top of page

Bioluminescência: Onde encontrar esse fenômeno no Brasil?

Se você nunca ouviu falar em bioluminescência, prepare-se para conhecer tudo sobre esse fenômeno e descobrir onde você pode encontrá-lo no Brasil e no mundo!

Você sabia que um dos lugares onde você poderá observar esse incrível fenômeno em solos brasileiros é aqui na nossa bela Boipeba?

Continue lendo e confira tudo sobre bioluminescência!

O que é o fenômeno de Bioluminescência?

A bioluminescência é basicamente uma emissão de luz por organismos vivos devido a reações de calor e oxigênio. Um dos exemplos mais comuns são os vaga-lumes. No entanto, existem várias outras espécies de animais que você poderá, literalmente, ver brilhando por aí no escuro.


Algumas bactérias, fungos, algas, plânctons, moluscos e até certos peixes emitem luz. As luzes emitidas podem variar entre azul, verde (mais comuns) ou até vermelho.

Pouco se fala da função da bioluminescência, que não é somente iluminar ambientes escuros, mas também serve para que os seres vivos se comuniquem, se reproduzam e usem dessa característica para atrair presas.


E sabia que eles apresentam importância também para os seres humanos? Isso porque podem ser usados para aplicação médica! As enzimas produzidas no processo são utilizadas para realizar a detecção e monitoramento de tumores, por exemplo, câncer.

Além disso, alguns pesquisadores estudam uma forma de usar a bioluminescência em árvores, para que elas brilhem no escuro. Ou seja, seria uma iluminação natural e uma forma de economizar energia.


Agora você deve estar se perguntando onde você pode observar a bioluminescência, certo? Além de Boipeba, você poderá apreciar esse espetáculo de outros locais. Confira.

Onde ele pode ser encontrado no Brasil e no mundo?

Você pode conhecer o fenômeno no Brasil através de um tour de bioluminescência nas regiões onde ele ocorre. Geralmente agências realizam passeios de caiaques, trilhas ou até mergulho em locais onde você poderá encontrar espécies que naturalmente brilham no escuro.


É possível encontrar essa experiência em locais como praias, rios, lagos, cavernas e em outros lugares ao redor do mundo, e inclusive no Brasil.

Confira abaixo os locais onde você poderá ver a bioluminescência no Brasil e no mundo.

Bioluminescência no Brasil


Boipeba, BA

Em Boipeba você poderá vivenciar o fenômeno em um passeio noturno guiado pelo rio, que entra em um túnel dentro do manguezal. Nesse passeio você poderá observar diversas espécies brilhando no escuro.


Piauí

No Piauí, pesquisadores descobriram espécies de fungos e insetos bioluminescentes. Além disso, foi descoberto, nesse estado, o maior cogumelo luminoso do Brasil.


Sul e Sudeste do Brasil

No litoral do sul e sudeste do Brasil podem ser encontradas espécies de bactérias bioluminescentes. Alguns locais são: Imbé e Tramandaí (RS), Ilha do Mel (PR), Ilha do Cardoso (SP), Praia do Embaré (SP).


Amazonas

Na Amazônia é possível encontrar fungos bioluminescentes na Reserva Ducke, que fica localizada no meio da floresta amazônica.


Iporanga, SP

Em Iporanga, que fica localizada no Vale da Ribeira, a cerca de 320 km da capital paulista, existem espécies de fungos bioluminescentes em meio a Mata Atlântica no Petar (Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira).

É possível realizar passeios noturnos guiados para apreciar o fenômeno. É preciso realizar um agendamento prévio em algum dos roteiros pré-determinados do Petar.


Parque Nacional das Emas, GO

O Parque das Emas fica no estado de Goiás e é possível encontrar larvas de vaga-lumes luminescentes em meio a natureza.

Para conhecê-los você precisa realizar a retirada dos ingressos previamente nos Centros de Atendimento ao Turista (CATs), na cidade de Mineiros, ou em agências de viagem.


Bioluminescência no mundo


Okayama, Japão

No Japão a bioluminescência vem de pequenos crustáceos. Eles serviram para ajudar soldados durante a II Guerra Mundial, para que pudessem enxergar os mapas à noite.


Luminous Lagoon, Jamaica

Aqui você observará a bioluminescência acontecendo nas águas do mar. Os passeios levam os turistas em barco, um programa bem animado com muita música e drinks para apreciar as águas brilhantes.


Califórnia, Estados Unidos

Na Costa Oeste dos Estados Unidades você poderá constatar os plânctons bioluminescentes no Oceano Pacífico. O lugar mais comum para ver é na cidade de San Diego.


Ilha de Vaadhoo, Maldivas

Nas Maldivas ocorre o fenômeno nas praias da Ilha de Vaadhoo, graças a um fitoplâncton que emite luz nas águas do mar. Tudo fica tão incrível que o local é chamado de “mar de estrelas”.


Baía Mosquito, Porto Rico

Em Porto Rico é onde tem a baía com maior bioluminescência natural do mundo segundo o Livro dos Recordes. Por lá, o fitoplâncton brilhante domina a Baía Mosquito.


País de Gales

Nesse país europeu você poderá apreciar o efeito da bioluminescência em plânctons na praia de Aberavon Beach.


Bali, Indonesia

Bali fica ainda mais atrativa com os seus plânctons bioluminescentes. É possível até mesmo nadar e fazer mergulhos onde eles ficam para ter uma experiência ainda mais inesquecível.


Austrália

A Austrália também tem vários plânctons que brilham! Eles podem ser encontrados em Jervis Bay ou no Lago Gippsland.


Cavernas de Waitomo, Nova Zelândia

Aqui você poderá apreciar os seres bioluminescentes em cavernas! Na Caverna de Glowworm, na cidade de Waitomo, na Nova Zelândia, acontece o fenômeno em larvas de insetos que brilham no escuro para atrair suas presas.


Como ver o fenômeno de Bioluminescência em Boipeba?


Em Boipeba são oferecidos passeios noturnos de caiaque para você realizar um tour de Bioluminescência. É preciso ter um pouco de preparo físico, pois você precisa remar e nem sempre a maré estará a favor.

O passeio inicia-se subindo o rio durante a noite, onde você poderá ir observando as estrelas e a lua. Depois você entrará em um túnel dentro do manguezal para vivenciar o fenômeno da Bioluminescência.


Cabe ressaltar, que tudo dependerá da tábua de marés e das condições climáticas.

A atividade é indicada para pessoas de todas as idades e até para quem não sabe nadar, pois, coletes salva-vidas são oferecidos nos passeios.

Uma dica é ir com camisa de manga comprida e levar repelente, pois nesse horário os borrachudos costumam atacar.

Enfim, agora que você já sabe tudo sobre bioluminescência conheça outro passeio top de Boipeba: o passeio de volta à ilha e confira as belas paisagens da nossa região.


19.309 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

19309 visualizações

1 curtidas

0 comentário

Bioluminescência: Onde encontrar esse fenômeno no Brasil?

11/01/22

bottom of page