos são tão apaixonados por ela!
Comments