top of page

Ponta dos Castelhanos: Não deixe Boipeba antes de conhecer!

A Ponta dos Castelhanos é uma das praias mais bonitas da ilha de Boipeba. Com um mar de águas azuis cristalinas e piscinas naturais que se formam na maré baixa, a praia é cenário digno de filme.

Duas das paradas de passeios de volta à ilha de Boipeba são a praia e as piscinas naturais da Ponta dos Castelhanos. No entanto, as paradas são rápidas e você não conseguirá aproveitar esse paraíso como deveria. A boa notícia é que é possível chegar até lá de outras maneiras e falaremos mais sobre isso ao longo deste artigo.

Confira a seguir a história da Ponta dos Castelhanos, características da praia, o que fazer e como chegar até lá!

delicada praia da ponta dos castelhanos boipeba
A delicada e linda praia da Ponta dos Castelhanos

História da Ponta dos Castelhanos

capa livro antonio herrera 1615 naugrágio madre de dios boipeba
Capa do livro de Antônio Herrera publicado em 1615, um dos documentos que narram o naufrágio

A praia da Ponta dos Castelhanos tem um papel importante na história de Boipeba e o naufrágio de um navio espanhol deu origem ao seu nome.

Em 1535, a nau espanhola Madre de Dios naufragou em virtude do choque contra os recifes, provavelmente na ponta sul da Ilha de Boipeba, local que ficou conhecido como Ponta dos Castelhanos.

Apenas 17 dos tripulantes da embarcação conseguiram se salvar do naufrágio após 90 deles terem sido mortos pelos Tupinambás. O capitão Juan de Mori, um dos 17 sobreviventes, retornou ao local do naufrágio acompanhado de Diogo Álvares Correia, mais conhecido como Caramuru, e conseguiram resgatar mais 4 espanhóis que estavam escondidos da fúria dos indígenas.

Não existem vestígios materiais desse antigo naufrágio, apenas documentos muito antigos que narram sua trágica história. Segundo pesquisa historiográfica recente, não é possível afirmar com exatidão local onde ocorreu, só que pode ter sido em qualquer local no trecho litorâneo entre a 3ª Praia do Morro de São Paulo e a praia da Ponta dos Castelhanos em Boipeba.

Como é a Ponta dos Castelhanos?

A Ponta dos Castelhanos é uma praia paradisíaca com um mar azul de águas calmas, uma extensa faixa de areia lotada de coqueirais e na maré baixa as piscinas naturais são deliciosas para banho.

a intocada praia da ponta dos castelhanos boipeba
A intocada praia da Ponta dos Castelhanos em Boipeba

Cabe ressaltar que não tem onde se hospedar na Ponta dos Castelhanos. Portanto, você precisa ir pela manhã e volta à tarde. Apesar de não ter estrutura hoteleira, existem barraquinhas montadas à beira rio ideais para passar o dia relaxando.

O interessante da Praia dos Castelhanos em Boipeba é que ela muda a paisagem completamente de acordo com a maré. Quando a maré está bem baixa, você consegue avistar corais, pontões de areias e as famosas piscinas naturais de águas cristalinas deliciosas.

Para quem adora praias calmas e sem grandes fluxos de turismo a Ponta dos Castelhanos é o lugar perfeito. Por lá você poderá fazer caminhadas, tomar um gostoso banho de mar ou fazer snorkel para observar os peixinhos.

O que fazer na Ponta dos Castelhanos?

Comer pastel e tomar drink de cacau com biribiri

drink rede barraca praia ponta dos castelhanos boipeba
Bebendo um drink em barraca de praia na Ponta dos Castelhanos

Conforme mencionamos, existem algumas barraquinhas nessa praia. O grande destaque são os saborosos pastéis e o drink de cacau com biribiri, que é simplesmente sensacional! Entre os pastéis, a nossa dica é experimentar o de arraia e se surpreender com esse exótico sabor.

Além das comidas e bebidas, as barracas são super charmosas, todas em madeiras, tornando o ambiente bem rústico. Algumas delas contam com decoração com conchas espalhadas que rendem ótimas fotos.

Se refrescar nas piscinas naturais dos Castelhanos

As piscinas naturais da praia dos Castelhanos Boipeba podem ser acessadas de duas formas: na maré baixa elas se formam bem pertinho da areia; e outra forma é de barco, quando a maré está mais alta.

lanchas piscinas naturais praia ponta dos castelhanos boipeba
Lanchas e turistas nas piscinas naturais da Ponta dos Castelhanos

A melhor opção é visitá-las na maré baixa, pois além de você conseguir ir a pé até a água, certamente estará mais bonita e transparente, ideal para fazer snorkel e conferir a vida marinha de perto.

Como chegar na Ponta dos Castelhanos?

Existem duas formas de chegar à Ponta dos Castelhanos: por um passeio pelo mar ou de trilha. Veja como chegar de ambas as maneiras.

Passeio de barco saveiro ou lancha rápida

Você tem duas opções para conhecer esse destino, pelo passeio de volta à ilha de Boipeba ou pelo passeio específico para a Ponta dos Castelhanos.

passeio de lancha ponta dos castelhanos boipeba
Lancha de passeio ancorada na praia da Ponta dos Castelhanos

Antes de mais nada, é importante dizer que o passeio de volta à ilha de Boipeba não é igual ao passeio de volta à ilha de Morro de São Paulo, portanto conhecerá lugares diferentes, entre eles a Ponta dos Castelhanos.

Por outro lado, o passeio para Ponta de Castelhanos sai diariamente da Praia da Boca da Barra, mas você precisa fazer a sua reserva com antecedência. Durante o trajeto você passa pelas piscinas naturais de Moreré e depois se dirige à Praia de Ponta de Castelhanos e suas piscinas naturais, fazendo uma parada em ambos os lugares.

O tempo de parada em cada local varia de acordo com a agência, o itinerário e as condições da maré.

Trilha saindo de Moreré

Para quem prefere ter mais contato com a natureza e gosta de caminhar, uma boa forma de chegar à Praia de Castelhanos em Boipeba é através de uma trilha de nível médio.

travessia do rio catu de canoa entre a ponta dos castelhanos e bainema boipeba
Travessia do rio Catu em canoa entre as praias da Ponta dos Castelhanos e Bainema

Cabe ressaltar que a maré precisa estar baixa para realizar o percurso. A trilha inicia-se no vilarejo de Moreré, basta seguir à direita pela areia da praia. O percurso passa pela Praia de Bainema, que é muito bonita e rodeada de coqueiros.

Após, você precisará cruzar o mangue. No entanto, pode ser complicado atravessar o mangue sem se perder, portanto, o ideal é contratar um guia local que conheça bem o caminho. Assim que sair do mangue precisará pegar um barquinho para atravessar um rio e, por fim, chegará a belíssima Ponta de Castelhanos.

travessia do rio catu de canoa entre a ponta dos castelhanos e bainema boipeba
Trilha de mangue entre a Ponta dos Castelhanos e a praia de Beinema a caminho de Moreré

O tempo de percurso saindo de Moreré até a Ponta de Castelhanos é cerca de 2 horas de caminhada.

Fique de olho na tábua das marés, pois é preciso que ela esteja baixa tanto na ida quanto na volta.

Ficou com vontade de conhecer a paradisíaca Ponta dos Castelhanos? É uma das nossas praias preferidas aqui de Boipeba!

Agora, se gostou da trilha e quiser conhecer outras, confira nosso post com 5 trilhas de Boipeba que são um espetáculo à parte!


2.038 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

2038 visualizações

0 curtidas

0 comentário

Ponta dos Castelhanos: Não deixe Boipeba antes de conhecer!

23/01/24

bottom of page