Naufrágio Madre de Dios na Praia de Castelhanos: saiba mais!

O naufrágio Madre de Dios, na Praia de Castelhanos, desperta a curiosidade de muitas pessoas. É ele, por sinal, o motivo da vinda de muitos turistas que pretendem mergulhar no local, para ver de perto uma parte essencial da nossa história e está na lista das muitas coisas para fazer na ilha.

Se você também pretende vir para Boipeba pelo fato de tal naufrágio ter despertado seu interesse, veio ao conteúdo certo!

A seguir, descubra informações importantes sobre o Madre de Dios e sua relevância para a ilha.

O que é o naufrágio Madre de Dios, na Praia de Castelhanos

Um naufrágio nada mais é do que o “afundamento” de uma embarcação, seja por excesso de carga ou pela colisão com algum obstáculo, por exemplo.

E com o naufrágio Madre de Dios, na Praia de Castelhanos, não é diferente!

Segundo consta nos relatos referentes à Ilha de Boipeba, essas são suas principais características:

  • O navio Madre de Deus, sendo esse seu nome em português, era espanhol;

  • Em 1535 ele chocou-se contra os recifes, vindo a naufragar;

  • Aproximadamente 90 pessoas que estavam na embarcação morreram nas mãos dos índios Tupinambás, ao saírem do mar;

  • O naufrágio ocorreu na ponta sul da ilha, local que hoje é chamado de Ponta dos Castelhanos e tem uma das praias mais paradisíacas de Boipeba.

Ou seja: trata-se de um naufrágio que realmente está ligado à nossa história, tendo acontecido durante o período de colonização.

Talvez, inclusive, seja esse um dos motivos que atraem os adeptos do mergulho, não é mesmo?

Não há quem não queira ver de perto um pedaço, ainda preservado, do que o Brasil viveu pouco depois de ser descoberto.


Naufragio
Naufrágio

Praia de Castelhanos: outro motivo para tantas visitas

Não podemos negar, porém, que essa praia, por si só, também é um forte atrativo para quem nos visita.

Seus coqueirais, seu mar calmo e suas piscinas naturais fazem com que qualquer pessoa queira aproveitar o dia ali. É um ótimo destino tanto para quem busca um lugar paradisíaco, quanto para os mergulhadores atrás de uma boa aventura.

É preciso lembrar, porém, que ali também há um rio que, em determinadas épocas, deixa a água com menos visibilidade, inviabilizando a prática do mergulho com cilindro.

Mas, nas épocas certas, como de novembro a abril, é muito mais fácil mergulhar na Praia de Castelhanos para apreciar as belezas do fundo do mar, incluindo o naufrágio Madre de Dios.

Outros lugares para mergulhar em Boipeba

Se aproximar do naufrágio Madre de Dios, na Praia de Castelhanos, é uma experiência realmente única, porém indicada para quem tem prática ou deseja se tornar adepto do mergulho com cilindro.

Se esse não é o seu caso, e se você não pretende fazer um curso e/ou um batismo, não desanime: o mergulho com snorkel também te permitirá ver coisas incríveis, e pode ser praticado em locais igualmente paradisíacos, como as piscinas naturais de Moreré e a própria Praia de Castelhanos.


Praia Ponta dos Castelhanos
Praia Ponta dos Castelhanos

Comece a se preparar para viver essa experiência!

Visite o site da Bahia Terra Turismo para ter acesso a todas as informações necessárias para começar a planejar sua viagem e, se tiver qualquer dúvida, converse com a nossa equipe pelo WhatsApp.


4 visualizações0 comentário

4 visualizações

0 curtidas

0 comentário

Naufrágio Madre de Dios na Praia de Castelhanos: saiba mais!

05/08/22