top of page

O que é mergulho de batismo e por que fazê-lo em Boipeba?

Não é exagero afirmar que existem dezenas de coisas para fazer na Ilha de Boipeba. E, entre tantas atividades incríveis, não poderíamos deixar de citar o mergulho de batismo.

Essa atividade tão específica, porém, desperta algumas dúvidas nos turistas que vêm nos visitar. E é justamente para responder a todas elas que criamos esse conteúdo.

Faça a leitura até o final, descubra do que realmente se trata esse mergulho e planeje-se para inseri-lo em sua visita a Boipeba.


mergulho batismo ilha de boipeba
Mergulho de batismo na Ilha de Boipeba

O que é um mergulho de batismo

Quando falamos de batismo, normalmente estamos nos referindo a “primeiras vezes”, a alguma iniciação ou algum similar. E no batismo de mergulho não é diferente.

Trata-se de uma prática de mergulho destinada exclusivamente a quem nunca mergulhou. Ou seja: para quem pretende ser batizado no esporte.

É durante o batismo que se conhece os equipamentos e que se aprende sobre os pontos básicos que qualquer pessoa deve dominar para conseguir se manter sob a água da forma mais confortável e segura possível.

Mas, não se engane:

Existe uma grande diferença entre o mergulho de batismo e o curso de mergulho.

Enquanto o primeiro é focado em realmente ensinar só o básico, para que uma pessoa possa ter sua primeira experiência mergulhando, o segundo é focado em realmente ensinar tudo de forma mais aprofundada.

E é por isso, inclusive, que somente o batismo não é suficiente para que um indivíduo ganhe o título de mergulhador. Tal título, ou, falando da forma correta, tal certificação, só pode ser obtida por meio de um curso.


mergulho batismo ilha de boipeba
Mergulho na Ilha de Boipeba

Uma ótima forma de descobrir se esse esporte é para você

Além de ser uma espécie de iniciação, o mergulho de batismo também é a melhor forma de você descobrir se realmente irá gostar do esporte.

Ele de fato funciona como uma amostra de tudo que um mergulhador pode ver e viver. Logo, você pode optar por ele ao invés de escolher fazer um curso.

Caso realmente goste da experiência e queira praticá-la mais vezes, aí sim será hora de se profissionalizar.

Mergulho de batismo em Boipeba: por que escolher a ilha para começar

Escolher fazer um mergulho de batismo em Boipeba é uma das melhores decisões que um amante da fauna e da flora marinha poderia tomar.

Afinal, estamos falando de um dos destinos de praia mais incríveis e preservados do Brasil, e do mundo!

Aqui, existe uma ampla quantidade de espécies marinhas, além de águas translúcidas que tornarão o primeiro contato com o esporte ainda mais especial.

A ilha conta com profissionais altamente capacitados, que cuidam de todos os detalhes do processo para que o batismo ocorra da forma esperada e que a experiência de cada participante seja inesquecível.

Conheça alguns detalhes:

  • As saídas ocorrem na Praia de Moreré;

  • A primeira etapa é composta por uma aula teórica, de 20 minutos;

  • Em seguida, há uma adaptação de 15 minutos, a 1 metro de profundidade;

  • A próxima etapa é o mergulho propriamente dito, que tem 40 minutos de duração;

  • A profundidade, nessa última etapa, é de até 8 metros.

E, o melhor: essa atividade, que dura, ao todo, de 1h30 a 2h00, pode ser planejada em família, uma vez que crianças de aproximadamente 10 anos já podem ser iniciadas no esporte por meio do batismo.

O mergulho em Boipeba, além do batismo

Como mencionado, aqui na ilha contamos com diversos profissionais experientes, que estão disponíveis para atender a qualquer pessoa que tenha interesse no mergulho de batismo.

O que não foi citado ainda, porém, é que esses profissionais também atendem quem já sabe mergulhar e pretende obter uma certificação. Ou mesmo quem ainda não teve um primeiro contato com o esporte, mas já sabe que irá querer praticá-lo diversas vezes, para adquirir mais autonomia, e por isso opta direto pelo curso.

Em outras palavras: ao escolher Boipeba, você pode tanto fazer o mergulho de batismo quanto ir direto para o curso.

E essa última opção sem dúvidas terá suas vantagens, uma vez que, se tornando um mergulhador, você poderá desbravar o mar a até 25 metros de profundidade, fazer um mergulho noturno e conhecer o famoso naufrágio Madre de Dios na Ponta de Castelhanos, que data de 1535.


mergulho batismo ilha de boipeba
Mergulho em Boipeba

A melhor época para mergulhar na Ilha de Boipeba

Boipeba estará o ano todo de braços abertos para te receber e te ajudar a despertar sua paixão pelo mergulho com cilindro.

Mas, quando se trata da prática desse esporte, existe um fator que determina como será a experiência, e esse fator é a visibilidade, que costuma não ser a ideal em alguns períodos.

A dica, portanto, é vir para a ilha entre os meses de novembro e abril, principalmente se optar por fazer um curso: nesse período, é possível mergulhar a uma profundidade de mais de 20 metros conseguindo ver tudo ao seu redor perfeitamente.

Ainda tem dúvidas, sobre o curso ou mesmo o mergulho de batismo ser para você?

Sem problemas!

A Ilha de Boipeba também é famosa pela experiência de mergulho com snorkel que oferece para os seus visitantes em pontos estratégicos, como as piscinas naturais de Moreré.

Essa é uma opção mais tranquila, quando comparada ao mergulho com cilindro, mas igualmente emocionante, principalmente para famílias que desejam compartilhar um momento especial. Afinal, é uma atividade perfeita para as crianças.

Planeje-se para mergulhar durante sua viagem para Boipeba

Agora que você já sabe que em Boipeba é possível praticar diversos tipos de mergulho, do mais básico ao mais avançado, é hora de começar a se planejar para praticar o esporte na ilha.

Para isso, é importante saber como chegar, quanto tempo ficar e em qual local se hospedar: para o mergulho de batismo, por exemplo, pode ser interessante se hospedar diretamente em Moreré, que é onde ocorrem as saídas.

Mas nada impede que você escolha outro local, principalmente se preferir algo mais tranquilo, como o mergulho com snorkel, que pode ser realizado em muitos pontos da ilha.

Independentemente de quais sejam suas escolhas,clique aqui para conhecer todas as dicas do Blog da Ilha e obter todas as informações de que precisa para planejar sua viagem perfeita!

31 visualizações0 comentário

コメント


31 visualizações

0 curtidas

0 comentário

O que é mergulho de batismo e por que fazê-lo em Boipeba?

22/08/22

bottom of page