top of page

Eco-friendly: saiba mais desse conceito que impera em Boipeba

Você já ouviu falar no conceito eco-friendly? Se refere a algo que visa minimizar os impactos no meio ambiente através de ações e posturas. Interessante, né? Então, continue lendo e saiba mais sobre esse conceito.

Eco-friendly pode ser um produto, um restaurante e até mesmo uma pousada. E hoje além do conceito, te apresentaremos algumas pousadas desse tipo.

O turismo sustentável vem crescendo nos últimos anos e o Brasil tem se destacado, oferecendo muitas opções de hospedagens eco friendly em diversas cidades, por exemplo, em Boipeba, que se destaca no assunto ecoturismo.

Para que uma hospedagem seja considerada eco-friendly, ela deve adotar formas de consumo e interação sustentáveis, de forma a causar o menor impacto ambiental possível.

Conforme podemos perceber nos últimos anos, os nossos recursos naturais são finitos e se não começarmos a preservá-los ou substituí-los, logo eles irão cessar. Por isso, é tão importante apoiar estabelecimentos que prezam pelo conceito eco friendly.

Mas não se engane! Apesar de toda questão ecológica envolvida, as hospedagens desse tipo podem ser bem luxuosas e confortáveis. Existem opções para todos os estilos de viajantes, desde as mais simples até as mais sofisticadas.

Conheça a seguir tudo sobre esse conceito e confira sugestões de pousadas eco-friendly em Boipeba.

O que é o conceito eco friendly?

A tradução de eco-friendly é "amigável ao meio ambiente", por isso, as pousadas que prezam por esse conceito possuem uma postura sustentável, ecológica e geralmente estão localizadas em meio a natureza. Sempre priorizando as ações necessárias para reduzir os impactos ambientais da construção e operação do local.

Confira algumas atitudes que as pousadas eco friendly têm, que ajudam no turismo sustentável:

  • O material utilizado para construção da pousada, geralmente, é local. Além disso, alguns locais optam por utilizar madeiras certificadas ou de reflorestamento.

  • A decoração é realizada por moradores locais, por exemplo, as pinturas nas paredes, muitos dos móveis e dos objetos no local.

  • O lixo é reciclado e algumas pousadas fazem compostagem com o resíduo orgânico. No caso de Boipeba, por ser uma ilha, a geração desenfreada de lixo é um grave problema, pois o descarte é mais precário.

  • As águas são reutilizadas para cuidar do jardim ou a limpeza de algumas áreas.

  • Prevalece o uso de energia renovável, como a energia solar.

  • Evitam o uso de plástico como copos, canudos, etc.

  • Optam por contratar funcionários nativos da região;

  • Oferecem alimentos orgânicos, produzidos por eles mesmo na sua horta, para os hóspedes no café da manhã.

Pousadas eco-friendly em Boipeba

Boipeba lidera quando o assunto é pousadas eco-friendly, a nossa região conta com várias do estilo e é referência em turismo sustentável.

Boipeba se destaca nas questões ambientais por ser uma ilha pequena cercada de natureza. Para preservar toda a beleza, são necessárias ações com o objetivo de reduzir os impactos ambientais negativos causados pelo homem. E nesse quesito algumas hospedagens da ilha mandam muito bem!

Confira a seguir algumas das melhores pousadas eco-friendly em Boipeba para se hospedar na sua visita à ilha baiana.

Eco Lodge Casa Bobo
Eco Lodge Casa Bobô

Eco Lodge Casa Bobô

A Eco Lodge Casa Bobô ficou em quinto lugar na lista das 10 hospedagens mais eco-friendly do planeta. E faz jus ao título, com confortáveis bangalôs localizados no alto de uma colina em meio a natureza e com vista para o mar. Tudo isso com muita responsabilidade ecológica.

A praia de Moreré está a poucos minutos de distância e, entre os seus diferenciais, a hospedagem oferece aula de Ioga diariamente.


Casa da Caroline morere
Casa da Caroline - Morere

Casa da Caroline

Mais uma pousada eco-friendly em Boipeba é a Casa da Caroline, que fica localizada sobre o mar de Moreré. Com 200 metros quadrados, a casa foi restaurada por um arquiteto que preza pela sustentabilidade. A madeira usada era certificada e foi instalado um aquecedor solar.

A aconchegante casa conta ainda com uma cozinha compacta e um enorme deck com vista para uma lagoa.


Pousada Casinha Amarela
Pousada Casinha Amarela Boipeba

Pousada Casinha Amarela

A Pousada Casinha Amarela está localizada em uma área em meio a mata atlântica na Ilha de Boipeba e ao mar, próximo ao cais. São apenas 3 chalés que oferecem o máximo de conforto aos hóspedes e contam com frigobar, sofá e mosquiteiro.

O café da manhã é o grande destaque, além de ser super saboroso e variado é 100% vegano!


Pousada dos Ventos de Morere
Pousada dos Ventos de Moreré

Pousada dos Ventos de Moreré

Outra pousada eco-friendly na ilha é a Ventos de Moreré, ela é literalmente pé na areia e oferece 6 bangalôs coloridos com varanda com vista para a bela Praia de Moreré. A propriedade conta com um estilo rústico, estrutura em eucalipto e energia solar.

Ainda que esteja em uma área cercada de mata nativa e tranquilidade, a apenas 20 metros da hospedagem encontram-se vários bares e restaurantes. Além disso, a própria pousada dispõe de um restaurante que serve várias delícias da culinária baiana.


Ceu de Boipeba
Céu de Boipeba

Céu de Boipeba

Por último, mas menos importante, temos a Pousada Céu de Boipeba, onde você poderá apreciar o pôr do sol mais incrível da ilha. Localizada no alto de um morro, você terá uma vista panorâmica do mar e dos rios que banham a ilha.

A pousada fica cercada de verde e é um refúgio para quem busca sossego durante a sua estadia em Boipeba. Aqui você encontrará quartos aconchegantes, terraço e redes.

A hospedagem conta com ainda um restaurante, que é aberto ao público, e é o local perfeito para apreciar o espetacular pôr do sol da ilha.

Esperamos que as pousadas eco-friendly que apresentamos tenham te agradado e torcemos para que cada vez mais, o conceito eco-friendly continue se espalhando por outros setores.

E se você é fã da natureza, precisa vir à Ilha de Boipeba. E para conferir o que você descobrirá por aqui, veja um post com as melhores trilhas que você encontrará na ilha.


99 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

99 visualizações

0 curtidas

0 comentário

Eco-friendly: saiba mais desse conceito que impera em Boipeba

03/06/22

bottom of page