top of page

Trilha de Moreré a Ponta dos Castelhanos: uma rota surpreendente

A trilha de Moreré a Ponta dos Castelhanos é uma das mais procuradas por quem visita a Ilha de Boipeba. E não é para menos: tanto a Praia de Moreré quanto a Ponta dos Castelhanos possuem paisagens incríveis, e nada mais justo do que conhecer os dois lugares.

Mas o que, afinal, espera pelos turistas nessa trilha? E como percorrê-la da forma mais segura possível?

A gente explica na leitura a seguir!

Como é a trilha de Moreré a Ponta dos Castelhanos

Não é nenhum exagero afirmar que essa é uma trilha repleta de agradáveis surpresas visuais e sensoriais, formadas pelas paisagens que a compõem.

Seu início, por exemplo, saindo de Moreré, é um corredor de árvores frutais e florais que, depois de percorrido por algum tempo, se abre abruptamente para uma área de praia, onde é possível começar a apreciar o mar da Praia de Bainema.

Em seguida, percorrido esse outro trecho pela faixa de areia, o cenário litorâneo dá lugar ao rico cenário do mangue, no qual é possível observar muitas raízes expostas, muitos caranguejos e, quem sabe, encontrar um caçador local de lambreta, para ver ainda mais de perto como é o modo de vida local.

Do mangue, chega-se diretamente ao rio por onde é preciso caminhar por alguns minutos, até pegar um barco que finalmente te deixará em seu destino final.

A trilha de Moreré a Ponta dos Castelhanos dura aproximadamente 2 horas. E, para o retorno, indica-se utilizar um barco que faça o trajeto direto até Moreré ou até Boca da Barra.

Faça a trilha Moreré-Castelhanos com um guia

Como mencionado acima, o percurso não é tão curto como muitos turistas imaginam.

Mas esse não é, necessariamente, o principal motivo pelo qual um guia deve te acompanhar durante sua trilha saindo de Moreré e com destino à Ponta dos Castelhanos.

Os motivos que fazem o acompanhamento desse profissional ser necessário são:

A maré

Rio e mar trabalham juntos para compor as paisagens e a aventura como um todo, que você encontrará pelo caminho.

Por isso, deve-se prestar total atenção à maré. E, uma vez que esse não é necessariamente um assunto do qual a maioria dos turistas entende, é bom contar com um guia que conheça não só a região, mas também o comportamento da maré em si.

O risco de se perder

Muitas pessoas decidem fazer o trajeto por conta própria e acabam se perdendo, principalmente no mangue.

Há momentos em que somente quem realmente conhece o local sabe qual caminho precisa ser seguido, de modo a sair na Ponta de Castelhanos.

A necessidade de um barco

Uma vez estando no mangue, e já começando a adentrar o rio, é preciso fazer um curto percurso de barco, até chegar à Ponta dos Castelhanos propriamente dita.

Um guia experiente saberá onde e como conseguir esse barco, com a rapidez que você espera.

Viva a aventura da trilha de Moreré a Ponta dos Castelhanos

Com um guia da Bahia Terra Turismo você poderá viver toda essa experiência de forma completa e segura, sem se preocupar com o trajeto.


920 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

920 visualizações

0 curtidas

0 comentário

Trilha de Moreré a Ponta dos Castelhanos: uma rota surpreendente

27/04/22

bottom of page