top of page

Praia da Cueira: como chegar e o que fazer nesse paraíso

Quem vem para a Bahia geralmente quer que paisagens incríveis façam parte da viagem. E, se esse também é o seu objetivo, viajar para Boipeba e conhecer especificamente a Praia da Cueira sem dúvidas será sua melhor escolha!


Mas como chegar a essa praia paradisíaca e o que ela realmente tem a oferecer?

Você encontrará todas as respostas a seguir!


coqueiral magnifico na praia da Cueira
Coqueiral magnífico na praia da Cueira

Onde fica a Praia da Cueira, exatamente?


Pergunte sobre a Cueira a qualquer morador ou a qualquer turista que já esteve por aqui e teve a chance de conhecer bem a Ilha de Boipeba, e ele certamente lhe dirá que essa praia está entre as mais bonitas de toda a Bahia.


extremidade sul da praia da cueira
Extremidade sul da praia da Cueira

Há, inclusive, quem diga que sua paisagem, formada por um mar calmo que mescla o azul e o verde, areia branca e muitos coqueiros, fazem do local um dos mais bonitos do próprio nordeste.


E esse paraíso, para a sorte de todos, fica nas proximidades da Velha Boipeba, pertinho da Boca da Barra e Tassimirim, outras praias famosas na região.


Vale lembrar que Morro de São Paulo e Boipeba são locais diferentes, não sendo raro que os viajantes façam pequenas confusões ao se referirem a eles.


Nesse artigo, vamos lhe explicar sobre como chegar à Praia da Cueira considerando que você já esteja aqui, em Boipeba.

Como chegar à Praia da Cueira?


Existem basicamente duas formas de chegar na Praia da Cueira: a pé, ou de quadriciclo.

Veja, abaixo, algumas características de cada uma dessas opções:


Como ir para a Praia da Cueira a pé?


Para fazer o trajeto caminhando, basta ter a Boca da Barra como praia de partida: no final dela há uma trilha bem sinalizada, por meio da qual se deve andar de 10 a 15 minutos até chegar à praia de Tassimirim.


A partir daí, é só seguir pela areia até chegar à Cueira.

O trajeto completo, desde o ponto de partida, dura cerca de 30 minutos.


Há, também, a opção de seguir caminho por uma fazenda, deixando a caminhada um pouco mais curta. Mas, nesse caso, é interessante contar com o auxílio de um guia que conheça bem o caminho.


Vale ressaltar que os guias de Boipeba são verdadeiros guardiões das histórias sobre a ilha e podem contar muitas delas, o que enriquecerá ainda mais o passeio.


Como ir para a Praia da Cueira de quadriciclo?


quadriciclo a caminho da praia da cueira
Quadriciclo à caminho da praia da Cueira

Se você não está muito a fim de andar, ou se está com crianças, pode optar por fazer o trajeto de quadriciclo. Essa opção também lhe permitirá apreciar as belas paisagens que oferecemos, mas com uma dose a mais de aventura.


Todos os quadriciclos com destino à Praia da Cueira saem da Velha Boipeba, levam no máximo duas pessoas, e possuem passagem a partir de R$12,50. Portanto, caso esteja em grupo, será preciso solicitar mais de um.


A boa notícia é que aqui na ilha você encontrará facilidade para pagamento em diversos serviços, incluindo o dos quadriciclos: os motoristas aceitam até mesmo Pix!


Mas, atenção: o sinal de celular pode ser fraco, para algumas operadoras, sendo que a Vivo é a que possui melhor sinal atualmente. Se você utiliza outra operadora, nossa dica é que utilize o bom e velho dinheiro em espécie.


O que fazer enquanto estiver nesse paraíso


coqueiral praia da cueira
A praia da Cueira é um paraíso

Entre os pontos positivos sobre a Praia da Cueira está o fato de que ela atende bem diversos tipos de visitantes: tanto os que querem um cantinho sossegado, quantos os que querem encontrar um lugar um pouco mais agitado, para comer, beber e interagir com outras pessoas.


Abaixo estão 4 dicas do que você pode fazer quando chegar:


1. Aproveitar as opções gastronômicas


Inúmeros turistas que chegam por aqui desejam visitar a Praia da Cueira para conhecer o famoso Restaurante Guido da Lagosta, mas ele não é a única opção gastronômica da praia (embora seja uma das opções mais procuradas).


Vale ressaltar, inclusive, que muitos turistas da vizinha Morro de São Paulo param ali diariamente, o que pode deixar o comecinho da praia um pouco movimentado, e o restaurante cheio. Se isso acontecer, quando você vier fazer sua visita, não se preocupe!


Recentemente foi inaugurado o Ority Praia Bar, um lugar excepcional para passar o dia. Serviço de primeira, gastronomia fantástica e muito conforto na praia da Cueira, sem contar o visual onde está inserido.


ority praia bar na praia da cueira
Frente do Ority Praia Bar na praia da Cueira

Aproveite para conhecer o Pastel da Carol (principalmente no que diz respeito aos pastéis de frutos-do-mar) e Cabana Sabor Tropical, por exemplo.


O atendimento e os sabores nesses estabelecimentos também são ótimos!


2. Nadar


rio oritibe no final da praia da cueira
O rio Oritibe no finalzinho da praia da Cueira

A água calma e de temperatura agradável é um verdadeiro convite, e seria injusto, com você mesmo, fazer o trajeto até ali e não aproveitar um banho de mar, não é mesmo?


A Praia da Cueira é perfeita para quem gosta de nadar, por não ter ondas fortes, e também para quem está com crianças, devido a sua calmaria. Então, aproveite!


3. Escolher um cantinho sossegado para chamar de seu


O começo da praia tende a ser mais movimentado, por conta dos restaurantes. Mas eis uma dica valiosa: quanto mais você continuar sua caminhada, menos pessoas encontrará.


Se você gosta daquele clima de praia deserta, sem muvuca e com uma paisagem incrível, dê uns passos a mais e com certeza encontrará seu cantinho sossegado.


4. Continuar explorando a praia e seus arredores


Nossa dica é que, quando vier à Ilha de Boipeba, você explore o máximo que puder, e isso também diz respeito à Praia da Cueira.


banho maravilhoso no rio oritibe
Banho maravilhoso no rio Oritibe

Após uma boa refeição, ou mesmo depois de ter encontrado seu cantinho para apreciar a beleza local, continue sua caminhada até o final da praia e se surpreenda ao encontrar o Rio do Oritibe ali, casando com o mar.


E fica aqui uma dica extra: na maré baixa, é possível atravessar o rio e chegar a Moreré, outra praia famosa aqui da região.


A Bahia Terra Turismo lhe ajuda com a sua viagem


Viu como é simples chegar à Praia da Cueira, estando na Ilha de Boipeba, e aproveitar tudo o que ela tem para oferecer?


Trata-se de um passeio que pode durar facilmente o dia todo, e ainda deixar um “gostinho de quero mais” na hora de ir embora.


E você pode começar a se programar agora mesmo, com a ajuda da Bahia Terra Turismo, empresa focada em fazer sua viagem para a Bahia ser inesquecível.


Não importa se você precisa de transfer, passeios ou apenas alguma informação, estamos prontos para lhe ajudar.


Fale agora mesmo com a Bahia Terra Turismo e comece a planejar a viagem da sua vida!


2.219 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

2219 visualizações

4 curtida

0 comentário

Praia da Cueira: como chegar e o que fazer nesse paraíso

02/01/24

bottom of page