top of page

Ecoturismo marinho em Boipeba: Conheça essa tendência

Descubra os pontos turísticos da ilha, porém com o foco no ecoturismo marinho, que está crescendo cada vez mais.

Que em Boipeba há diversos locais para frequentar, todo mundo sabe. Porém, há uma maneira “diferente” de conhecer a ilha, que está crescendo de “vento e popa”, o ecoturismo marinho. Saiba como desfrutar deste lugar único de forma totalmente “green” e “blue”!

O que é Ecoturismo?

Para contextualizar, o ecoturismo nada mais é do que visitar locais que são totalmente voltados para o que este oferece de forma natural: paisagens, mares, vegetação e demais aspectos ambientais que tenham muito pouco ou nada de intervenção humana.

Nesse sentido, o ecoturismo marinho é exatamente desfrutar dessa natureza, porém, aquela que se encontra no mar.

Na ilha de Boipeba temos diversos locais que se enquadram na definição de ecoturismo marinho e simultaneamente, também oferecem estrutura para os seus turistas, sempre buscando a preservação do ambiente. Saiba quais são a seguir:


Ecoturismo Marinho
Ecoturismo Marinho - Piscinas Naturais

Piscinas naturais de Moreré

Um dos passeios mais buscados por quem visita Boipeba e não por acaso. Ao desfrutar das piscinas naturais de Moreré, você está em contato com a vida marinha do lugar. Apenas é válido lembrar que para ter acesso às piscinas naturais, é necessário tomar uma lancha.

Você pode usufruir deste ponto turístico de várias formas: caiaque, stand up paddle e mergulho esportivo. No último citado, a interação com os peixes que habitam Moreré é ainda maior. Para completar, recifes ao redor embelezam ainda mais as piscinas naturais.


Fenômeno de Bioluminescência Boipeba
Fenômeno de Bioluminescência

Fenômeno de Bioluminescência

Primeiro, vamos explicar o seu significado. A bioluminescência é a emissão de luz gerada por organismos vivos. O exemplo mais famoso é obviamente, o do vaga-lume, porém há outras espécies como fungos, bactérias, plânctons e até peixes que podem realizar esse fenômeno.

Apesar de ser muito bonito de observar, como tudo no reino animal, este “recurso” tem uma utilidade de sobrevivência. Além de reprodução, estes seres se comunicam e atraem presas para se alimentar.

Em Boipeba, ocorre precisamente no Rio do Inferno e claro durante o período da noite. O passeio é realizado de caiaque, no qual você irá presenciar a belíssima imagem que estes animais reproduzem lentamente.



Stand up paddle e mergulho esportivo

Duas práticas que estão crescendo lentamente no Brasil, porém, são praticadas com frequência, tanto em Boipeba quanto em Morro de São Paulo. Como dito brevemente antes, em Moreré é comum utilizar os dois.

Entretanto, outras praias em Boipeba também tem “o cenário propício” para fazer esses passeios. Em Outeiro, por exemplo, suas águas calmas são perfeitas para realizar ambos, lembrando que nesta praia, há piscinas naturais.

Seguindo o exemplo do último ponto turístico, Tassimirim também é outra ótima opção, pelo mesmo motivo. A tranquilidade das águas permite aos turistas realizarem estes passeios. Um detalhe interessante é que nesta praia há desova de tartarugas marinhas.


Ecoturismo Marinho - canoa no mangue Boipeba
Ecoturismo Marinho - canoa no mangue

Andar de canoa no manguezal

No fim da praia da Cueira, está o Rio Oritibe. Nele, há um manguezal, onde é possível realizar este trajeto de canoa. Além deste estar em contato com este tipo de ambiente, o turista também irá conhecer quais tipos de vida animal que habitam o lugar.

Gostou do ecoturismo marinho de Boipeba? Quer saber mais sobre a nossa ilha? Então confira 7 atrações que não podem faltar na sua viagem!

184 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

184 visualizações

0 curtidas

0 comentário

Ecoturismo marinho em Boipeba: Conheça essa tendência

18/02/22

bottom of page