Bioluminescência: onde encontrar esse fenômeno
- Márcio Torres

- 22 de out.
- 4 min de leitura
Se você nunca ouviu falar em bioluminescência, prepare-se para conhecer tudo sobre esse fenômeno e descobrir onde você pode encontrá-lo no Brasil e no mundo! E ainda praticando o turismo sustentável, que é comum nos destinos que possuem esse fenômeno.
Um dos lugares onde você pode observar esse incrível fenômeno em solos brasileiros, é na belíssima ilha de Boipeba. Continue lendo e confira tudo sobre a bioluminescência!

O que é o fenômeno da Bioluminescência
A bioluminescência consiste em uma emissão de luz natural de organismos vivos, que acontece devido à reações biológicas de calor e oxigênio. Um dos exemplos mais comuns são os vaga-lumes. No entanto, existem várias outras espécies de animais que você pode ver brilhando por aí no escuro.
Algumas algas, bactérias, fungos, algas, plânctons, moluscos e até certos peixes emitem luz, cujas cores emitidas podem variar entre azul, verde (mais comuns) ou até mesmo vermelho.

A função da bioluminescência, além de iluminar ambientes escuros, também é uma forma dos seres se comunicarem, se reproduzirem e usarem dessa característica para atrair presas.
Eles também apresentam importância para os seres humanos, já que podem ser usados para aplicação médica. As enzimas produzidas no processo são utilizadas para realizar a detecção e monitoramento de tumores, por exemplo.
Além disso, alguns pesquisadores estudam uma forma de usar a bioluminescência em árvores, para que elas brilhem no escuro. Dessa forma, teríamos uma iluminação natural que permita a economia de energia.
Onde a bioluminescência pode ser encontrada no Brasil e no mundo
Você pode conhecer a bioluminescência no Brasil e no mundo mediante um tour pelas regiões onde ela ocorre. Geralmente agências realizam passeios de caiaques, trilhas ou até mergulho em locais onde você pode encontrar espécies que naturalmente brilham no escuro.
É possível encontrar essa experiência em locais como praias, rios, lagos, cavernas e em outros lugares ao redor do mundo, inclusive no Brasil!
Bioluminescência no Brasil
Confira a seguir os locais onde você pode ver algas bioluminescentes no brasil e outros fenômenos de bioluminescência:
Ilha de Boipeba, BA
Em Boipeba você pode vivenciar o fenômeno das algas bioluminescentes em passeios guiados pelo Rio do Inferno. Nesses passeios você pode observar a etérea luz azul emanando das águas, o que torna a experiência um verdadeiro espetáculo de magia.

Piauí
No Piauí, pesquisadores descobriram espécies de fungos e insetos bioluminescentes. Além disso, também foi descoberto nesse estado o maior cogumelo luminoso do Brasil.
Sul e Sudeste do Brasil
No litoral do sul e sudeste do Brasil podem ser encontradas espécies de bactérias bioluminescentes. Alguns locais são: Imbé e Tramandaí (RS), Ilha do Mel (PR), Ilha do Cardoso (SP), Praia do Embaré (SP).
Amazonas
Na Amazônia é possível encontrar fungos bioluminescentes na Reserva Ducke, que fica localizada no meio da floresta amazônica.
Iporanga, SP
Em Iporanga, que fica localizada no Vale da Ribeira, a cerca de 320 km da capital paulista, existem espécies de fungos bioluminescentes em meio à Mata Atlântica no Petar (Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira).
É possível realizar passeios noturnos guiados para apreciar o fenômeno, sendo necessário realizar um agendamento prévio em algum dos roteiros pré-determinados do Petar.
Parque Nacional das Emas, GO
O Parque das Emas fica no estado de Goiás e é possível encontrar larvas de vaga-lumes luminescentes em meio à natureza.
Para conhecê-los, você precisa realizar a retirada dos ingressos previamente nos Centros de Atendimento ao Turista (CATs), na cidade de Mineiros, ou em agências de viagem.
Bioluminescência no mundo
Okayama, Japão
No Japão a bioluminescência vem de pequenos crustáceos. Eles serviram para ajudar soldados durante a II Guerra Mundial, para que pudessem enxergar os mapas à noite.
Luminous Lagoon, Jamaica
Aqui você observará a bioluminescência acontecendo nas águas do mar. Os passeios levam os turistas em barco, um programa bem animado com muita música e drinks para apreciar as águas brilhantes.
Califórnia, Estados Unidos
Na Costa Oeste dos Estados Unidades você poderá constatar os plânctons bioluminescentes no Oceano Pacífico. O lugar mais comum para ver é na cidade de San Diego.
Ilha de Vaadhoo, Maldivas
Nas Maldivas ocorre o fenômeno nas praias da Ilha de Vaadhoo, graças a um fitoplâncton que emite luz nas águas do mar. O cenário é tão majestoso que o local é chamado de “mar de estrelas”.
Baía Mosquito, Porto Rico
Em Porto Rico é onde tem a baía com maior bioluminescência natural do mundo segundo o Livro dos Recordes. Por lá, o fitoplâncton brilhante domina a Baía Mosquito.
País de Gales
Nesse país europeu você pode apreciar o efeito da bioluminescência em plânctons na praia de Aberavon Beach.
Bali, Indonesia
Bali fica ainda mais atrativa com os seus plânctons bioluminescentes. É possível até mesmo nadar e fazer mergulhos onde eles ficam para ter uma experiência ainda mais inesquecível.
Austrália
A Austrália também tem vários plânctons que brilham! Eles podem ser encontrados em Jervis Bay ou no Lago Gippsland.
Cavernas de Waitomo, Nova Zelândia
Aqui você poderá apreciar os seres bioluminescentes em cavernas! O fenômeno acontece na Caverna do Glowworm, localizada na cidade de Waitomo, na Nova Zelândia. Como o próprio nome da caverna já diz, lá tem larvas de insetos que brilham no escuro para atrair suas presas.
Como ver o fenômeno de Bioluminescência em Boipeba
Em Boipeba há passeios pelos que é possível observar o fenômeno da Bioluminescência. São diversas opções para aproveitar o melhor do momento, como canoa, stand up paddle e caiaque.
A atividade é indicada para pessoas de todas as idades e até para quem não sabe nadar, pois coletes salva-vidas são oferecidos nos passeios.
Agora que você já sabe tudo sobre bioluminescência, confira mais detalhes sobre a bioluminescência em Boipeba e saiba mais a fundo como ocorre o fenômeno na ilha!




Comentários