top of page

Ilhas de Cairu: conheça as 3 maiores ilhas do arquipélago

Ao pesquisar por alguns locais específicos na Bahia, seja para relaxar ou mesmo para praticar o turismo sustentável, pode ser que você não perceba que eles fazem parte das ilhas de Cairu. Aliás: para muitos turistas, a existência de tais ilhas é uma verdadeira descoberta.

E, se esse também é o seu caso, continue a leitura desse conteúdo completo que criamos: nele, você terá acesso a todas as informações importantes sobre o arquipélago de Cairu e sobre as 3 maiores ilhas que fazem parte dele.

Vamos lá?

Informações importantes sobre Cairu

Cairu é, de fato, um arquipélago

É importante reforçar essa informação, uma vez que, não raramente, você poderá encontrar conteúdos que coloquem Cairu como uma ilha-município, e afirmem que Tinharé é o verdadeiro arquipélago.

Falaremos sobre Tinharé, especificamente, no decorrer desse artigo. Mas, não esqueça: no que diz respeito ao arquipélago nessa região do Baixo Sul da Bahia, é Cairu.

Cairu é, também, um município

E não qualquer município: Cairu é simplesmente o maior município-arquipélago do país! Por isso, inclusive, é tão comum que conteúdos que falem sobre Boipeba, por exemplo, utilizem como “endereço” Ilha de Boipeba, Cairu – Bahia.

Mas, sobre Boipeba, também falaremos logo mais... Ainda sobre Cairu: vale a pena saber que é um dos primeiros municípios do Brasil, e foi fundado pouco tempo depois da chegada dos portugueses por aqui.

Cairu está na lista dos destinos mais visitados do Estado da Bahia

E isso se deve, entre outras coisas, às ilhas que compõem o arquipélago.

São, ao todo, 36 ilhas de Cairu. Mas existem especificamente 3 que se destacam, principalmente no que diz respeito ao turismo, que é a uma das principais, se não a principal, atividade que movimenta a economia local.

A seguir, conheça as principais características de cada uma delas.

As maiores e principais ilhas de Cairu


Convento na Ilha de Cairu
Convento - Ilha de Cairu

Ilha de Cairu

Nada mais justo do que o arquipélago de Cairu ter uma ilha com o mesmo nome, não é mesmo?

A Ilha de Cairu, especificamente, em um primeiro momento pode não parecer tão atraente quanto suas vizinhas mais famosas, Tinharé e Boipeba. Porém, para quem não abre mão de conhecer parte de nossa história enquanto viaja, esse é um destino imperdível!

É ali que se encontra o Centro Histórico do município, repleto de construções de imensa importância arquitetônica e histórica.

O Convento e Igreja de Santo Antônio e a Igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário, por exemplo, representam muito bem tais construções: enquanto o convento é considerado o primeiro edifício religioso em estilo barroco do Brasil, a matriz, erguida em 1610, está no alto de uma colina com vista para o município, e é lar de uma das festas locais mais importantes.


Morro de Sao Paulo - Ilha de Tinhare
Morro de São Paulo - Ilha de Tinharé

Ilha de Tinharé

A Ilha de Tinharé, por sua vez, é a maior do município-arquipélago de Cairu.

E grandes são as chances de você já ter ouvido falar sobre seu destino turístico mais famoso: a vila de Morro de São Paulo.

É ali que está a badalada Segunda Praia, além de outras praias imperdíveis, como a Praia do Encanto, oficialmente chamada de Quinta Praia. Mas, não se engane. Tinharé, que é separada de Boipeba pelas águas do Rio do Inferno, possui muitos outros atrativos além de Morro.

Um deles é a própria Fazenda Pontal, por onde chegam os turistas que utilizam o táxi aéreo para vir de Salvador para cá. As piscinas naturais de Garapuá são outro exemplo de atrativo, e podem ser conhecidas no passeio Volta à Ilha, que dura um dia inteiro e leva os turistas para conhecer os principais pontos do litoral de Tinharé e região.


Ilha de Boipeba Praia da Cueira
Ilha de Boipeba - Praia da Cueira

Ilha de Boipeba

Temos, por fim, a Ilha de Boipeba como uma das maiores ilhas de Cairu. E, também, uma das que mais atraem turistas para o arquipélago.

Mas, não se engane: enquanto Morro de São Paulo é atraente por conta do agito, Boipeba se torna atrativa por ir no caminho contrário. Aqui, a tranquilidade reina em perfeita harmonia com paisagens espetaculares.

Isso sem citarmos a receptividade dos moradores de nossas vilas e povoados e o clima bucólico que sempre se mantém, mesmo quando a ilha está repleta de turistas.

Aqui não faltam atividades e atrações turísticas. Temos nosso próprio passeio Volta à Ilha, por meio do qual é possível conhecer os principais atrativos do nosso litoral e até mesmo do interior da ilha.

Mas, se você quer conhecer tudo no seu tempo, incluindo pontos que não fazem parte desse passeio, também terá diversas opções. Já imaginou visitar um Museu de Ossos, por exemplo? Ou, quem sabe, um quilombo, que se mantém como parte viva da nossa história até hoje?

Conhecer nossos mangues também é uma possibilidade, assim como fazer um mergulho de cilindro para ver de perto um naufrágio da época do descobrimento.

Ilha de Boipeba: o destino ideal para suas férias

Vale a pena frisar que, escolhendo fazer uma viagem para a Ilha de Boipeba, você poderá incluir uma visita a outras ilhas de Cairu em seu roteiro, a depender de quantos dias pretende ficar por aqui.

No que diz respeito ao tempo de estadia, por sinal, acredite: quanto maior puder ser, melhor. Afinal, todos os viajantes que nos visitam sentem imediata vontade de ficar um pouco mais. Não sendo à toa, por sinal, que há constante procura por informações sobre morar em Boipeba.

Planeje-se para que cada detalhe saia como esperado

Independentemente de você escolher passar apenas alguns dias aqui, ou decidir morar por um tempo, é extremamente importante que se planeje em cada detalhe, para que sua estadia seja perfeita.

É preciso pensar em como chegar na ilha, por exemplo, em onde se hospedar e, ainda, quais passeios fazer. E em todas essas etapas a Bahia Terra Turismo pode te ajudar.

Conte com o auxílio de uma equipe que sabe tudo sobre a Ilha de Boipeba para obter as melhores dicas e informações. Entrando em contato com a gente, você também poderá fazer suas reservas com praticidade.

Quer conhecer mais sobre o nosso trabalho, antes de falar com um dos nossos especialistas? Visite nosso site e surpreenda-se.

108 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

108 visualizações

0 curtidas

0 comentário

Ilhas de Cairu: conheça as 3 maiores ilhas do arquipélago

28/09/22

bottom of page