top of page

11 dicas de segurança LGBT+ durante as viagens

As dicas de segurança LGBT+ não devem ser ignoradas, se seu objetivo é fazer uma viagem realmente incrível. Dar atenção a elas não significa que algo poderá acontecer, mas não deixa de ser uma prevenção, não é mesmo?

Você certamente viaja se precavendo em relação ao seu financeiro e à sua saúde, por exemplo, e nada melhor do que incluir sua segurança nesse contexto.

Abaixo, confira 11 dicas que separamos para que sua viagem seja tranquila, segura e inesquecível.


Linda praia na Ilha de Boipeba
Linda praia na Ilha de Boipeba

Dicas de segurança LGBT+ para adotar em suas viagens

1. Certifique-se de que seu celular sempre terá bateria

Essa dica, num primeiro momento, pode parecer dispensável. Afinal, em casos de necessidade sempre é possível contar com pessoas próximas.

Porém, é no celular que estão todos os seus contatos, e ele certamente possibilita um contato mais rápido com amigos e familiares. Tente tê-lo sempre com você, desde que bem guardado e com bateria.

2. Se possível, não faça uma viagem solo

Viajar sozinho é uma experiência realmente única. Mas, quando se trata da segurança para viajantes LGBT+, ainda mais para destinos pouco acolhedores, vale a pena considerar viajar em grupo ou, ao menos, em dupla.

Assim, com uma boa companhia, você realmente se sentirá mais seguro.

3. Informe amigos e familiares sobre sua viagem

É importante que pessoas de confiança tenham acesso a algumas informações da sua viagem, como: destino escolhido, data de ida e volta e pessoas com as quais estará viajando.

Se possível, utilize seu celular para compartilhar também seus trajetos e localização em tempo real, sempre que julgar necessário.

4. Busque conhecer e respeitar os costumes do destino escolhido

Essa, sem dúvidas, é uma das principais dicas de segurança LGBT+ que poderíamos dar.

Afinal, existem muitos países cujos costumes incluem a não aceitação de demonstração de afeto entre pessoas do mesmo sexo. E, ao escolher visitar esses locais, você deverá estar ciente de seus costumes e do respeito que deverá ter em relação a eles, até mesmo de modo a não infringir possíveis regras locais.

5. Ande com contatos de emergência fora do celular

No seu celular estão todos os seus contatos. Mas, em casos de emergências que ponham sua segurança em perigo, será importante que outras pessoas saibam para quem realmente devem ligar.

Sendo assim, deixe anotado ao menos um contato de emergência em um papel, e ande com ele no bolso ou na carteira o tempo todo.

6. Esteja sempre atento

Atenção é algo que nunca devemos deixar de ter, concorda?

E, em uma viagem para um lugar desconhecido, ela deve estar redobrada. Para sua segurança, evite andar pelas ruas ouvindo música no fone de ouvido, por exemplo, pois assim conseguirá ficar mais atento ao seu redor. Inclusive no que diz respeito a comportamentos “suspeitos” de pessoas que estão por perto.


praia da Cueira
Finalzinho da praia da Cueira

7. Evite sair à noite sem companhia

Essa dica de segurança LGBT+ deve ser seguida principalmente se você for estar sem companhia na hora de voltar para sua hospedagem, tarde da noite.

Caso realmente precise sair à noite, prefira, se possível, andar por locais movimentados.

8. Considere deixar os aplicativos de namoro para outro momento

Há quem escolha fazer uma viagem para viver novas aventuras também no aspecto amoroso.

Mas, não esqueça: existem pessoas que utilizam os aplicativos de namoro para aplicar golpes, inclusive em turistas. Portanto, repense o uso desses apps durante sua viagem. E, caso escolha utilizar um deles, marque seu encontro em um local público, durante o dia, para garantir que sua segurança será mantida.

Uma dica extra, nesse sentido, é jamais deixar a pessoa do seu encontro sozinha com sua bebida e sua comida: trata-se de uma pessoa desconhecida, que pode aproveitar da sua ausência para inserir, nesses itens, alguma substância que irá te deixar vulnerável.

9. Evite chamar a atenção para si

Principalmente em algumas situações que representam risco, essa dica poderá te manter mais seguro do que você imagina.

No mais, a depender do destino, também será importante segui-la, inclusive se os costumes locais forem restritivos ao público LGBT+, como mencionado na dica 4. Ser discreto, no geral, é uma iniciativa válida.

10. Busque se conectar com pessoas LGBT+ do destino que será visitado

Elas poderão dar as melhores dicas do que ver e fazer e, ainda, ser uma ótima companhia em seus passeios.

Pessoas locais sempre são as melhores nesse sentido. E, se puderem ser LGBT+, melhor ainda!

11. Dê preferência por destinos que abracem o público LGBT+

Por fim, essa é outra dica de segurança LGBT+ que também deve estar em sua lista para uma viagem segura.

E a boa notícia é que, para segui-la e fazer sua escolha, não é preciso ir muito longe e muito menos sair do Brasil: a paradisíaca Ilha de Boipeba, localizada no Baixo Sul da Bahia, é reconhecidamente um destino gay friendly e, inclusive, tem diversos estabelecimentos comandados por pessoas LGBT+.


Inicio da praia do Morere
Inicio da praia do Morere

Outros destinos baianos nos quais a segurança LGBT+ é levada a sério

A Ilha de Boipeba definitivamente deve estar na sua lista de destinos a serem considerados na hora de fazer uma viagem.

Aliás: aqui na ilha, a hospitalidade e o respeito estão presentes em todos os locais, e fazem parte do nosso modo de ser. Logo, a segurança não será necessariamente uma preocupação que você deverá ter, durante sua estadia.

Mas você sabia que o Estado da Bahia possui outros destinos que também são reconhecidos por serem LGBT+ friendly?

É o caso, por exemplo, de Morro de São Paulo, Arraial D’Ajuda, Caraíva e até mesmo Salvador, a capital baiana.

Conheça mais detalhes sobre esses e outros locais e as características que os tornam tão especiais no artigo 8 destinos gay friendly na Bahia e escolha seu próximo destino!

180 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

Comentarios


180 visualizações

0 curtidas

0 comentário

11 dicas de segurança LGBT+ durante as viagens

12/09/22

bottom of page