top of page

Windsurf em Boipeba: pratique o esporte com segurança na ilha

Que tal considerar fazer windsurf em Boipeba? Essa é uma das inúmeras atividades que você pode fazer na ilha e, se esse esporte por si só já é incrível, quando praticado em nossas praias se torna ainda mais especial.

Mas, afinal, do que se trata o windsurf, e quais são suas principais características?

Continue a leitura desse artigo até o final para descobrir as respostas e entender por que a Ilha de Boipeba definitivamente é um ótimo destino para a prática dessa modalidade esportiva.

Entendendo do que se trata o windsurf

Em uma tradução livre, podemos dizer que a palavra windsurf se refere a algo como “surf no vento”, e isso não está muito longe do que o esporte consiste. Ele literalmente é realizado com o uso de uma prancha, de tamanho variável, que é acoplada a uma vela, de modo a usar o vento como principal elemento da prática.

Prática essa que, ao menos em um primeiro momento, é muito simples: basta que a pessoa se mantenha em pé sobre a prancha, segurando a barra horizontal que fica no meio da vela, usando o próprio corpo e o vento para determinar a direção a ser seguida.

Como qualquer outro esporte, porém, o windsurf, em Boipeba ou qualquer outro lugar, tem características que devem ser conhecidas.

Confira algumas delas:

Ele é diferente do kitesurf

Há quem confunda, sabia?

E, se esse é o seu caso, tenha em mente que o kitesurf, diferente do windsurf, utiliza uma espécie de pipa (kite) para “puxar” o praticante, fazendo-o deslizar, e até mesmo voar, sobre a água. Também há o uso de uma prancha, mas as práticas são bem diferentes.

É um esporte exigente

Esse esporte exige domínio corporal, afinal, é preciso usar o peso do corpo para que a prancha vá para a direção que se deseja, e também exige outras coisas: equilíbrio, senso de direção/orientação e força são algumas delas.

Lembrando que, quanto mais o praticante souber nadar, melhor.

Pode não ser tão calmo quanto parece

Nada impede que, ao praticar windsurf, você queira ficar somente planando sobre a água, principalmente se estiver fazendo aulas e iniciando nessa prática.

A “intensidade” do esporte dependerá de cada pessoa. Mas a ideia central é ganhar confiança para fazer saltos e acrobacias, que são influenciados diretamente pelo tamanho da prancha e da vela.

Pode ser praticado em diversos lugares

É possível praticar windsurf em Boipeba por conta das nossas praias, mas o esporte não precisa necessariamente ser praticado em água salgada.

Represas e lagoas, por exemplo, são ambientes igualmente propícios. Desde que, claro, o vento esteja nas condições ideais.

Exige o uso de alguns equipamentos

A segurança deve estar presente no windsurf. Inclusive, quando se trata de competição, existem regras específicas sobre esse quesito que devem ser seguidas à risca.

Mas não é porque você não estará competindo que não precisará se cuidar também, não é mesmo? Sendo assim, principalmente enquanto estiver aprendendo, não abra mão do uso de um colete salva-vidas.

E, se for se aventurar em águas mais frias em algum momento, utilize as roupas certas, emborrachadas, para não sofrer com a mudança de temperatura.

Fato interessante: o windsurf faz parte das Olimpíadas, o que não exige que você seja um atleta para praticá-lo.

É só estar no lugar certo, como a Ilha de Boipeba, e ter vontade de se divertir em nossas águas.


windsurfe Boipeba
windsurfe em Boipeba

Onde praticar windsurfe em Boipeba

Como mencionado acima, as praias da ilha possuem as características ideais para a prática desse esporte.

Algumas contam com águas mais calmas, perfeitas para quem busca aulas de windsurf em Boipeba, e outras possuem águas um pouco mais agitadas, com mais ondas, nas quais praticantes mais experientes podem tentar saltos e acrobacias.

Aliás, aqui vai outra informação importante: o esporte não precisa, necessariamente, ser praticado somente em água “plana”, sendo que muitos praticantes buscam justamente a presença de ondas, mesmo que pequenas, para se divertirem mais.

Windsurf além de Boipeba

E você sabia que, estando em Boipeba, também poderá ir até Garapuá para praticar esse esporte?

Trata-se de um destino vizinho ao nosso, e que muito se assemelha a uma vila de pescadores, considerando que a maioria de seus moradores vive da pesca. Um local bucólico, pouco explorado, que tem poucos habitantes e somente 2 quilômetros de orla, aproximadamente.

Ou, em outras palavras: um local igualmente perfeito para praticar windsurf nas piscinas naturais ou na lagoa, e fazer fotos e vídeos incríveis desse momento.

Que tal fazer um passeio no qual poderá ficar por aproximadamente 5 horas em Garapuá, praticando esse esporte e curtindo as paisagens únicas ao seu redor?


windsurfe na Ilha de Boipeba
windsurfe na Ilha de Boipeba

Boipeba além do windsurf

Além do windsurf, Boipeba também é o cenário perfeito para outros esportes e atividades que tornarão sua viagem muito mais divertida e rica em experiências.

Ao vir nos visitar você poderá, entre outras coisas:

  • passear a cavalo por nossa orla;

  • praticar flyboard;

  • mergulhar, com snorkel ou com cilindro;

  • fazer trilhas;

  • praticar futevôlei e, quem sabe, participar do nosso torneio anual;

  • passear de canoa havaiana;

  • fazer passeios de quadriciclo.

E então, qual dessas atividades mais chamou sua atenção?

Independentemente de sua resposta, tenha em mente que, estando na ilha, você poderá desfrutar de todas elas, desde que se planeje e crie um bom roteiro para sua viagem.

Quer ajuda para essa tarefa?

Visite o Blog da Ilha para conhecer todas as dicas sobre a Ilha de Boipeba, incluindo o que comer e onde se hospedar por aqui. E, se precisar de mais informações, ou mesmo de fazer reservas antecipadas para seus passeios ou para o seu transfer, conte com a Bahia Terra Turismo.

Somos especialistas em turismo na ilha, e diariamente ajudamos turistas de todos os lugares a terem as melhores experiências de viagem que poderiam ter.

Fale com a gente pelo WhatsApp para que possamos te ajudar também, e preocupe-se somente em fazer as malas e se preparar para viver momentos incríveis!


185 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

185 visualizações

0 curtidas

0 comentário

Windsurf em Boipeba: pratique o esporte com segurança na ilha

13/06/22

bottom of page