Museu de Ossos do Tavinho em Boipeba
- Márcio Torres

- 22 de out. de 2025
- 3 min de leitura
O Museu dos Ossos em Boipeba é uma das paradas mais interessantes da ilha e não pode faltar no seu roteiro. Criado há mais de 40 anos por um pescador carismático conhecido como Mr. Cabeludo, o espaço reúne ossos de animais marinhos e histórias sobre a vida na ilha.
Continue lendo para descobrir detalhes importantes sobre a história do lugar e de seu criador, assim como onde fica e como chegar até lá.

Localização e como chegar ao Museu dos Ossos
O Museu dos Ossos fica na rua do Ribeirinho, uma pequena via próxima ao centro da Velha Boipeba. É fácil chegar caminhando da Praça Santo Antônio e o trajeto passa por casinhas charmosas, coqueiros e moradores muito simpáticos e acolhedores.
Para chegar à ilha, é possível ir de Salvador, Valença, Atracadouro Graciosa, Atracadouro Torrinhas, Morro de São Paulo, Barra Grande, e outros, combinando trechos de carro e lancha. Assim que estiver na Velha Boipeba, identifique a Praça Santo Antônio, seguindo em frente até uma pequena pracinha e bifurcação. Daí em diante, virando à esquerda, você já estará na Rua do Ribeirinho.
História e origem do Museu de Ossos do Tavinho

Tavinho, mais conhecido pelo apelido de Mr. Cabeludo, criou o museu há cerca de 45 anos, quando começou a recolher ossos de animais marinhos que aparecem nas praias da ilha.
Ele montou o acervo em sua própria casa, uma construção simples de pau-a-pique, estilo tradicional ainda comum em Boipeba.
Ao longo dos anos, o espaço virou ponto de encontro entre moradores e turistas, especialmente os interessados pela vida marinha.
Além de ser o criador e curador do museu, Tavinho também é um contador de histórias nato. Conversar com ele é uma ótima forma de descobrir detalhes sobre como Boipeba era antes de se tornar o destino turístico que é hoje.
O que se encontra no Museu dos Ossos
Quem visita o espaço encontra:
Acervo curioso e diverso
O Museu dos Ossos do Tavinho abriga uma vasta coleção de ossos de baleias, golfinhos, peixes, tartarugas e crustáceos. Há pequenos esqueletos de insetos e também estruturas enormes que ocupam uma grande parte do espaço. Cada peça foi encontrada nas praias ou doada por pescadores e moradores da ilha.
O acervo atrai muita curiosidade e encanta com os detalhes das peças expostas. É impossível não se impressionar com o tamanho das vértebras de baleias, ou com a beleza das conchas e carapaças menores.
Um passeio cheio de história

Mr. Cabeludo está sempre no museu, pronto para receber os visitantes e contar sobre os naufrágios, mudanças da vila e tradições dos pescadores locais.
O espaço foi reformado recentemente com a ajuda de moradores e turistas, por meio da campanha “Todos Juntos pela Reforma do Museu”. A iniciativa melhorou o ambiente tanto para o anfitrião, quanto para quem o visita, preservando um dos patrimônios culturais mais importantes da ilha.
Importância cultural e turística do Museu dos Ossos do Tavinho
Além de ser um incrível ponto turístico, o Museu dos Ossos é um símbolo da identidade cultural de Boipeba. Ele mostra a relação profunda que a comunidade tem com a natureza, especialmente o mar e suas criaturas.
Visitar o Museu dos Ossos em Boipeba é quase obrigatório aos os que viajam para a ilha. Então, agora que sabe disso, confira também um roteiro em Boipeba que fala de várias outras atividades imperdíveis para quem visita e busca experienciar o destino da melhor forma!



Comentários