top of page

Torrinhas - Boipeba: vale a pena fazer esse caminho?

Você sabia que existe a travessia Torrinhas – Boipeba? Muitos turistas a desconhecem, mas essa pode ser uma ótima opção para quem quer chegar até a ilha de forma mais prática. Afinal, mesmo exigindo algumas horas de estrada, optando por essa travessia não será preciso ficar descendo de um meio de transporte para logo em seguida pegar outro, o que torna tudo mais simples.

Que tal considerá-la para sua viagem?

Entenda mais sobre a travessia na leitura a seguir e programe-se para utilizá-la.

capela de santa barbara no povoado de torrinhas
Igreja de Santa Bárbara em Torrinhas

Como é a cidade de Torrinhas, em Cairu - Bahia?

Torrinhas é, na verdade, um vilarejo simples, localizado em Cairu, e famoso por ser o ponto mais próximo da bela Ilha de Boipeba.

Ao contrário de Boipeba propriamente dita, a cidade não tem necessariamente uma forte estrutura para receber turistas. Mas ela tem seu charme e é, inegavelmente, um lugar com belas paisagens.

atracadouro da comunidade quilombola torrinhas
Atracadouro da comunidade quilombola Torrinhas

Isso pode ser notado, inclusive, durante a travessia para a Ilha de Boipeba. E nada impede que você passe algumas horinhas caminhando por ali, para conhecer mais sobre o local, sua simplicidade e sua beleza.

Uma conversa com moradores locais, por sinal, pode render ótimas dicas para enriquecer sua viagem!

Onde deixar o carro em Torrinhas?

Torrinhas é, prioritariamente, a rota perfeita para quem está viajando com veículo próprio.

Porém, não existem balsas para fazer a travessia Torrinhas – Boipeba de carro, mesmo porque, aqui na ilha, a circulação desse tipo de veículo é proibida.

estacionamento area verde torrinhas
O excelente estacionamento Área Verde em Torrinhas

Logo, uma das maiores preocupações de turista que faz essa travessia é sobre onde deixar o carro em Torrinhas e, quanto a isso, não há com o que se preocupar: a cidade tem estacionamentos com ótimo custo-benefício e bem próximos do local de saída das lanchas, para que a viagem seja ainda mais prática.

Dois exemplos famosos de estacionamento na cidade são o Estacionamento do Robson Palma e o Estacionamento Boipeba do Zeval, que funcionam 24 horas, todos os dias. Clique nos links para obter mais informações sobre cada um deles ou, se preferir, visite o perfil das duas empresas no Instagram:

Como é a travessia Torrinhas – Boipeba?

Agora que você já sabe que Torrinhas é o ponto mais próximo de Boipeba, e que há lugares realmente seguros para deixar seu carro, pode ser que esteja com dúvidas sobre essa ser uma boa opção de trajeto.

Mas não há motivos para dúvidas: como afirmado no início desse artigo, fazer o percurso vale a pena por ser uma opção muito mais prática, quando comparada às outras formas de vir até a ilha, desde que você esteja de carro.

entardecer travessia entre torrinhas e boipeba
Entardecer na travessia entre Torrinhas e Boipeba

E a travessia em si, após chegar em Torrinhas, não poderia ser mais simples: utilizando uma lancha rápida, são apenas 30 minutos, aproximadamente, até Boipeba. Mas, atenção: é preciso fretar a lancha.

Existem duas formas de chegar até Torrinhas de carro, considerando Salvador como ponto de partida.

Trajeto direto, por terra

Via BR-324 e BR-101, são aproximadamente 314 quilômetros que separam Torrinhas de Salvador. Com o tempo de viagem oscilando de acordo com as condições do trânsito, pode chegar a 5 horas, em média.

O trajeto possui pedágios, e conta com a vantagem de poder ser “feito” sem demais paradas.

Trajeto utilizando balsa

Outra opção inclui o uso da balsa (ou ferry-boat) para te levar (com seu carro) até Bom Despacho. De lá, utiliza-se a BR-001 em um trajeto direto até Torrinhas.

São aproximadamente 170 quilômetros, com o tempo de percurso podendo ser similar ao percurso direto, por terra.

Vantagens de escolher essa travessia

Pode ser que você esteja pensando no tempo total de percurso e acreditando que seria melhor vir para a Ilha de Boipeba de outra forma.

Mas existem vantagens que precisam ser consideradas…

mapa do roteiro entre salvador e o atracadouro torrinhas
Rota entre Salvador e o Atracadouro Torrinhas pelo ferry boat e BA-001

A primeira delas diz respeito à maior independência que você terá: viajando de carro, será possível incluir outros destinos em sua viagem, antes ou depois de visitar Boipeba. Afinal, por que conhecer apenas um lugar, se você pode conhecer vários, em uma road trip?

A segunda vantagem está ligada ao fator econômico: existem, sim, outras formas de chegar na ilha, mas, para muitas pessoas que viajam em grupos, elas podem não ser financeiramente viáveis. Estando com seu carro, e com mais pessoas pagantes com você, pode ser muito mais vantajoso dividir as despesas com combustível, estacionamento e pedágio e/ou balsa.

Quanto ao tempo de percurso, propriamente dito, não se deixe enganar, achando que viajar de carro é desvantagem.

As demais formas de chegar aqui podem ter a mesma “demora”, porém, sendo mais desgastantes.

Confira um exemplo a seguir.

De Salvador para a Ilha de Boipeba, via Valença

O percurso por Valença é muito utilizado por quem vem para Boipeba a partir de Salvador, e seu tempo de duração é de aproximadamente 4 horas, sem contar o tempo das conexões, como explicado a seguir:

belissima praia de morere em boipeba
A belíssima praia de Moreré em Boipeba
  • Primeiro, é preciso ir do terminal marítimo de São Joaquim até o terminal marítimo de Bom Despacho, o que leva 1 hora;

  • Em Bom Despacho, na rodoviária, é hora de embarcar no ônibus que leva 2 horas para chegar na cidade de Valença;

  • Uma vez em Valença, será preciso ir até o terminal hidroviário e utilizar uma das lanchas rápidas que fazem a travessia de aproximadamente 1 hora até a ilha.

Isso sem considerar o fato de que pode existir, ainda, o trajeto do aeroporto de Salvador até o terminal São Joaquim.

São muitas etapas, não é mesmo?

Já viajando de carro, você consegue fazer a travessia Torrinhas – Boipeba de forma mais tranquila e confortável, principalmente se estiver com muita bagagem.

Como se locomover em Boipeba?

De fato será impossível entrar com seu carro na ilha, o que não significa que tudo tenha que ser feito a pé por aqui.

Muito pelo contrário!

É claro que, quanto mais disposto você estiver para fazer longas caminhadas e conhecer cada encanto da ilha com calma, melhor. Mas, caso prefira fazer seus passeios e conhecer as praias também de forma prática, basta contratar os passeios de quadriciclo.

É possível tanto seguir o roteiro pré-determinado quanto criar um exclusivo para você.

Explore o site da Bahia Terra Turismo para conhecer tudo sobre a ilha e começar a planejar sua viagem agora mesmo, com os melhores passeios, as melhores refeições e a melhor hospedagem!

E, caso precise de qualquer tipo de auxílio ou dica extra sobre a travessia Torrinhas – Boipeba, converse com a equipe da agência pelo WhatsApp.

7.574 visualizações2 comentários

Posts Relacionados

Ver tudo

2 comentarios


Denisa Lima
Denisa Lima
08 ene

Oi..mas qto eh uma lancha de torrinhas??

Me gusta

Valdy Fernandes
Valdy Fernandes
29 nov 2023

Bom dia!!

Gostei muito da reportagem sobre como chegar na ilha de Boipeba e sobre as belezas da ilha em si. Como nativo da regiao e morador da cidade de Sao Paulo, tomo a liberdade de sugerir um percurso alternativo, via aeroporto de Ilheus. Alugue um carro em ilheus e va para Itacare; (73km); de Itacare pegue a estrada para Camamu (42 km); de Camamu siga para Itubera (24km) - aproveite para visitar a cachoeira de pancada grande, um colosso de mais ou menos 80 metros de altura em tres estagios; a cachoeira fica literalmente na beira da estrada, na divisa entre Igrapiuna e Itubera -; de Itubera siga na direcao de Valenca ate a entrada para Torrinhas (16km). Sao…


Me gusta

7574 visualizações

0 curtidas

2 comentários

Torrinhas - Boipeba: vale a pena fazer esse caminho?

16/02/24

bottom of page