O flyboard é um esporte relativamente novo, que foi criado em 2011 e desembarcou nas águas brasileiras no ano seguinte. Desde então, porém, cada vez mais pessoas têm se interessado por ele e buscado por locais nos quais a prática já é comum entre moradores e turistas.
Esse também é o seu caso?
Se sim, continue a leitura deste artigo até o final para descobrir não só o que é flyboard, mas também onde praticá-lo no litoral brasileiro.
O que é o flyboard, afinal?
Se, nesse instante, você digitar “flyboard” nas buscas do Google, procurando pela tradução dessa palavra, encontrará, como resposta, algo como “prancha de voar”. E essa resposta não está muito longe do que o esporte realmente é, sabia?
Realmente revolucionário, o flyboard é, de fato, uma espécie de pequena prancha na qual se pode ficar em pé e voar sobre as águas.
É isso mesmo que você leu: o esporte ganhou fama justamente por “impulsionar” os flyboarders, como são chamados seus praticantes, a mais de 10 metros acima da água, como se eles realmente estivessem voando.
Como o flyboard funciona
O processo para que esse voo seja possível é muito simples: uma mangueira, de aproximadamente 15 metros ou mais, é acoplada a um jet-ski, de modo a usar a turbina do veículo como uma espécie de bomba d’água, que dá o impulso necessário para que a prancha ganhe altura.
O praticante do esporte, por sua vez, se mantém preso à prancha por meio de botas acopladas e, tendo o equilíbrio necessário, consegue não só se manter nas alturas, mas também controlar a direção para onde deseja ir.
Não é incrível?!
Mas, claro, existem algumas regrinhas de segurança que devem ser seguidas. Por exemplo:
a prática de flyboard só pode acontecer em local com 2 metros de profundidade ou mais;
é indispensável o uso de colete salva-vidas;
quanto mais justa for sua roupa, melhor (a prática pode ser feita de biquíni, sunga e etc);
é um esporte que não deve ser praticado por crianças, por pessoas que fizeram uso de álcool/entorpecentes nem por gestantes;
pessoas com problemas na coluna, nos joelhos ou problemas ortopédicos de forma geral precisam do aval de seus médicos para a prática.
Fato interessante: “flyboard” também é o nome do equipamento em si, utilizado no esporte.
Logo, ao ouvir ou ler essa palavra, ela pode estar se referindo tanto à prática em si, quanto ao equipamento do qual ela necessita.
Flyboard: onde fazer a prática no Brasil
Agora, vamos à informação mais esperada: as dicas de locais onde é possível praticar flyboard em solo brasileiro. Ou, melhor dizendo: em águas brasileiras.
Por necessitar de locais com pelo menos 2 metros de profundidade, esse esporte pode, tranquilamente, ser praticado em rios e lagos.
Mas é no litoral que ele mais ganha destaque!
Entre os destinos litorâneos nos quais ele se faz presente podemos citar:
São Sebastião / São Paulo;
Ilhabela / São Paulo;
Maceió / Alagoas;
Fortaleza / Ceará;
Rio de Janeiro / Rio de Janeiro;
Porto de Galinhas / Pernambuco;
Ilha de Boipeba / Bahia.
A prática de flyboard em Boipeba
Algumas pessoas podem se surpreender com o fato de que, na Ilha de Boipeba, também existe a prática de flyboard.
Afinal, em um destino conhecido por muitos por oferecer tranquilidade, pode ser inusitado encontrar um esporte tão radical como esse. Mas, por aqui, a conexão com a natureza e a diversão também são levadas a sério, e nada melhor do que oferecermos também esse atrativo para os turistas que nos visitam.
Muitas das nossas praias são propícias para a prática do esporte e, a partir do momento que “começa a voar”, cada praticante pode desfrutar de uma paisagem deslumbrante ao seu redor.
Pode ser até difícil manter a concentração e o equilíbrio, tamanha a beleza com a qual é possível se deparar!
Nossos instrutores, assim como nossos condutores e guias turísticos, são devidamente treinados e preparados, de modo a conhecerem os melhores lugares para te levar para praticar esse esporte único!
Outras dicas do que fazer na Ilha de Boipeba
E que tal, além do flyboard, colocar em seu roteiro outras atividades que te farão conhecer Boipeba por novos ângulos?
Algumas de nossas dicas, nesse sentido, são:
Mergulho
Tanto com snorkel quanto com cilindro, é possível mergulhar em nossas águas para apreciar a fauna marinha.
Essa é, por sinal, uma das práticas mais famosas por aqui.
Passeio de quadriciclo
Aqui em Boipeba não é permitida a circulação de carros, sabia?
Os quadriciclos são uns dos poucos veículos que podem circular na ilha, e são uma atração à parte quando o assunto é transporte! Com eles, você conhecerá muitos de nossos pontos turísticos com uma pequena dose de adrenalina.
Trilhas
E as caminhadas, claro, também são uma ótima forma de desbravar esse destino paradisíaco, principalmente quando feitas em meio às nossas trilhas.
A trilha de Moreré à Ponta dos Castelhanos, por sinal, é imperdível, e indicada para quem realmente quer se surpreender a cada passo.
Somente nela você terá: corredor de árvores, faixas de areia, passagem por um mangue e passeio de barco. Uma experiência visual, e sensorial, realmente única!
A Ilha de Boipeba te aguarda com grandes aventuras
E então: além do flyboard, o que mais você acrescentará em seu roteiro, para ter uma viagem repleta de passeios diferenciados?
Independentemente da sua resposta, lembre-se de que esse é o tipo de viagem que requer planejamento em diversos sentidos, principalmente no que diz respeito a como chegar, por se tratar de uma ilha.
Em relação a esse ponto, bem como em relação aos demais, como reserva de passeios, conte com a Bahia Terra Turismo para te ajudar!
Somos uma agência de turismo especializada em Boipeba, oferecemos o transfer ideal para que você chegue com conforto e praticidade até a sua hospedagem, tendo que se preocupar somente em relaxar e se divertir.
Converse com a nossa equipe pelo WhatsApp para obter mais informações sobre esse e outros serviços com os quais trabalhamos, e venha conhecer Boipeba o quanto antes!
Para ter “um gostinho” do que te aguarda, confira esse artigo com as melhores fotos da ilha.
Comments