17 coisas de Boipeba que você precisa saber

Atualizado: 4 de mar.

Programando uma viagem para a ilha mais charmosa da Bahia? Então confira 17 curiosidades de Boipeba que você precisa saber antes de visitar a região.

O destino conta com paisagens incríveis e dias de relaxamento e paz são garantidos! Mas, para que a sua viagem seja perfeita é fundamental se atentar a detalhes importantes que podem influenciar muito na sua visita à ilha.

Por isso, se não quiser passar nenhum perrengue na sua viagem e de quebra ter ótimas dicas, confira 17 coisas de Boipeba que você precisa saber.

1. Boipeba não tem banco nem casas de câmbio

Antes de conhecer Boipeba você precisa saber que a ilha não tem bancos, nenhum caixa eletrônico, e também não tem casas de câmbio. Portanto, leve dinheiro vivo.

Apesar da grande maioria dos estabelecimentos aceitarem cartão, e alguns inclusive Pix, é melhor se precaver e levar um pouco de dinheiro também para evitar apuros.

2. É possível conhecer quase todas as praias a pé

Uma das coisas de Boipeba que você precisa saber é que é possível conhecer quase todas as praias a pé. Apesar da ilha ser grande, é tudo bem plano. Portanto, você poderá se locomover facilmente a pé entre as praias.

Na maré baixa você poderá ir a pé inclusive para Moreré, em uma caminhada de cerca de 1h30 pela areia.

3. O pôr do sol na Boca da Barra é imperdível

A Praia da Boca da Barra é uma das principais da vila de Boipeba e a de mais fácil acesso. Além de contar com uma estrutura excelente para passar o dia, de lá você poderá ver, no final da tarde, o sol se encontrando com o mar.

Certamente essa é uma coisa de Boipeba que você precisa saber e não pode deixar de reservar um dia para apreciar o pôr do sol dali, é belíssimo!

4. Internet móvel oscila bastante

Independente da operadora, o sinal em Boipeba oscila com frequência. A operadora que funciona um pouco melhor que as outras é a Vivo. É uma ótima oportunidade de se desconectar um pouco do virtual e se conectar mais com o meio ambiente.

Mas não se preocupe, caso a internet seja algo essencial para você, a grande maioria dos estabelecimentos e hospedagens tem Wi-Fi.

5. Existe uma comunidade quilombola em Boipeba

O Quilombo Monte Alegre fica bem no centro de Boipeba e vale a pena visitar. Além de ser uma experiência diferente, apoia a atividade local da comunidade.

Era no Quilombo Monte Alegre onde os negros se refugiavam na época do Brasil Colônia. Atualmente, a principal fonte de renda do local é a agricultura de mandioca, banana e cana-de-açúcar.

6. Visite o Mirante Quebra-cu

Do Mirante Quebra-cu você terá uma vista incrível do encontro do rio com o mar e no final da tarde será presenteado com um pôr do sol de tirar o fôlego. Além disso, em algumas épocas do ano você poderá apreciar dali o nascer da lua.

Para chegar até lá é bem simples, basta seguir rumo a Unidade Básica de Saúde de Boipeba, atravessar uma ponte de cimento sobre o mangue e seguir para um local chamado de "Areal". Após, basta seguir a estrada de terra até encontrar a placa ao pé do morro escrito "Mirante Quebracu".

Apesar da subida ser íngreme, é bem curta e tranquila de fazer.

7. É proibido o tráfego de veículos em Boipeba

Outra das coisas de Boipeba que você precisa saber antes de visitar a região é que é proibido o tráfego de veículos na ilha.

Mas você deve estar pensando: como vou me locomover então? Não se preocupe, existem algumas formas de se trasladar:

  • Caminhada: certamente é a melhor forma de se locomover em Boipeba

  • Trator Bus: é permitido o tráfego de um trator que puxa uma espécie de ônibus e vai da Velha Boipeba até Moreré.

  • Quadriciclo: os quadriciclos também são permitidos, porém, tem capacidade máxima para duas pessoas, além do motorista.

8. É proibido garrafas long neck e one way em Boipeba

Certamente essa é uma das coisas de Boipeba mais impactantes. A lei 553/2018 do município de Cairu proíbe a venda e o consumo de garrafas long neck e one way na ilha. Para quem não sabe one way são garrafas de vidro que só se utilizam uma vez.

Quem infringir a lei poderá ser penalizado com multa, que vai de dois a dez salários-mínimos.

O principal motivo é o problema ambiental causado por esse tipo de resíduo, que leva quase 5 mil anos para se decompor. Além de aumentar o volume de lixo, gera riscos aos trabalhadores que realizam a coleta.

9. Não leve mala de rodinhas

É importante saber que quando você for conhecer Boipeba todas as ruas são de areia ou de pedra, por isso uma mala de rodinhas não é uma boa ideia. A nossa dica é viajar com uma mochila.

No entanto, caso você vá com malas de rodinhas, você pode contar com a ajuda dos carregadores da associação que podem levar a mala para você por tarifas a partir de R$10,00.

10. O pôr do sol no Céu de Boipeba é sensacional

Existem vários locais para ver o pôr do sol em Boipeba de ângulos bem privilegiados. Para apreciar o espetáculo a Pousada Céu de Boipeba, abre as portas para não hóspedes do seu bar-mirante todos os dias das 15h às 19h30.

A estrutura é excelente, a vista é magnífica e a casa serve drinks bem saborosos. Para aproveitar tudo isso é preciso realizar o consumo mínimo de R$50,00 por pessoa. Importante dizer que o local só aceita pagamento no Pix ou dinheiro.

11. A voltagem na ilha é de 220v

Se você for levar eletrônicos como secadores, lembre-se que a voltagem em Boipeba é 220v e não 110v como na grande maioria das cidades brasileiras. Essa é uma das coisas que você precisa saber para evitar problemas com seus equipamentos eletrônicos.

12. Leve repelente

Quando vai chegando a noite, as muriçocas podem começar a “atacar”. Portanto, leve repelente para se precaver das picadas. Caso você esqueça de levar, tem farmácias e supermercados na ilha onde você poderá comprar.

13. A ilha de Boipeba é grande

Apesar de parecer pequena, a ilha é bem grande e conta com mais de 400 quilômetros quadrados de extensão!

Para se ter ideia da dimensão, o centrinho, a Velha Boipeba, ocupa apenas 20% da totalidade da ilha.

14. O passeio volta a ilha de Boipeba é diferente do de Morro de São Paulo

Uma dúvida comum é se o passeio de volta à ilha de Boipeba é o mesmo do Morro de São Paulo. Porém, você precisa saber que os passeios são diferentes, apenas dois ou três lugares podem se repetir. Portanto, faça os dois!

No passeio à ilha de Boipeba você irá conhecer a lindíssima Praia Ponta dos Castelhanos, as piscinas naturais de Castelhanos, as piscinas naturais de Moreré, o vilarejo de Cova da Onça e vai passar em restaurantes flutuantes que servem ostras.

15. Não deixe de provar a caipirinha no cacau com biribiri

O drink no cacau com biribiri é um sucesso e você precisa experimentar na sua viagem para Boipeba.

O Biribiri é uma fruta típica da região, ela é azedinha e pequenininha. O drink fica super saboroso e é servido dentro do cacau, outro fruto comum por aqui.

No passeio volta à ilha de Boipeba, na Praia Ponta dos Castelhanos é um dos locais onde você encontrará esse delicioso drink. Não deixe de provar!

16. Não precisa levar salto para Boipeba

Na hora de arrumar a mala deixe os saltos em casa!

Boipeba é toda de areia ou pedras, portanto não faz sentido usar salto. Leve apenas chinelos, rasteirinhas e tênis.

17. Não deixe de provar os pastéis exóticos

Nas praias da ilha além das comidas com frutos-do-mar é comum encontrar barracas que servem pasteis.

Alguns têm combinações bastante exóticas que você pode não ter visto em outros lugares. Como o pastel de siri com queijo e banana-da-terra ou o pastel de lagosta com queijo e banana-da-terra, inclusive o de polvo como outras combinações diferentes.

Essas delícias são um desafio positivamente surpreendente para seu paladar que vale a pena experimentar.

Além disso, as opções veganas dos pastéis também saem fora do comum.

Um lugar em que você encontra pastéis deliciosos e bem recheados é nas barracas da Praia da Ponta de Castelhanos. Fica a dica!

Enfim, finalizamos aqui as nossas dicas das 17 coisas de Boipeba que você precisa saber. Agora, que tal você começar a fazer o seu roteiro? Confira quantos dias são necessários para conhecer Boipeba e aproveitar ao máximo tudo o que a ilha tem para oferecer!



99 visualizações0 comentário

99 visualizações

0 curtidas

0 comentário

17 coisas de Boipeba que você precisa saber

08/01/22