top of page

Comunidade Quilombola de Monte Alegre: conheça a nossa história

A Comunidade Quilombola de Monte Alegre está localizada na área central da Ilha de Boipeba e, definitivamente, está entre os principais passeios que devem ser feitos por aqui, principalmente se o objetivo do viajante é construir memórias para a vida toda.

A visita a esse quilombo, por sinal, é composta ainda por aprendizados e descobertas acerca da nossa história. Portanto, não deixe de fazê-la, durante sua viagem.

Nos tópicos abaixo, descubra mais detalhes sobre esse lugar de extrema importância para a ilha.

O que realmente é um quilombo

Oficialmente conhecida como Quilombo Vila Monte Alegre, a comunidade recebe, com frequência, os turistas que nos visitam.

Mas, antes de programar sua própria visita, que tal descobrir o que de fato caracteriza uma comunidade quilombola?

Eis a definição, que consta no artigo 2º do Decreto nº 4.887, de 2003, citado neste conteúdo do iPatrimônio:

“...grupos étnico-raciais, segundo critérios de auto-atribuição, com trajetória histórica própria, dotados de relações territoriais específicas, com presunção de ancestralidade negra relacionada com a resistência à opressão histórica sofrida.”

Ou seja: trata-se de um espaço de resistência e preservação da cultura e da histórica. E daí vem sua importância.

A importância da Comunidade Quilombola de Monte Alegre

Todo quilombo tem sua importância e, se tratando do Quilombo Monte Alegre, não seria diferente: era ali que os negros da região se refugiavam na época do Brasil Colônia.

Além disso, ainda hoje é realizado na comunidade um trabalho de preservação da história, da cultura e até mesmo do meio ambiente, considerando que a agricultura é a principal fonte de renda local.

Um exemplo disso são as aulas de capoeira que acontecem frequentemente e o envolvimento dos moradores em causas sociais benéficas para o quilombo em si e para a ilha.

Inclua o Quilombo Monte Alegre em sua visita à Boipeba

Por estar na área central de Boipeba, a Comunidade Quilombola de Monte Alegre é de fácil acesso para quem pretende visitá-la e aprender mais sobre o lugar.

E as descobertas feitas ali vão além de fatos históricos e da cultura local, envolvendo também o paladar: a galinha caipira de Monte Alegre é famosa em Boipeba, e não é exagero afirmar que prová-la durante a visita ao quilombo é praticamente uma obrigação, para quem deseja ter uma experiência completa.

Um fato interessante a respeito da comunidade é que, estando no coração da ilha, ela é a única das nossas vilas que não está pertinho do mar, ao contrário de Moreré e Cova da Onça.

E isso só torna a visita ainda mais interessante, uma vez que, ali, o mar dá lugar a belíssimas áreas verdes.

Planeje sua visita com uma agência especializada

Especializada no turismo na Ilha de Boipeba, a agência Bahia Terra Turismo auxilia no planejamento de centenas de turistas que nos visitam todos os anos, e tem as melhores informações para que sua visita à Comunidade Quilombola de Monte Alegre seja extremamente proveitosa.

Portanto, se você tem dúvidas sobre como chegar ao quilombo e quem procurar para aprender mais sobre a cultura local, por exemplo, converse com a equipe Bahia Terra pelo WhatsApp agora mesmo e comece a planejar a viagem mais enriquecedora da sua vida!


1.966 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

1966 visualizações

0 curtidas

0 comentário

Comunidade Quilombola de Monte Alegre: conheça a nossa história

09/03/22

bottom of page