top of page

Pontal do Bainema: confira tudo o que rola nesse lugar

Toda a Ilha de Boipeba é especial, um lugar que respira natureza, silêncio e paz. Mar calmo, cristalino, recifes de corais e piscinas naturais. A costa da ilha continua como há 100 anos, repleta de coqueiros e amendoeiras que dão sombra a quem procura um recanto para descansar, admirar, contemplar…

E quando a energia das pessoas que frequentam segue o preceito do parágrafo anterior, o paraíso ressalta aos olhos, produzindo sentimentos ainda mais positivos, registrando para sempre as memórias do vivido e trazendo saudades a posteriori.

  • O Pontal de Bainema Camping Bar

  • Onde fica

  • Como chegar

  • O que fazer por lá

  • Moreré e Ponta dos Castelhanos

  • Fique ligado nas marés

O Pontal de Bainema Camping Bar

O Pontal de Bainema Camping Bar é assim, pedacinho de uma pérola, cantinho e lar de pássaros, grauçás, coqueirais e manguezais, reduto de gente que se atrai pela energia equivalente em busca de memórias, enfim, é preciso conhecer esse lugar e sentir o que estamos falando.

Ao longo deste artigo vamos trazer detalhes sobre o lugar, e te aproximar ao máximo desse paraíso, quem sabe te inspiramos e amanhã mesmo você arruma a mochila? Se for em busca de simplicidade e natureza, de dias felizes entre sol, sombra e mar, noites amenas, frescas, ao redor de uma fogueira e sob o som de um violão, sim, você estará no paraíso!

Onde fica

O Pontal de Bainema é exatamente uma saliência geográfica, a extremidade sul de Bainema, uma praia ampla e preservada de urbanizações situada numa fazenda de cocos. Seguindo a ordem das praias de Boipeba sentido norte-sul, eis a sequência para melhor te localizar:

  1. Praia da Boca da Barra

  2. Praia do Outeiro

  3. Praia de Tassimirim

  4. Praia da Cueira

  5. Praia de Moreré

  6. Praia de Bainema

  7. Praia da Ponta dos Castelhanos

Ao norte faz fronteira com a fantástica Moreré e ao sul uma linda trilha de mangue e a travessia do rio Catu a separa da incrível Ponta dos Castelhanos. Como se não bastasse seu próprio reduto, ainda está cercada por duas das mais belas praias do Brasil!

Como chegar

Bem, isso depende muito de você, deixaremos abaixo duas sugestões, escolha a que melhor se adequar ao peso que levará na bagagem e à disposição de caminhar. Mas uma coisa é certo, opte por mochilão ao invés de mala, você caminhará em areia de praia, terreno não oportuno para rodinhas.

  1. De quadriciclo via Moreré - Utilizar o quadriciclo como transporte é o meio mais rápido de chegar nos lugares em Boipeba. Eles saem de dois pontos na vila: rua da Tiririca e rua do Ribeirinho. Pegue seu quadriciclo até Moreré e de lá siga caminhando por uma linda estradinha de trator até a entrada de Bainema.

Em seguida, caminhe por toda a extensão da praia até chegar ao pontal. Essa opção vai te economizar a maior parte do percurso, facilitando se você tiver alguma dificuldade em locomoção ou não estiver disposto a caminhadas longas.

  1. Caminhando pelas praias - Agora, se você é do tipo que adora um trekking, e não costuma deixar passar em branco nenhum centímetro dos lugares que visita, tenha certeza que chegar ao Pontal de Bainema caminhando será uma das experiências mais fantásticas da sua vida! O percurso entre a Boca da Barra e o Pontal de Bainema é de aproximadamente 10 km, desfrute-o!

O que fazer por lá

Como o próprio nome do estabelecimento diz, é um camping-bar que costuma organizar atividades para a galera que se hospeda por lá. Durante os dias, rola passeio de pescaria em caiaque pelo rio Bainema e na praia, aulas e passeios de esportes náuticos, como: velejadas em hobie cat, remadas em stand up, surf em foil board e mergulhos com planasub. Não esqueça de levar sua máscara de mergulho e snorkel, é imprescindível!

As noites por lá são enriquecidas por eventos regados à fogueira e violão, música ao vivo no bar, com shows em diversos estilos musicais da MPB, principalmente o samba. O bar oferece uma grande diversidade de bebidas e drinks, além de cerveja artesanal de nome sugestivo: Cervejaria Bainema, produzida na região.

E se tudo isso te cansar um pouco, há ainda a opção de sessões de massagens relaxantes e osteopatia, a combinar com a terapeuta que mora em Boipeba.

O Pontal de Bainema Camping Bar dispõe também de um restaurante que serve, além de pratos da culinária baiana, sushi, sashimi e ceviche. Petiscos como bolinhos de fruta pão, sabores: peixe, carne, camarão, vegano ou doce. Rolam também risotos e às vezes noite de pizza.

Moreré e Ponta dos Castelhanos

Bainema está entre duas das praias mais bonitas do Brasil, e isso quem está dizendo não somos nós. Ambas estiveram por muitos anos no topo do ranking nacional pelo já extinto Guia de Praias 4 Rodas, juntamente com as praias de Noronha.

Então faça valer a proximidade e aproveite para conhecer mais esses paraísos!

  • Praia e vila de Moreré - O link aqui sugerido te ampliará muito sobre Moreré, mas não podemos deixar de reforçar que é preciso caminhar por toda sua extensão para que possa realmente conhecê-la, além de visitar suas piscinas naturais e desfrutar da bucólica vila e gastronomia local.

  • Praia da Ponta dos Castelhanos - Há também a opção de uma trilha guiada que atravessa o manguezal até o rio Catu, e de lá uma canoa te leva até a fantástica praia da Ponta dos Castelhanos, que fica bem pertinho do Pontal de Bainema. Não deixe de provar dos pastéis recheados com frutos do mar, são realmente deliciosos.

Fique ligado nas marés

Pedir informações sobre os locais em que pretende caminhar é fundamental em Boipeba, principalmente em função da variação das marés. Existem trechos de praias em que não é possível passar na maré cheia, portanto, não seja surpreendido. Poderá lhe causar alguns transtornos, como ter que ficar até altas horas da noite num lugar esperando a maré baixar, para então retornar ao Pontal de Bainema.

Esperamos que tenha curtido este artigo, e para finalizar, deixaremos dicas sobre o que levar para comer e beber em caminhadas pela praia, aproveite!

76 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

76 visualizações

0 curtidas

0 comentário

Pontal do Bainema: confira tudo o que rola nesse lugar

19/05/23

bottom of page