top of page

Mergulho com snorkel: tudo sobre a prática e os melhores lugares

Quando visitamos determinados locais turísticos, especialmente os litorâneos, é muito comum que tenhamos a curiosidade e a vontade de nos aproximarmos da vida marinha. Nesse caso, o mergulho com snorkel vem se tornando cada vez mais comum, sendo uma atividade divertida e interessante para qualquer pessoa.

Por isso, se você adora nadar e gosta de atrações turísticas ligadas ao meio ambiente e a preservação, muito provavelmente a experiência lhe renderá memórias incríveis, sendo possível, inclusive, que você aproveite o momento junto às pessoas que você ama.

Quer saber mais? Então, continue a leitura!

O que é o mergulho com snorkel

A prática de mergulho com senorkel pertence à categoria de mergulho livre, onde o interessado terá o auxílio de equipamentos simples, sendo eles: nadadeiras, máscara de mergulho e snorkel, que consiste em um tubo de 35 a 45 cm de comprimento.

Diferentemente do mergulho em apneia, que também faz parte da categoria mencionada, o praticante terá o auxílio do tubo para coletar o oxigênio próximo à superfície.

Algumas pessoas podem confundir esse tipo de mergulho com o autônomo. Mas, é preciso mencionar que o snorkel é totalmente diferente da atividade que necessita do cilindro de ar para respirar. Aliás, a modalidade do mergulho com snorkel acaba sendo mais simples, o que permite que até mesmo pessoas sem experiência possam aproveitar.

Dicas para praticar a atividade com segurança

Em resumo, o snorkel permite que o praticante visualize, através da máscara, a vida marinha presente no local. Muitas vezes, as pessoas mais experientes conseguem unir o mergulho em apneia com o mergulho com snorkel, o que permite que estas possam ir até mais fundo, conforme os limites do seu corpo.

Mas, na maioria das vezes, a depender do local em que você pratica a atividade, é comum poder observar corais e diferentes tipos de peixes mesmo no raso.

No caso, se você não pretende nadar em profundidades em que o snorkel não alcance a superfície, existem locais específicos que falaremos mais adiante, sendo que estes facilitam a visibilidade e a promoção da segurança no passeio, o que é perfeito para iniciantes.

Existem técnicas diversas para fazer o mergulho com snorkel. Contudo, de forma geral, você só precisa manter o tubo na boca enquanto o mesmo está fora da água. Caso você mergulhar demais e entrar água no tubo, basta voltar até a superfície e assoprar.

As nadadeiras não são um item obrigatório para todos. Afinal, muitas vezes você estará usando o snorkel no raso. Mas, se a intenção é realmente nadar e mergulhar, o equipamento pode ajudar, evitando que você afaste os peixes devido ao barulho, trazendo também mais conforto.

Como comprar o primeiro snorkel

Existem variados modelos de snorkel, sendo que, atualmente, alguns deles já possuem tecnologias diversas para evitar problemas, como a entrada de água no tubo. Se você quer ter seu próprio equipamento para as suas férias, a dica é realmente fazer comparativos entre o custo-benefício e a qualidade do produto ofertado.

Nesse caso, existem snorkels com tecnologia chamada "quebra onda", o que pode ser muito útil se você pretende mergulhar em alto mar, onde pode existir a possibilidade de entrar em contato com águas mais agitadas. Lembrando que isso não é indicado para iniciantes.

Também é importante considerar o tamanho do snorkel, pois existem modelos para crianças e outros que servem para variadas pessoas, com tamanhos adaptáveis.

Outro ponto interessante é o equipamento com válvula de descarga, sendo que este pode eliminar a água presente no tubo.

Por fim, também deve-se considerar o tamanho do tubo e do bocal. O comprimento pode variar entre 35 a 45 cm, sendo que os tamanhos maiores são ideais para quem pretende ir mais fundo. Já o bocal deve ser confortável e maleável, o que irá evitar que este machuque a boca do praticante.

Mesmo que você prefira fechar passeios com agências que forneçam o equipamento e aulas práticas, por ser algo de uso extremamente pessoal, se possível, vale a pena investir em um kit snorkel, já que assim você poderá fazer suas próprias considerações e adquirir um modelo realmente compatível com sua necessidade.

Melhores pontos para a prática

O mergulho com snorkel pode ser praticado em diversos ambientes aquáticos, o que vai variar conforme o gosto individual, como também da experiência do praticante. O ideal para iniciantes é que o mergulho aconteça em águas rasas, já que assim os riscos são menores, o que garante mais segurança e tranquilidade para o momento.

A dica é realmente explorar regiões em que uma rica vida marinha esteja presente. Por exemplo, as piscinas naturais de Boipeba são uma excelente opção, já que nelas é possível observar corais, algas e espécies de peixes, sem que para isso seja necessário ir muito fundo.

Por outro lado, se você prefere mergulhar com snorkel em alto mar, procure ficar sempre atento às correntes de água e as embarcações. Lembrando que as águas mais calmas e cristalinas serão sempre as mais indicadas para que você consiga ter maior visibilidade e possa evitar ondas que atrapalham o seu relaxamento.

Planeje a sua viagem com atividades diferentes!

Fazer atividades diferentes durante uma viagem, enriquecem ainda mais a experiência e agora que você já conhece todas as informações sobre o mergulho com snorkel, certamente você poderá aproveitar ainda mais o momento com a vida marinha.

Para que você faça tudo com a maior segurança, é importante seguir algumas dicas fundamentais.

  • Em primeiro lugar, evite ficar nervoso e pensar em situações negativas. A prática foi feita para que você relaxe, o que pode fazer bem para seu corpo e sua mente.

  • Além disso, caso você encontre espécies diferentes na água, independente de quais sejam elas, não tente tocá-las, pois isso garante proteção a você e ao ser vivo.

  • Por último, não deixe de aplicar protetor solar antes de se expor ao sol. Muitas vezes os praticantes tendem a ficar muito tempo embaixo da água, o que ocasiona queimaduras na pele quando não há o devido cuidado.

Gostou? Então agora, veja agora o próximo artigo, onde você poderá conhecer 3 coisas que você aprende após uma viagem para Boipeba e se anime para conhecer o destino que tem ótimos lugares para praticar o mergulho com snorkel!

31 visualizações0 comentário

תגובות


31 visualizações

0 curtidas

0 comentário

Mergulho com snorkel: tudo sobre a prática e os melhores lugares

30/12/22

bottom of page