Turismo sustentável: saiba o que é onde praticá-lo no Brasil

O turismo sustentável, embora extremamente importante, ainda é pouco conhecido por boa parte dos turistas que viajam pelo Brasil e pelo mundo. E, se você nunca ouviu falar sobre esse termo, está no artigo certo!

Tão importante quanto saber do que se trata esse “tipo” de turismo, é saber como e onde praticá-lo, e é sobre isso que você irá aprender nos tópicos a seguir.

Preparado para viajar de forma mais consciente e sustentável?

Vamos lá!

O que é turismo sustentável

Tendo sido definido em 1992, na Conferência das Nações Unidas Sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento, no Rio de Janeiro, o turismo sustentável nada mais é do que o turismo que foca na preservação do meio ambiente, das comunidades locais e da cultura local.

Além de, também, prezar pela diminuição dos impactos negativos nos âmbitos social, ambiental e econômico, no que diz respeito a cada destino visitado.

Essa, claro, é uma explicação resumida do termo. Mas note que, mesmo por meio dela, é possível perceber que o turismo sustentável vai muito além de não deixar lixo nas praias por onde passamos, por exemplo.

A sustentabilidade, nesse contexto, está ligada à preservação e manutenção de bens tangíveis e intangíveis, cabendo a cada turista fazer sua parte e cabendo, também, a cada destino impor regras e criar iniciativas para que essa preservação seja possível.


Turismo sustentavel - Ecoturismo
Turismo sustentável - Ecoturismo

Onde praticar o turismo sustentável no Brasil

O turismo sustentável está muito ligado ao ecoturismo, sabia?

E, no que diz respeito a ele, existem muitas dicas que você, como turista, pode e deve seguir, para levar mais sustentabilidade para suas viagens e para os destinos visitados.

Dicas como:

  • Não deixar lixo por onde passa;

  • Preferir consumir itens de produtores locais, ao invés de optar por lojas de grandes marcas que porventura existam no local visitado;

  • Conhecer a cultura do destino escolhido, se possível ajudando a divulgar informações sobre ela, de modo a valorizá-la.

Dicas bem simples, não é mesmo?

Mas, acredite: para muitas pessoas, essas simples iniciativas são um grande esforço. E é justamente esse tipo de mentalidade que o turismo sustentável busca mudar.

Cada uma dessas dicas pode ser colocada em prática em literalmente todo e qualquer lugar para onde você viajar.

E, no que diz respeito especificamente ao Brasil, caso você queira uma vivência mais imersiva no turismo sustentável, é possível viajar para três lugares incríveis, nos quais a prática se faz presente.

São eles:

Bonito (Mato Grosso do Sul)

A gestão pública de Bonito, no estado do Mato Grosso do Sul, leva a sustentabilidade a sério, não sendo à toa que esse destino é visto como referência no assunto, e eleito diversas vezes como a melhor escolha para quem quer praticar ecoturismo no Brasil.

Os ingressos para os atrativos, ali, funcionam no formato digital (ao menos em sua grande parte), e são acompanhados de outras iniciativas inteligentes, como o controle de número de pessoas em cada passeio e compartilhamento de transporte até os atrativos.

Tudo pensado para gerar o menor impacto possível no meio ambiente.

Fernando de Noronha (Pernambuco)

Pode ser que você já tenha ouvido falar na famosa taxa de preservação que todo turista deve pagar, ao chegar em Fernando de Noronha.

E essa é apenas uma das iniciativas de turismo sustentável que existem no local!

Além dela, também existe o chamado Plástico Zero, um decreto que, desde 2018, proíbe a entrada, circulação e comercialização de plásticos e similares nesse destino. Isso sem citarmos o Noronha Carbono Zero, que determina que, a partir de 2030, somente carros elétricos circulem por lá.

Ilha de Boipeba (Bahia)

A Ilha de Boipeba é considerada um dos destinos mais paradisíacos do Brasil. E isso só é possível por conta das iniciativas que foram (e continuam sendo) adotadas pela gestão pública, de modo a preservar as belezas e a cultura desse destino.

Reconhecida como uma APA (Área de Proteção Ambiental), Boipeba não permite a circulação de veículos automotores e, já há algum tempo, também aderiu à proibição de consumo e venda de garrafas não retornáveis.

Por aqui, os turistas podem fazer seus passeios a pé, até mesmo como forma de aproveitarem cada atrativo e cada praia com mais calma, de quadriciclo ou mesmo com o famoso trator bus, que comporta mais de duas pessoas até diversos pontos de interesses.


Turismo sustentavel Utilizar servicos locais
Turismo sustentável - Utilizar serviços locais

Turismo sustentável em Boipeba: o que mais você precisa saber

Adotando medidas como as citadas acima, e tendo conseguido, no decorrer de todos esses anos, preservar suas belezas e as características que a transformam num destino único, Boipeba é referência em turismo sustentável no Brasil.

E, escolhendo fazer uma visita à ilha, você perceberá que as preocupações com a sustentabilidade vão muito além do que já foi mencionado até aqui.

O convívio com os moradores locais, por exemplo, que inclui comunidades de pescadores e comunidades quilombolas, é uma verdadeira aula de história e cultura para qualquer turista que esteja aberto a aprender e vivenciar Boipeba com tudo que ela tem a oferecer.

Trata-se de uma forma de manter vivas as características que fazem a ilha ser o que ela é, e de ensinar cada visitante a preservá-las.

Viva essa experiência você também!

Em sua vinda para a Ilha de Boipeba você também pode vivenciar uma experiência completa de turismo sustentável, com a ajuda da Bahia Terra Turismo.

Nosso trabalho é focado em te ajudar a ter a viagem mais incrível da sua vida e, também, preservar as comunidades locais, bem como o meio ambiente que as cerca. E é por isso que oferecemos experiências verdadeiramente imersivas para nossos clientes.

Mesmo antes de chegar, você terá o nosso apoio para conhecer nossas praias e, também, para ir muito além, visitando nossos vilarejos, convivendo com os moradores da ilha e aprendendo tudo o que puder sobre a fauna e a flora que embelezam Boipeba.

Comece a planejar sua viagem hoje mesmo!

Visite oBlog da Ilha para ter acesso às dicas que farão total diferença em seu planejamento e, se tiver qualquer tipo de dúvida,converse com a equipe Bahia Terra Turismo pelo WhatsApp.

16 visualizações0 comentário

16 visualizações

0 curtidas

0 comentário

Turismo sustentável: saiba o que é onde praticá-lo no Brasil

28/04/22