8 benefícios da caminhada que você precisa conhecer

Bom, sem dúvida alguma, viajar é um dos maiores prazeres da vida, você concorda? No entanto, quando deixamos a nossa rotina de lado para relaxar vivenciando esses momentos, não podemos deixar de cuidar da nossa saúde. Por isso, hoje falaremos sobre os benefícios da caminhada.

Ao contrário do que muitos podem pensar, essa atividade também pode fazer parte do seu roteiro, sendo, inclusive, uma opção para o turismo sustentável.

Nesse caso, independentemente do local que você estiver, vale a pena adquirir o hábito. Afinal, como você poderá aprender neste texto, a modalidade pode ser divertida, surpreendente e uma ótima prática para a saúde física e mental. Vamos conhecer mais detalhes sobre o tema?

Quais são os maiores benefícios da caminhada?

Existem muitos benefícios da caminhada que você pode não conhecer. Além das questões ligadas ao nosso bem-estar, a atividade é perfeita para as viagens, sendo também uma ótima opção para os passeios na melhor idade.

Então, agora que você já está mais animado, entenda abaixo os motivos detalhados que tornam a caminhada um ótimo exercício.


amigos caminhando
Benefícios da caminhada

1. Melhora a circulação sanguínea

Quando estamos caminhando, consequentemente o fluxo sanguíneo em nosso corpo aumenta. Isso acontece na prática das mais diversas atividades físicas, o que é muito benéfico para a saúde do nosso corpo.

Acontece que, com o aumento desse fluxo, os vasos sanguíneos se expandem. Isso melhora a pressão sanguínea, evitando coágulos, melhorando também a oxigenação do sangue.

Todas essas questões são muito importantes para toda a saúde do nosso corpo, desde as células até o coração.

2. Diminui os sintomas da depressão e ansiedade

Durante o exercício, nosso corpo tende a liberar alguns hormônios que são responsáveis pelo nosso bem-estar. Por isso, caso você esteja sofrendo com os sintomas da depressão e ansiedade, os benefícios da caminhada podem ser uma ótima opção para incrementar seu tratamento.

Após uma sessão de 30 minutos a 1 hora, é comum que os níveis de endorfina, mais conhecida como o hormônio da felicidade, aumentem consideravelmente, o que promove uma sensação de relaxamento e alegria.

3. Afasta o sedentarismo

Os sintomas do sedentarismo podem ser realmente prejudiciais para a nossa saúde, visto que após algum tempo é comum começar a sentir o corpo mais cansado. Por isso, os benefícios da caminhada também podem ser muito notados nessa situação.

Por exemplo, com o home-office, muitas pessoas estão passando mais tempo em casa. Mas, isso não é motivo para permitir que o sedentarismo faça parte da rotina.

Você pode aproveitar os momentos livres para conhecer novos locais através do passeio a pé.


beneficios da caminhada
Casal caminhando

4. Acelera o metabolismo

Existem muitas atividades que aceleram o metabolismo, e a caminhada é uma delas. Isso faz com que a queima de gordura em nosso corpo aconteça com mais facilidade, evitando a obesidade, sendo também uma ótima opção para quem deseja emagrecer de forma saudável.

Como explicamos acima, o sedentarismo, além de provocar sintomas de cansaço físico, também faz com que o metabolismo se torne mais lento. Por isso, nesses casos é comum que as calorias das refeições fiquem acumuladas, gerando a gordurinha tão temida com maior facilidade.

5. Pode auxiliar no emagrecimento

Agora que você já sabe que a atividade acelera o metabolismo, também devemos dizer que um dos maiores benefícios da caminhada é o auxílio ao emagrecimento. Isso porque, muitas pessoas podem pensar que só é possível perder peso com dietas extremamente restritas e atividades de alto impacto.

Porém, levando em consideração as viagens, por exemplo, é comum muitas vezes ter vontade de aproveitar as comidas típicas e outras refeições.

Então, para que sua dieta não fique desequilibrada, você pode usar a caminhada para manter o corpo queimando calorias, o que de forma geral, evitará que deslizes na alimentação gerem impactos excessivos no processo de emagrecimento.

6. Previne doenças

A caminhada é capaz de prevenir diversos tipos de doenças ligadas ao nosso bem-estar físico e mental.

Segundo especialistas, a atividade pode estar relacionada à melhora das funções cognitivas, o que atua na saúde do nosso cérebro. Além disso, é comum que o praticante da atividade sinta menos dores, inclusive em casos de doenças nos ossos, por exemplo.

Por fim, também devemos citar que, conforme você pôde acompanhar no primeiro tópico, o exercício também melhora a circulação sanguínea, o que diminui consideravelmente os riscos de doenças cardíacas.

7. Melhora a postura corporal

Podemos dizer que o exercício está ligado a diferentes conjuntos de músculos. Trabalhando tudo isso, é possível notar a melhora da postura com o passar do tempo, visto que nosso corpo terá que trabalhar diversas articulações ao mesmo tempo, para promover maior rendimento na atividade.

Além disso, quando focamos no processo respiratório, conseguimos também nos manter com a postura correta durante maior tempo. A longo prazo, isso pode fortalecer os músculos das costas, deixando a nossa postura mais bonita e elegante.

8. Exercício seguro e fácil

Sabemos que as transformações normalmente acontecem aos poucos, não é mesmo? Nesse caso, se você está buscando um estilo de vida mais saudável, a caminhada pode ser o pontapé inicial para essa mudança.

Isso porque, além de todos os benefícios que já citamos, a atividade é de fácil execução, sendo também totalmente segura. Então, você poderá praticá-la em qualquer lugar, como em trilhas em meio a natureza, o que também se torna uma ótima oportunidade para registrar belas fotografias.

O importante é priorizar o seu bem-estar, optando por rotas seguras, se lembrando sempre de utilizar os acessórios necessários, como tênis e roupas adequadas, sem esquecer da hidratação.


beneficios da caminhada
Casal fazendo caminhada

Onde podemos fazer caminhadas?

Bom, falamos brevemente acima que as caminhadas podem ser realizadas em qualquer lugar, e isso é verdade. Mas se você quer uma dica para começar o hábito com o pé direito, você pode optar por realizar a atividade em momentos de relaxamento.

Por exemplo, em uma viagem você poderá utilizar da caminhada para conhecer pontos turísticos, o que garante que o exercício também se torne divertido.

Além disso, o hábito permite que você observe paisagens diferentes em alguns destinos em específico.

Levando tudo isso em consideração, devemos dizer que Boipeba é um excelente destino para a prática. Isso porque na ilha não entram carros. Ou seja, de qualquer forma as caminhadas a pé vão se tornar frequentes em sua estadia.

Por último, devemos dizer que a região também apresenta muitas trilhas e belezas paradisíacas, como as praias belíssimas. Então, você pode realizar a atividade durante a manhã, aproveitando outros passeios durante a tarde.

Agora te convidamos a ler o próximo artigo que mostra algumas fotos dos principais pontos da ilha de Boipeba.

4 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

4 visualizações

0 curtidas

0 comentário

8 benefícios da caminhada que você precisa conhecer

09/05/22