top of page

Moreré, uma das praias mais procuradas de Boipeba!

Boipeba tem muitas praias maravilhosas que devem ser muito bem exploradas por quem visita a ilha. Uma das mais queridas pelos viajantes é a Praia de Moreré e suas deliciosas piscinas naturais. Neste post você descobrirá tudo o que precisa saber antes de visitar a bela Moreré!


morere e um lugar para contemplar
Um lugar para contemplar

A Ilha de Boipeba é um destino preservado onde ainda é possível encontrar maravilhosas praias praticamente desertas. Um lugar onde a tecnologia não faz falta e as caminhadas fazem parte do dia a dia.

Longe da agitação das grandes cidades, o principal atrativo de Boipeba são as suas praias, que junto à paz que transmite a ilha, fazem desse lugar um cantinho privilegiado.


quilometros de praias paradisiacas
Quilômetros de praias paradisíacas

Boipeba tem aproximadamente 20 quilômetros de belas praias e uma delas é a charmosa Moreré e precisamente é sobre ela que falaremos neste artigo.

Se você está considerando visitar a Ilha de Boipeba, não pode deixar de visitar Moreré, sua vila e suas maravilhosas piscinas naturais. Quer saber por quê? Isso você vai descobrir se continuar lendo este post.


Moreré


o charmoso povoado de Moreré
O charmoso povoado de morere

Moreré é uma pequena vila, originalmente de pescadores, localizada na ilha de Boipeba. Com simpáticas ruas de areia, o vilarejo conta com aproximadamente 300 habitantes durante a baixa temporada.

Mesmo sendo uma vila tão pequena, é possível encontrar algumas opções de hospedagem no lugar, assim como pequenos mercadinhos e restaurantes simples, que valorizam os alimentos naturais e sustentáveis. Tudo muito rústico, com uma infraestrutura peculiar que faz desse lugar, um destino encantador.


mergulho magico nas piscinas naturais de morere
Mergulho mágico nas piscinas naturais de Moreré

O cartão postal de Moreré são as suas piscinas naturais, mas a sua praia, com aquela paisagem tão volúvel que depende da maré, é o complemento ideal desse destino que com muita justiça é um dos favoritos da ilha. Não é à toa que Moreré é o segundo ponto mais visitado em Boipeba.


Como chegar em Moreré?

O acesso até Boipeba pode não parecer tão fácil para muitos, porém para chegar a Moreré é preciso andar um pouquinho mais. E é justamente graças a essa falta de facilidade, que o destino se mantém tão maravilhoso ainda e a sua preservação é uma realidade.

Quem mora em Moreré também é cúmplice da preservação do destino e contribui para que a vila seja um cantinho preocupado pelo bem-estar do nosso planeta.

Para chegar a Moreré desde Velha Boipeba, lugar onde se encontra a maior concentração de hospedagens da ilha, você tem mais de uma alternativa São quatro formas para ir: de trator, de quadriciclo, de barco ou a melhor de todas, caminhando.

De trator


transporte em trator para morere
Transporte em trator para Moreré

Uma das formas mais utilizadas para chegar em Moreré, para quem quer evitar a caminhada sem gastar muito, é o trator. O trator sai da Vila Velha com destino ao vilarejo de Moreré em um percurso que dura aproximadamente 30 minutos.

Para partir, o trator espera pelo menos ter 6 passageiros. Caso o número de passageiros seja inferior e tiverem pressa, podem rachar o valor da lotação mínima.

O trator não faz o percurso pela praia, ele vai por dentro da ilha, assim, você conhecerá um pouco da outra cara de Boipeba.

De quadriciclo


quadritaxi em morere
Quadritáxi em Moreré

Ir de quadriciclo é a opção para quem quer chegar mais rápido a Moreré. O veículo sai da Rua Tiririca e o percurso dura aproximadamente 20 minutos.

Cada quadriciclo tem capacidade para até duas pessoas, portanto, se você estiver em um grupo maior, deverão pegar mais de um veículo.

De barco

Do píer de Boipeba, que fica na Boca da Barra, ou desde a praia, é possível pegar um barco, ou uma lancha, para chegar até Moreré. A travessia dependerá das condições climáticas.

Caminhando

Uma das melhores formas de conhecer um destino é caminhando. Ao andar por um lugar, você tem tempo de apreciar detalhadamente cada um dos recantos por onde passa, portanto, se você quer descobrir Boipeba e seus arredores, essa é a melhor forma.


caminhada espetacular ate morere
Caminhada espetacular até Moreré

As quase duas horas de caminhada para chegar a Moreré são recompensadas pelas paisagens, já que grande parte do caminho é feito pelas praias.

Para chegar até a praia de Moreré é preciso atravessar o Rio Oritibe. Quando a maré está baixa, o trajeto pode ser feito a pé, para isso, leve um calçado apropriado. Porém, se a maré sobe é melhor fazer esse pequeno percurso de barco.

Uma dica para atravessar o Rio Oritibe é fazê-lo no trecho mais afastado do mar. Nesse lugar é mais raso e estreito o percurso.

O que fazer em Moreré?

Apesar de ser uma vila pequena, a natureza é rica no lugar e opções não faltam. A seguir, você poderá ver quais são as alternativas que fazem dessa praia uma das mais procuradas da ilha e entenderá a vantagem de ficar pelo menos uma noite em Moreré.

Conhecer as piscinas naturais de Moreré

O cartão postal de Moreré são suas piscinas naturais e ao visitá-las você entenderá o motivo.

Elas estão longe da praia, para chegar você pode pegar um barco ou reservar um passeio até as piscinas naturais de Moreré com antecedência.

banho em mar cristalino nas piscinas naturais de morere
Banho em mar cristalino nas piscinas naturais de Moreré

Mergulhar nas suas águas mornas é uma experiência relaxante e inesquecível. A prática de snorkel é uma das atividades mais comuns por aqui, já que a diversidade marinha do lugar é maravilhosa.

Depois de um delicioso banho nessas águas cristalinas, você ainda pode se refrescar, ou comer algum petisco, nos bares flutuantes que há no local.

Aproveitar a praia de Moreré

A Praia de Moreré é outra das experiências que vale a pena viver. As paisagens mudam de acordo com a maré e a medida que você vai se aproximando da vila, você terá panoramas diferentes.


galera descontraida no paraiso
Galera descontraída no paraíso

Mergulhar nas águas calmas, jogar futebol na areia enquanto a maré estiver baixa, fazer uma caminhada pela beira do mar, tomar sol, ler um livro, ou simplesmente contemplar a paisagem enquanto sente a brisa marinha e respira o ar puro, são atividades que poderá realizar na bela praia de Moreré.

Se decidir se hospedar em Moreré acorde cedo e vá à praia, assim, a encontrará quase deserta, ou fique até um pouco mais tarde e desfrute do seu silêncio.

As excursões e passeios que chegam em Moreré trazem a maior quantidade de visitantes até o destino. Portanto, aproveitar o lugar antes de sua chegada, ou após eles terem ido embora, permite desfrutar de uma paisagem diferente.

Experimentar a gastronomia de Moreré

A gastronomia de Moreré é simples e apesar de não ter uma grande variedade, os pratos locais são saborosos.

restaurante a beira mar em morere
Restaurante à beira mar em Moreré

Na praia, nas proximidades da vila, há diversas barracas que servem refeições, por isso, aproveite a visita para experimentar a culinária local. A moqueca de camarão com banana-da-terra é o prato típico de Moreré, não deixe a vila sem apreciar seu peculiar sabor.

Os restaurantes podem ser bastante simples, mas a comida tem um sabor caseiro que agrada qualquer paladar. Os pratos são elaborados com produtos da região, muitos deles colhidos ou pescados momentos antes do preparo, tudo muito fresco e saboroso.

Onde comer em Moreré?

Em Moreré ha restaurantes para todos os gostos, pé de areia, rústicos, charmosos, com um toque de glamour, veganos, etc. A seguir, te daremos uma pequena amostra das opções que você pode encontrar em Moreré


a famosa moqueca com banana da terra de boipeba
A famosa moqueca com banana da terra de Boipeba

  • Airumã Restaurante: esse restaurante pé de areia promete a melhor moqueca de camarão da região. Rústico e aconchegante, o lugar se integra perfeitamente com a vibe de Moreré e oferece deliciosos pratos e refrescantes bebidas aos seus visitantes.

  • Restaurante da DaLuz: outro cantinho simples e aconchegante é o Restaurante da DaLuz. Perto da entrada da vila de Moreré, você encontra ótimos preços e comida caseira saborosa e abundante de frente para o mar.

  • Coco Bambu Music Bar: o requinte toma conta da vila de Moreré no Coco Bambo, Music Bar, além do conforto que proporcionam as suas espreguiçadeiras, é possível provar deliciosos petiscos e uma ótima variedade de drinks.

  • Restaurante da Pousada A Mangueira: uma ótima pedida para o jantar. O restaurante da pousada oferece uma experiência romântica com um belo jantar à luz de velas.

Visitar as praias vizinhas

Moreré pode ser o ponto de partida para ir até as praias vizinhas, de um lado se encontra a Praia da Cueira e do outro a Praia de Bainema.

Praia da Cueira

a linda praia da cueira
A linda praia da Cueira

Para chegar até aqui é preciso atravessar o Rio Oritibe. Quando a maré está baixa e se você estiver com um calçado adequado pode passar para o outro lado do rio caminhando, mas se preferir, é possível atravessar de barco ou jangada, tem sempre alguém por perto que faz a pequena travessia.

A Praia da Cueira é ótima para o banho, a sua orla é extensa e cheia de coqueiros que dão uma bela sombra, nas laterais há grandes pedras para complementar a paisagem.

Praia de Bainema


piscinas naturais de bainema
Piscinas naturais de Bainema

A Praia de Bainema fica do lado direito de Moreré. Se Moreré tem pouca gente, Bainema tem menos ainda.

Para chegar o trajeto é curto, após uma caminhada de aproximadamente 10 minutos que começa no final da praia, você chega em Bainema.

A faixa de areia daqui é extensa e o mar é um pouquinho mais agitado que em Moreré, isso, associado a escassez de pessoas, dá à praia um visual imponente.

Desfrutar da noite estrelada

Muitos visitantes chegam a Moreré durante o dia, poucos ficam hospedados por aqui, é por isso que o sossego que se vive nesse lugar, dificilmente se encontra em outro destino.

Se você se aventura a caminhar fora da vila durante o anoitecer, não se esqueça de levar uma boa lanterna. Mas não se preocupe, não é preciso andar muito para apreciar uma bela e romântica noite estrelada.

Mesmo da sua pousada você poderá apreciar um belo céu cheio de estrelas.

Andar pela vila

A vila de Moreré é muito pequena, porém o lugar é muito simpático. Andar pelas suas ruas de areia e conhecer todo o vilarejo é uma tarefa rápida que vale a pena.


as ruas de pedra da vila velha boipeba
As ruas de pedra da vila Velha Boipeba

A caminhada fará você pensar que voltou no tempo, um tempo sem pressa, sem agitação e sem problemas.

Uma visita à pequena e charmosa Igreja de São Pedro complementará a sua ida a esse agradável vilarejo de pescadores.

Fazer o tour pelo manguezal

No final da Praia de Bainema tem um belo manguezal, você pode fazer um tour saindo de Moreré. Um passeio diferente para quem não convive com a natureza. As raízes retorcidas do mangue dão um visual impressionante ao lugar, além disso, é possível apreciar o ecossistema único e caraterístico do manguezal.

Onde ficar em Moreré?

Moreré é um lugar totalmente diversificado. Assim como há pousadas que oferecem o máximo conforto, também há campings que permitem aproveitar o lado mais rústico de Moreré, com um total contato com a natureza.

Por isso se você quer saber onde ficar em Moreré, precisará primeiro definir o tipo de viagem que deseja fazer. Porém, selecionamos algumas das melhores opções do destino. Comecemos pelas mais requintadas!

  • Alizées Moreré: uma das melhores pousadas de Boipeba, oferece conforto e requinte em um ambiente rústico e pertinho da praia. Conta com uma ótima estrutura e como destaque podemos mencionar o deck com uma bela vista para o mar.

  • Mangabeira Lodge: outra excelente opção que oferece aos hóspedes: restaurante, bar, piscina ao ar livre, entre outros diferenciais. A apenas alguns minutos da praia, a hospedagem oferece quartos nos que prima a praticidade e a limpeza.

  • Pousada Mangueira Boutique Hotel: chalés confortáveis e de ótimo bom gosto é o que você encontrará nessa pousada. Se estiver procurando um lugar romântico, você encontrou.

pousada coco bambu morere
Pousada Coco Bambu Moreré
  • Pousada Coco Bambu Moreré: um charme de pousada, com decoração refinada, literalmente pé na areia e bem no centro do povoado de Moreré. Ainda conta com um restaurante e bar

  • Ventos Moreré: reformada recentemente o Ventos Moreré oferece uma hospedagem rústica, requintada e de frente para o mar para você desfrutar da sua estadia em Moreré ao máximo.

  • Pousada O Rancho Alegre: mesmo sem grandes luxos essa pousada oferece o conforto e a praticidade necessária para uma ótima estadia em Moreré, perto do ponto do trator.

  • Airumã Camping: com um máximo contato com a natureza, os hóspedes contam com cozinha e banheiro compartilhados. Ha ainda a opção de ficar na suite do lugar para quem prefere um maior conforto.

Quer saber quais são as melhores em detalhes? Então confira nosso post que fala quais são as 4 melhores pousadas de Moreré.


Moreré é um destino de não tão fácil acesso que preserva não só a natureza, mas também a tranquilidade e paz que hoje em dia é dificilmente encontrada em outros lugares do mundo.

Além de ser um belo passeio, visitar a região é um convite à reflexão, portanto, se estiver por aqui, não deixe de conhecer esse maravilhoso vilarejo com todos seus atrativos, só assim poderá dizer que a sua viagem está completa.

O Arquipélago de Tinharé tem lugares fantásticos com opções para todos os gostos.

Quer saber mais sobre os destinos que você pode conhecer?

Assine a nossa newsletter e fique por dentro de todas as novidades turísticas da região.

3.558 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

3558 visualizações

5 curtida

0 comentário

Moreré, uma das praias mais procuradas de Boipeba!

24/01/24

bottom of page