top of page

Roteiro Boipeba: 7 atrações que não podem faltar na sua viagem

Se você está buscando informações para montar um roteiro para Boipeba não deixe de conferir o nosso post com dicas de atrações que você precisa conhecer nos seus dias pelo nosso paraíso baiano.

A Ilha de Boipeba atrai muitos turistas por suas belas praias e por manter um clima rústico. É um daqueles lugares para relaxar ao extremo e esquecer dos problemas. E mesmo com tanta tranquilidade, o destino possui uma diversificada lista de atividades para serem realizadas.

Para te ajudar a organizar a sua viagem e curtir ao máximo os seus dias na ilha, confira um roteiro de Boipeba que preparamos para você.

ilha de boipeba paisagem preservada
Paisagem preservada na Ilha de Boipeba

1. Passeio volta a ilha

O passeio de volta à Ilha é um dos mais famosos para um roteiro em Boipeba. Ele passa por diversos lugares lindos que só é possível conhecer de barco.

A duração desse passeio é cerca de 7 horas e costuma sair da praia da Boca da Barra por volta de 9h30.

transparencia impressionante piscinas naturais de morere boipeba
A transparência do mar nas piscinas naturais de Moreré impressiona

A primeira parada são as magníficas piscinas naturais de Moreré, que contam com águas calmas e deliciosas. Por lá, você encontrará bares flutuantes vendendo bebidas geladas para se refrescar.

Em seguida, é hora de conhecer a Praia de Bainema, uma das mais lindas atrações de Boipeba. Uma praia linda com vários coqueiros espalhados.

A próxima parada é a Ponta dos Castelhanos, uma praia onde ocorre o encontro do Rio Catu com o mar; e também onde são servidos os melhores pastéis com frutos-do-mar da ilha.

Depois de curtir essa praia o passeio segue para as Piscinas Naturais de Castelhanos, que tem tons esverdeados e transparentes.

piscinas naturais praia ponta dos castelhanos boipeba
Tom de verde claro nas piscinas naturais da Ponta dos Castelhanos

Após visitar tantos locais maravilhosos é hora da parada para almoço na Cova da Onça, um pequeno vilarejo que tem um restaurante que serve frutos-do-mar fresquinhos.

A última parada do passeio volta à ilha em Boipeba é no Portal das Ostras, um local onde você poderá ver um pouco mais sobre a produção e cultivo das ostras, e claro, saborear as iguarias. Dali também é possível ver um pôr do sol muito bonito.

2. Praia de Tassimirim + Praia de Cueira + Pôr do sol na praia da Boca a Barra

coqueiral incrivel praia da cueira boipeba
Coqueiral lindíssimo na praia da Cueira

A Praia de Tassimirim e a Praia da Cueira são bem próximas do centrinho da vila da Ilha de Boipeba, portanto é possível ir andando até elas ou até mesmo ir de quadri-táxi.

Ambas as praias são tranquilas na maré baixa e boas para passar o dia. Para almoçar, escolha a Praia da Cueira, onde fica o restaurante do Guido que serve as melhores lagostas da ilha.

No final da tarde, não deixe de incluir no seu roteiro para Boipeba um pôr do sol na praia da Boca da Barra, é lindíssimo visto dali.

praia de morere paraiso baiano
Quantas praias no Brasil se encontram preservadas assim? Moreré é um paraíso na Bahia

3. Praia de Moreré + Praia de Bainema

Para chegar tanto a Moreré quanto a Bainema você pode fazer uma caminhada na maré baixa, de aproximadamente 1 hora saindo da Velha Boipeba, ou ir de trator ou quadriciclo até Moreré.

A primeira parada é a Praia de Moreré, que tem águas quentinhas e um mar azul lindo. Você pode ficar em alguns dos restaurantes à beira da praia, que servem deliciosos petiscos e bebidas geladas bem de frente às águas azuis de Moreré.

Em seguida, é hora de conhecer a Praia de Bainema, ainda que você já tenha conhecido essa praia, no passeio volta a ilha de Boipeba vale a pena voltar e passar mais tempo por lá.

4. Curtir a Boca da Barra e a Vila + Ver o pôr do sol no Mirante da Pousada Céu de Boipeba

Além da praia Boca da Barra em que se encontram as águas do Rio do Inferno com o mar, a vila principal da ilha, a Velha Boipeba, é bem charmosa e vale a pena incluí-la no seu roteiro em Boipeba, se você não estiver hospedado nela.

É na Velha Boipeba que ficam muitos dos restaurantes, pousadas e comércio em geral. Além disso, você poderá conhecer a igrejinha da vila e comprar o artesanato local.

por do sol e vista sensacional no mirante da pousada o ceu de boipeba
Pôr do sol e vista sensacionais no mirante da pousada O Céu de Boipeba

No final da tarde, a nossa dica é ir ao mirante da Pousada Céu de Boipeba, que fica no alto da vila e proporciona uma vista belíssima do pôr do sol.

O local é um bar-restaurante aberto para não hóspedes e você precisa pagar uma taxa de entrada e realizar um consumo mínimo no local para acessar o mirante. Vale muito a pena conhecer e rende lindíssimas fotos.

5. Trilha para Ponta dos Castelhanos

Uma atividade bem diferente para incluir no seu roteiro em Boipeba é fazer uma trilha para a Praia de Ponta dos Castelhanos. O tempo de percurso é cerca de 2 a 3 horas de caminhada, passando pelo povoado de Monte Alegre e por locais com paisagens deslumbrantes.

Antes de chegar à praia, será preciso atravessar um manguezal. Por isso é importante que você esteja acompanhado de um guia para não se perder no meio do caminho.

passeio de caiaque manguezais boipeba
Passeio de caiaque pelos manguezais de Boipeba

Para fazer a trilha é preciso que a maré esteja baixa tanto na ida, quanto na volta. Portanto, se atente às condições da maré no dia que optar por fazer o percurso.

6. Caiaque pelos túneis de mangue + ver plâncton à noite

passeio de stand up paddle entardecer boipeba
Passeio de stand up paddle ao entardecer

Esse passeio de caiaque geralmente sai às 16 horas da praia da Boca da Barra e é preciso ir remando até o rio. No percurso, você passará por dois túneis diferentes, cercados por manguezais.

É possível ver o pôr do sol de dentro do caiaque e ao anoitecer você poderá ver plânctons luminosos no manguezal.

7. Praticar Stand Up

Paddle

O Stand Up Paddle é um dos esportes mais populares praticados na ilha e é uma das atrações de Boipeba que não podem faltar no seu roteiro.

Um dos lugares onde você mais vai ver muitas pranchas será o Rio da Piã, onde você consegue alugar o equipamento facilmente.

Enfim, espero que as nossas dicas tenham sido úteis para te ajudar no seu roteiro para Boipeba! Você vai adorar cada uma das experiências. E agora, veja nosso post com as melhores pousadas da ilha.

1.786 visualizações0 comentário

1786 visualizações

0 curtidas

0 comentário

Roteiro Boipeba: 7 atrações que não podem faltar na sua viagem

08/02/24

bottom of page