top of page

Passeio cultural em Boipeba: nem tudo é praia!

Que tal curtir um passeio cultural em Boipeba, durante sua viagem para a ilha? Essa pode ser uma ideia um tanto inusitada, considerando que o forte desse destino são as paisagens paradisíacas e a forte conexão com a natureza.

Mas, acredite: o lado cultural da Ilha de Boipeba é riquíssimo, e aproveitá-lo tornará sua estadia aqui muito mais completa.

Quer alguns exemplos do que o destino oferece, nesse sentido?

Confira a seguir!

Exemplos de passeio cultural em Boipeba

Um lugar que tem suas raízes fincadas no período do descobrimento e da colonização, e que originalmente tinha, como seus habitantes, os índios Tupi-Guarani, Aimorés e Tupinambás, inevitavelmente possui uma grande riqueza não só histórica, mas também cultural.

Cada canto da Ilha de Boipeba é especial à sua maneira, por ainda guardar (e preservar) parte dessa riqueza.

Leia também: 11 passeios em Boipeba que poderá lembrar a vida toda

Dentre os lugares culturais mais tradicionais nesse sentido estão:

Igreja do Divino Espírito Santo de Velha Boipeba

Ícone da história de Boipeba, a Igreja do Divino Espírito Santo data de 1610, aproximadamente, e se mantém de pé até hoje.

Nela, é possível notar o trabalho arquitetônico dos jesuítas, cuja marca registrada é, entre outros elementos, o uso da planta em cruz latina.

A sacristia, localizada ao lado esquerdo do monumento, também é original da época de sua construção, o que ajuda a nos transportar para a época em que aqui havia uma aldeia jesuíta.

Vale ressaltar que a Festa do Divino Espírito Santo é um dos momentos em que a igreja mais recebe visitas.

Museu de Ossos do Tavinho

Um Museu de Ossos certamente faz qualquer turista querer deixar a Boipeba paradisíaca de lado por um momento, para conhecer mais da Boipeba cultural.

E é exatamente disso que se trata: um museu, localizado na região central, que é repleto de ossos de baleia e outros animais marinhos. Começou de modo tímido, idealizado por um pescador local, e hoje é considerado patrimônio cultural, e parada obrigatória para quem vem conhecer a ilha.

Conheça mais desse lado de Boipeba com o Tour Histórico e Cultural

Os exemplos acima são apenas amostras do que te aguarda por aqui, afinal, a cultura da região está presente em cada lugar da ilha.

A boa notícia é que, mesmo que sua estadia seja curta, é possível aproveitar ainda mais sua viagem, conhecendo os pontos culturais de mais destaque, por meio do City Tour histórico: um passeio cultural único em Boipeba, disponibilizado pela Bahia Terra Turismo.

Focado na Velha Boipeba, onde se concentra boa parte da riqueza histórica local, o passeio dura aproximadamente 3 horas, levando os participantes para os pontos turísticos citados acima e outros, no mínimo, curiosos.

Que tal conhecer o processo de fabricação artesanal da farinha de mandioca?

Ou, ainda, conhecer o local de produção do azeite de dendê, que atende toda a região de Boipeba?

E o que acharia de conhecer, também, as pessoas que fazem a cultura e a história da ilha serem tão especiais?

Tudo isso, e muito mais, é possível por meio de um único passeio! Você pode saber mais sobre ele e fazer sua reserva agora mesmo, no link abaixo:

69 visualizações0 comentário

69 visualizações

0 curtidas

0 comentário

Passeio cultural em Boipeba: nem tudo é praia!

17/02/22

bottom of page