Praia de Bainema: tudo o que você precisa saber sobre ela

Pense em todas as praias lindas que o litoral da Bahia tem. Agora pense, especificamente, nas praias incríveis que existem aqui na Ilha de Boipeba. São muitas, não é mesmo?


E uma delas chama ainda mais a atenção, principalmente de quem gosta de viajar para realmente relaxar, de preferência em um lugar literalmente paradisíaco. Trata-se da Praia de Bainema, que se mantem preservada e encantadora com o passar dos anos.


Nos tópicos abaixo, saiba tudo que precisa sobre ela, e comece a planejar sua viagem o quanto antes. Afinal, é impossível descobrir detalhes sobre esse paraíso sem ficar com vontade de viajar na mesma hora.


O que torna a Praia de Bainema tão especial


Cada praia da ilha tem características que a torna única. E essas características também envolvem a beleza de cada lugar, como um todo, não sendo à toa que a Praia de Bainema costuma estar no topo da lista de muitos turistas, quando se trata de lugares indispensáveis para conhecer ou revisitar, estando em Boipeba.


E não é para menos…


São aproximadamente 3 quilômetros de uma paisagem pacata e espetacular, composta por um mar calmo e cristalino, de temperatura extremamente agradável, e por coqueirais que criam a moldura e o contraste perfeitos. Inclusive, existem até coqueiros “gêmeos”, que dão um toque inusitado à visita.


Agora, junte a tudo isso o fato de, mesmo durante a alta temporada, a Praia de Bainema receber pouquíssimas pessoas. Incrível, não é mesmo?


Durante o ano todo, o clima de praia deserta por ali é constante, fazendo desse o lugar perfeito para realmente relaxar e se conectar com a natureza.


Até mesmo a estrutura se difere de outras praias da região: em Bainema, não espere encontrar inúmeras barracas ou o vai e vem constante de vendedores ambulantes.

Esse, inclusive, é um ponto que muitos turistas consideram negativo. Mas, sejamos sinceros: muito comércio, e a presença de dezenas de turistas ao mesmo tempo, acabaria com o encanto.


Na Ilha de Boipeba temos praias para diversos gostos e perfis, e a Praia de Bainema, sem dúvidas, é para quem gosta de calmaria.


Como chegar na Praia de Bainema


Para chegar em Bainema, existem algumas opções de trajeto/locomoção.

São elas:

  • caminhando, passando por Tassimirim, Cueira e Moreré;

  • de trator ou quadriciclo, chegando em Moreré;

  • de lancha;

  • de passeio de quadriciclo.

Existem ainda os passeios, como os de barco, que são oferecidos pelas agências e passam por Bainema. O único ponto negativo desse tipo de passeio, porém, é que ele tem vários pontos de parada. Ou seja: se sua ideia é passar o dia na praia, é melhor escolher outra opção.


Uma delas é alugar uma lancha, também com as agências de turismo locais, para poder ficar quantas horas quiser na praia. Ou fazer o trajeto utilizando alguns dos veículos terrestres citados acima, inclusive combinando um horário tanto para a ida quanto para o retorno.


Mas, se você tem o espírito aventureiro, a melhor dica é fazer o trajeto caminhando o máximo possível, a partir da Praia de Tassimirim. Dela, siga a pé até a Praia da Cueira e, em seguida, até Moreré, onde encontrará a trilha, de nível fácil, para a Praia de Bainema.


Para conhecer melhor o caminho confira o nosso post: 5 trilhas em Boipeba que você vai adorar conhecer


O caminho é espetacular e, embora exija um pouco de disposição, compensa com belas paisagens, principalmente ao chegar no destino.


Onde comer e o que fazer na Praia de Bainema


Como citado anteriormente, Bainema não é exatamente o tipo de praia que conta com muita estrutura, principalmente porque a proposta do local é, de fato, ser um cantinho mais paradisíaco.


Mas há sim, alguns “refúgios”, no que diz respeito à alimentação: como alguns vendedores ambulantes que eventualmente passam por ali na alta temporada e o famoso Pontal do Bainema, espécie de bar/barraca que fica no final da praia, numa área também chamada Pontal do Bainema.


Logo, para chegar até lá e usufruir da estrutura, que conta com camping e chuveiro de água doce, é preciso percorrer os 3 quilômetros de praia. Mas, atenção: o local não abre todos os dias, durante a baixa temporada.


Por fim, há também a opção de levar seu próprio lanche para o passeio, ou voltar caminhando até Moreré para fazer uma refeição.


Já no que diz respeito a o que fazer em Bainema, nossa sugestão é: contemple e aproveite tudo ao seu redor.


O mar calmo é um convite perfeito para nadar ou praticar stand up paddle, por exemplo, e as piscinas naturais, no Pontal de Bainema, são um show a parte.


O melhor lugar para se hospedar, para visitar Bainema


Como foi possível notar, chegar na Praia de Bainema não é uma tarefa difícil, podendo ser feita a partir de diversos pontos da ilha.


Portanto, ao vir para Boipeba, veja qual localização é mais estratégica, para conhecer tudo o que deseja com mais facilidade. Mas lembrando que, de certo modo, tudo aqui é possível de ser conhecido, independentemente de onde você escolha ficar.


Há quem prefira se hospedar em Moreré, por exemplo, para conhecer o vilarejo e a partir dali poder caminhar até Bainema.


Mas há, também, quem prefira ficar na Velha Boipeba, para curtir mais o centrinho da ilha e utilizá-lo como ponto estratégico para todos os passeios. Tudo depende do roteiro que você pretende cumprir, e também das experiências que deseja ter, considerando que contamos com hospedagens para todos os gostos, desde campings, para quem quer mais economia e uma experiência mais roots, até pousadas luxuosas, repletas de conforto e de serviços incríveis.


Gostou da Praia de Bainema? Essa é apenas uma das tantas belezas que você encontrará na ilha de Boipeba. Então, não espere mais, comece agora mesmo a planejar a sua viagem e para isso confira as dicas do Blog da Ilha, o blog mais completo de Boipeba!


79 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

79 visualizações

0 curtidas

0 comentário

Praia de Bainema: tudo o que você precisa saber sobre ela

19/12/21