top of page

Aeroporto em Boipeba? Saiba aonde chegam os voos que vêm para a ilha

Não são poucas as pessoas que têm dúvidas sobre a existência de um aeroporto em Boipeba, principalmente quando ouvem falar que é possível chegar aqui de avião para curtir uma viagem dos sonhos.

Mas será que a ilha realmente conta com uma estrutura desse tipo?

Como, afinal, é possível vir até aqui sem ser por terra ou por água?

Descubra as respostas durante a leitura deste artigo.


Aeroporto em Boipeba sala de espera
Aeroporto em Boipeba - sala de espera

Afinal de contas: existe aeroporto em Boipeba?

A resposta para essa pergunta é: não, não existe aeroporto na ilha. E mesmo o local aonde chegam os voos que trazem os turistas até aqui não pode receber esse nome.

É interessante saber, por sinal, que, ao pesquisar na internet, principalmente utilizando o Google Maps, você poderá encontrar resultados que dizem que os aeroportos próximos a Boipeba estão localizados em Ilhéus e Salvador.

Porém, é importante se atentar ao fato de que, para quem deseja chegar na ilha de avião, é imprescindível utilizar a capital baiana como ponto de partida.


Aeroporto em Boipeba - Chegada
Aeroporto em Boipeba - Fazenda Pontal

Se não há aeroporto, como os aviões chegam na ilha?

É no mínimo estranho saber que não existe aeroporto em Boipeba e que, mesmo assim, muitos turistas optam por vir até a ilha de avião, não é mesmo?

Mas, eis a explicação:

Isso é possível porque, bem pertinho da ilha, existe a Fazenda Pontal, que abriga uma pista de pouso que recebe os bimotores e monomotores que trazem turistas para cá. Ou seja: realmente não é um aeroporto, e somente alguns aviões de pequeno porte podem pousar ali.

Outro ponto importante para se atentar é o fato de que nenhum voo chega diretamente até aqui, embora seja comum usarmos termos como “chegar em Boipeba de avião”.

A Fazenda Pontal, propriamente dita, está localizada no extremo sul da Ilha de Tinharé, vizinha de Boipeba, havendo somente um pequeno trecho de rio que separa uma ilha da outra.

Por causa de realmente ser perto daqui, criou-se a ideia de que é possível vir direto de avião. Mas, na verdade, não é exatamente assim.

Entenda melhor no próximo tópico.


Aviao decolando do aeroporto de Boipeba
Avião decolando do aeroporto de Boipeba

Como vir de avião para Boipeba, então?

A vinda para Boipeba por avião, ou, em outras palavras, por meio do táxi-aéreo, tem início no próprio Aeroporto Internacional Luís Eduardo Magalhães, em Salvador.

Ali os turistas embarcam para um voo de aproximadamente 30 minutos até a pista de pouso na Fazenda Pontal e, ao desembarcarem, fazem a travessia de barco até a Ilha de Boipeba, sendo que essa última etapa dura em média 5 minutos.

Um trajeto realmente simples e uma distância realmente curta, concorda?

Em alguns casos, porém, não é possível desembarcar na fazenda. Quando isso ocorre, o táxi-aéreo deixa os turistas em Morro de São Paulo. Dali todos seguem de carro 4x4 até o sul da Ilha de Tinharé e, então, atravessam de barco para Boipeba.

Para mais informações sobre como vir até a ilha utilizando avião, visite nossa página explicativa sobre o táxi-aéreo.

E, agora que você já sabe que não existe aeroporto em Boipeba, que tal descobrir mais informações interessantes sobre esse destino único? É só acompanhar os outros conteúdos do Blog da Ilha e saber tudo sobre a nossa bela Boipeba!


650 visualizações0 comentário

Comentários


650 visualizações

0 curtidas

0 comentário

Aeroporto em Boipeba? Saiba aonde chegam os voos que vêm para a ilha

30/08/22

bottom of page