top of page

Mala ou mochila para viagem: qual é melhor?

Em dúvida se levar mochila ou mala para viagem? Continue lendo e confira as nossas dicas, além das vantagens e desvantagens de cada tipo de bagagem.

A escolha final dependerá de vários fatores, como as suas preferências individuais, o destino a ser visitado, o tempo da viagem, a forma de deslocamento utilizada, a estrutura do destino, entre outros.

Veja a seguir qual a melhor escolha de acordo com o tipo de viagem e quais os prós e contras de escolher uma mala ou mochila.

Duração da viagem

Antes de escolher levar mochila ou mala para uma viagem, é preciso levar em conta o tempo de duração da viagem.

Por exemplo, se for uma viagem pequena como em um feriado, você pode optar por qualquer uma das opções.

No entanto, caso seja uma viagem longa, de vários dias ou até meses, visitando mais de um destino, vale a pena apostar na mochila, que também é conhecida por muitos viajantes como o famoso mochilão. Ela será bem mais cômoda para carregar que uma mala.

Tipos e quantidade de destinos a serem visitados

Se você for viajar para vários destinos, com um clima completamente diferente um do outro, é preciso levar mais roupas que o normal. Por isso, nesses casos, entre mala ou mochila, o ideal é optar por uma mala de até 23 kg para despachar.

Mas caso você esteja viajando no estilo mochilão e minimalista, com pretensão de levar o mínimo possível de itens, um mochilão atende.

Além disso, se você for visitar várias cidades na mesma viagem, é preciso considerar que carregar uma mochila é bem mais prático que ficar "arrastando" uma mala.

É preciso considerar ainda o meio de transporte utilizado entre uma cidade e outra. Se for ônibus ou metrô, por exemplo, o mochilão sai ganhando mais uma vez pela praticidade. No entanto, caso vá utilizar somente carro ou táxi, a mala é a melhor escolha.

Por fim, dependendo do destino escolhido, ir com uma mala de rodinhas é quase impossível. Em lugares com ruas de pedras, com muitas escadas e areia — que é o caso da Ilha de Boipeba, por exemplo — ir com mochila tornará o seu deslocamento mais fácil pois elas têm fechos na cintura e no peito, que ajudam a distribuir o peso por todo o seu corpo, o que facilita o transporte.

Estilo do viajante

O estilo do viajante também influencia muito na hora da escolha de mala ou mochila! Enquanto alguns conseguem lidar muito bem com a mochila, outros têm pavor! Afinal, para organizar as roupas e evitar amassá-las o mochilão não é tão prático quanto uma mala.

Por outro lado, se você é do tipo de viajante econômico e pretende usar transporte público e não quer ter gastos extras para despachar bagagem, um mochilão de 40 a 50 litros é a melhor escolha.

Destinos mais indicados para levar mala

Caso você vá para destinos urbanos como São Paulo, Rio de Janeiro, Florianópolis, etc., a mala certamente é a melhor opção. Essas cidades contam com uma estrutura de calçamento para transportar as malas de rodinha com facilidade, o que não acontece com os destinos mencionados anteriormente.

Além disso, é preciso observar o tipo de viagem que será realizada antes de escolher entre mochila ou mala para viagem.

Por exemplo, se for uma viagem de negócios ou um evento, a mala pode ser mais indicada para que você possa levar roupas passadas, secador de cabelo, etc.

Já se a viagem for de aventura, com muitas trilhas, um mochilão é mais interessante com certeza.

No entanto, caso seja uma viagem de compras, uma mala grande e leve será essencial para trazer os produtos que desejar (desde que seja permitido no país/aeroporto).

Destinos mais indicados para levar mochila

Se você vai visitar destinos mais rústicos, com ruas de areia ou paralelepípedos, ou incluso destinos aos quais só é possível chegar pelo mar de barco, sem dúvidas a mochila é a escolha certa.

Prós e contras da mala ou mochila

Veja a seguir os prós e contras para te ajudar a escolher entre mala ou mochila para viagem.

Vantagens da mala

  • Contam com rodinhas, facilitando o deslocamento em locais com um bom calçamento.

  • É possível levar um peso maior, pois ele fica apoiado nas rodinhas e não nas suas costas — como é o caso da mochila.

  • Se for uma viagem de negócios ou um evento, a mala será uma escolha mais interessante para manter as roupas bem passadas.

Desvantagens da mala

  • Se o local for de areia, pedrinhas, com muitas escadas e sem rampas, é mais difícil o transporte com uma mala de rodinhas;

  • Nos voos, dependendo do tamanho da sua mala, ela deverá ser despachada e precisará adquirir com a companhia aérea esse serviço.

Vantagens da mochila

  • Com a mochila nas costas você não terá problemas com escadas, chão de areia, de pedras, etc;

  • É mais fácil de se deslocar em ônibus, metrôs e etc;

  • Terá rapidez e agilidade no deslocamento se for uma mochila de no máximo 50 L.

Desvantagens da mochila

  • Não é possível levar muito peso, apenas o que você consiga carregar;

  • É preciso usar mais de um cadeado ou lacre para proteger todos os compartimentos da mochila — dependendo do modelo —, enquanto na mala somente um cadeado costuma ser necessário.

Afinal, escolher mochila ou mala para viagem?

A resposta é: depende! A nossa dica é analisar todos os tópicos apresentados acima e, com base neles, decidir se mala ou mochila será melhor para você e sua viagem.

Se vier para Boipeba, já sabe: a melhor opção para uma viagem confortável é a mochila! Aproveite e conheça agora os principais passeios na ilha e comece a programar o seu roteiro agora mesmo!

474 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

474 visualizações

0 curtidas

0 comentário

Mala ou mochila para viagem: qual é melhor?

25/07/22

bottom of page