Valença - Bahia: principal ponto de acesso à ilha de Boipeba

Valença, Bahia, é uma graciosa cidade do Baixo Sul baiano, e o principal ponto de acesso à Ilha de Boipeba. Talvez você já saiba que existe a possibilidade de chegar até a ilha utilizando táxi aéreo, a partir do aeroporto de Salvador, mas essa pode não ser a opção mais viável, a depender do seu orçamento para a viagem.

Vir para cá utilizando Valença como “ponte” é uma ótima segunda opção, e uma das mais populares por conta do preço e, claro: por conta da possibilidade de conhecer outro importante destino da nossa região.

Confira informações úteis desse destino na leitura a seguir.

Como é a cidade de Valença, na Bahia

Valença é o tipo de cidade que deixa seus moradores orgulhosos e seus turistas encantados.

Ela remonta aos tempos do descobrimento do Brasil, e teve importante papel em nossa independência, além de, de certa forma, ter participado da Segunda Guerra Mundial. Incrível, não é mesmo?

Passear por suas ruas, observando as construções coloniais que se mantém de pé até hoje e conversando com os guias turísticos ou moradores mais antigos, é como mergulhar na história local, e do país.

Mas, não acredite que Valença é especial e merece atenção somente pelo quesito histórico, e por ser ponto de acesso à Boipeba: esse destino possui suas próprias belezas naturais, e que valem a visita.

Alguns exemplos são:

Serra do Abiá

É conhecida como o ponto mais alto de Valença – Bahia.

Para chegar lá, é preciso caminhar por 5 quilômetros: a vista, ao final, faz valer a pena!

Cachoeira da Água Branca

Junto à Cachoeira do Canta Galo, a Cachoeira da Água Branca é a prova de que essa região da Bahia também oferece banhos de água doce para seus visitantes.

O acesso se dá por meio de uma trilha e a queda propriamente dita possui 30 metros de altura.

Valença, o principal ponto de acesso à Ilha de Boipeba

Como mencionado no início desse conteúdo, Valença – Bahia é um ponto de conexão essencial para quem deseja chegar até Boipeba de forma mais econômica e tradicional.

O trajeto, considerando o terminal marítimo de São Joaquim, em Salvador, como ponto de partida, ocorre da seguinte forma.

  • Primeiro, é preciso pegar um ferry boat que tenha Bom Despacho como destino.

  • Estando em Bom Despacho, é hora de comprar a passagem para fazer a viagem de ônibus de 2 horas até Valença.

  • Da rodoviária de Valença, vá caminhando ou solicite um carro até o terminal hidroviário (o trajeto pode ser perfeitamente feito a pé).

  • Já no terminal, a próxima etapa é comprar sua passagem para uma das embarcações com destino à Boipeba.

Viu só como é um processo simples, embora composto por mais etapas?

E vale frisar que Valença é, também, o ponto de acesso para outro famoso ponto turístico da região: Morro de São Paulo.

Para chegar até lá, você pode seguir as mesmas etapas acima, apenas mudando a passagem que irá comprar no terminal hidroviário.

E por falar no terminal…

É interessante frisarmos, também, que, mesmo sendo comum chamá-lo de terminal marítimo, o termo correto é terminal hidroviário de Valença.

Nada impede que você utilize o termo de sua preferência, mas é importante que tenha acesso a essa informação, para não se confundir quando ouvir alguém se referindo ao terminal com outro termo.

Aproveite para conhecer as praias de Valença - Bahia

Agora, voltando a falar do ponto forte dos destinos da nossa região, que são as praias, não poderíamos deixar de indicar que você conheça ao menos uma delas, em sua passagem por Valença.

Embora relativamente afastadas da área central, elas são uma ótima pedida para esticar a viagem, colocando no roteiro as belezas que vão além da Ilha de Boipeba.

Algumas dessas praias são:

Barra do Jiquiriçá

É perfeita para quem viaja com crianças, por ter um mar calmo, perfeito para os pequenos.

O local é tranquilo e de fato muito bonito. Vale a pena a visita!

Ponta do Curral

Imagine uma praia literalmente paradisíaca, com areia clarinha e tudo mais que você precisar para relaxar, sem nenhum tipo de agito a seu redor.

Essa é a Ponta do Curral, onde você pode descansar com vista para o farol de Morro de São Paulo.

Guaibim

Você quer relaxamento e conexão com a natureza, mas não abre mão de ter por perto uma boa estrutura para atender os turistas?

Então dirija-se à Praia de Guaibim, que possui diversos quiosques e recebe diversos fãs de esportes náuticos.

E se você quiser se hospedar em uma boa pousada em Valença – Bahia, provavelmente a encontrará nos arredores dessa praia, que também conta com diversas casas de veraneio.

Outra forma de chegar na Ilha de Boipeba

O transporte de táxi aéreo, citado no início desse conteúdo, de fato pode ser, também, uma opção para chegar até a Ilha.

Saindo do Aeroporto Internacional Luís Eduardo Magalhães, em Salvador, ele deixa os passageiros na Fazenda Pontal, aqui em Boipeba, e também faz o percurso contrário, todos os dias. O trajeto dura aproximadamente 30 minutos.

O valor é sob consulta, e não inclui a taxa de embarque/desembarque que deve ser paga separadamente. Há, também, limite de bagagem, para que todos possam voar com conforto, e em segurança.

Ocorre, ainda, de nem sempre o voo poder ser direto entre um destino e outro (Salvador X Boipeba). Nesses casos, o piloto faz o pouso em Morro de São Paulo, mais especificamente na Quarta Praia ou na Terceira Praia.

Dali, todos os passageiros seguem de veículo 4x4 por cerca de 1 hora até o extremo sul da Ilha de Tinharé, onde Morro está localizada. Por fim, um barco estará aguardando para fazer a curta travessia até a Ilha de Boipeba.

Confira todas as informações do táxi aéreo para Boipeba.

E então, qual das duas opções mais combina com seu estilo de viagem: seguir por Valença – Bahia, ou utilizar o táxi aéreo?

Independentemente de sua resposta, uma coisa é inegável: a viagem para a Ilha de Boipeba será a mais especial da sua vida!

Visite o Blog da Ilha de Boipeba para obter mais informações e começar a planejar agora mesmo tudo o que você não quer deixar de ver e fazer por aqui.


96 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

96 visualizações

0 curtidas

0 comentário

Valença - Bahia: principal ponto de acesso à ilha de Boipeba

18/01/22