top of page

Rio do Inferno em Boipeba: 6 atividades que você pode praticar

O Rio Do Inferno, em Boipeba, está entre os locais da ilha que mais chamam a atenção de quem nos visita ou quer se planejar para nos visitar.

E não é para menos, não é mesmo? Seu nome gera muita curiosidade, assim como sua importância. E você sabia que muitas das atividades que fazem sucesso na ilha podem ser desfrutadas nesse rio?

No decorrer desse artigo, falaremos sobre elas, e sobre o que torna esse local tão famoso.

Vamos lá?


Rio do Inferno na Ilha de Boipeba
Rio do Inferno - Ilha de Boipeba

O que você precisa saber sobre o Rio do Inferno em Boipeba

A primeira informação que você deve obter, definitivamente, é a respeito do nome desse rio.

Afinal, por que Rio do Inferno?

A resposta para essa pergunta está ligada a uma lenda, ou seja: pode não condizer exatamente com a criação real do nome, mas é a única versão que se conhece e, provavelmente, a única versão que iremos conhecer.

Isso por que, ao que tudo indica, o nome Rio do Inferno surgiu poucas décadas depois da descoberta do Brasil, fazendo com que seja praticamente impossível encontrar quem possa “desmentir” a versão explicada abaixo:

Acredita-se que, na época da década de 1530, foi criada, pelos portugueses, uma expedição que tinha como objetivo explorar o arquipélago de Tinharé. Ocorre que, para que a exploração fosse completa, era necessário atravessar o rio que separa a Ilha de Tinharé da Ilha de Boipeba, o que era impossível de ser feito.

O rio, extremamente raso para que as embarcações da expedição navegassem, fazia com que os europeus encalhassem e, assim que isso acontecia, surgiam os índios Aimorés, que aqui habitavam, para atacá-los. Índios que, ao que tudo indica, eram canibais.

Logo, diante de tal cenário, não é de se espantar que esse rio ganhasse o nome de Rio do Inferno, por fazer com que seus exploradores vivessem momentos tão terríveis nessas águas.

Importante porta de entrada para a ilha

Atualmente, o Rio do Inferno se mantém como uma das principais portas de entrada para a Ilha de Boipeba, justamente por mantê-la separada da Ilha de Tinharé.

Caso você venha para Boipeba via Morro de São Paulo, por exemplo, terá que se dirigir à extremidade sul da Ilha de Tinharé e, a partir dali, atravessar o Rio do Inferno até Boipeba. Lembrando que essa travessia é rápida e te deixará muito próximo da praia Boca da Barra e da Velha Boipeba, principal vilarejo que temos por aqui.

Importante: Morro de São Paulo é um destino turístico localizado na Ilha de Tinharé, e costuma ser parte do percurso de muitos turistas que nos visitam, por isso foi citado como exemplo.


Rio do Inferno - Boipeba
Rio do Inferno - Boipeba

Atividades para praticar no Rio do Inferno em Boipeba

Agora que você já conhece a história por trás do nome do Rio do Inferno, e o motivo de esse rio ser tão importante para Boipeba, é hora de conhecer 6 atividades que poderá praticar nele.

São elas:

1. Stand up paddle

Se equilibrar em pé sobre uma prancha, enquanto rema para se locomover, é a proposta principal dessa atividade.

Atividade essa que pode ser muito mais divertida do que parece, quando praticada nas águas calmas do rio e apreciando suas belas paisagens!

2. Passeio de caiaque

O Rio do Inferno tem mangue, sabia?

E é justamente nesse mangue que é possível fazer um passeio de caiaque para apreciar o silêncio e a fauna desse tipo de cenário. Siris e caranguejos, por exemplo, são apenas algumas das belezas que você verá por essas águas.

3. Passeio de canoa

O Rio do Inferno também pode ser desbravado por meio de um passeio de canoa, mas não qualquer canoa!

As canoas utilizadas nesse passeio possuem a marca da ancestralidade, e guardam muito da cultura artesã de Boipeba, uma vez que são feitas de forma artesanal, utilizando um único tronco de árvore. Tronco esse que é retirado da mata pelos pescadores, na fase certa da lua.

Realmente um passeio especial, não é mesmo?

4. Passeio noturno de caiaque

Esse passeio pelo mangue do Rio do Inferno foge completamente dos padrões, oferecendo aos participantes a oportunidade única de observar o fenômeno da bioluminescência.

Esse fenômeno é causado pelos fitoplânctons, pequenos seres vivos aquáticos que são capazes de emitir luz e, assim, dão à água um aspecto brilhante único!

5. Visita a um bar flutuante

Os bares flutuantes fazem imenso sucesso na Ilha de Boipeba, sendo possível conhecer ao menos um deles nas proximidades do Rio do Inferno e até mesmo no próprio rio.

Ao chegar, não deixe de pedir um dos famosos drinks da ilha, e provar das ostras e outros alimentos frescos, e deliciosos, cultivados pelos nativos.

6. Apreciação do pôr do sol

O pôr do sol, em Boipeba, é definitivamente um espetáculo, principalmente quando apreciado de locais estratégicos, como o Rio do Inferno.

Se você é um amante desse momento mágico da natureza, poderá apreciá-lo de um bar flutuante ou mesmo enquanto faz o passeio noturno de caiaque. Mas, claro: existem outras possibilidades e, caso contrate um passeio, e a depender do horário de término dele, não custa nada conversar com o guia para tentar ficar uns minutinhos a mais para ver o sol se despedindo.


Encontro do rio com o mar
Encontro do rio do inferno com o mar

Outras belezas que te aguardam na ilha

O Rio do Inferno em Boipeba guarda muitas surpresas e experiências para quem pretende explorá-lo, e é apenas uma das belezas que te aguardam aqui na ilha.

Ao nos visitar, você também irá se surpreender com nossas trilhas, nossos mirantes, nossas piscinas naturais e nossos povoados, que possuem um charme único e acolhedor.

E tudo isso pode estar mais perto de acontecer do que você imagina: quanto antes você começar a se planejar, mais rápido poderá desfrutar de experiências incríveis, que serão lembradas por toda a vida.

Tem dúvidas sobre por onde começar?

Siga essa dica: comece visitando o Blog da Ilha, onde poderá encontrar todas as dicas de que precisa para ter uma viagem impecável!

Se ficar com qualquer tipo de dúvida, inclusive sobre como chegar, sempre poderá chamar a equipe da Bahia Terra Turismo no WhatsApp para obter ajuda.


1.764 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

1764 visualizações

0 curtidas

0 comentário

Rio do Inferno em Boipeba: 6 atividades que você pode praticar

14/06/22

bottom of page