top of page

Barra Grande: Visite partindo de Boipeba

Barra Grande, localizada ao sul da Ilha de Boipeba, é mais um dos vários pontos turísticos da Bahia que quem procura por lugares exóticos e aconchegantes tem a obrigação de conhecer.

Pertencente ao município de Maraú, Barra Grande é uma ilha destinada para quem quer exclusivamente descansar nas suas férias. Entretanto, além das praias, há diversas outras opções de lazer.

Saiba neste artigo, como se deslocar de Boipeba até Ilha Grande.

mar cristalino barra grande peninsula de marau
Mar cristalino em Barra Grande

Ponto de Partida

Existem três formas de ir de Boipeba até Barra Grande, fazendo um passeio bate e volta saindo da ilha, indo de lancha fretada, ou via marítima e terrestre.

O passeio bate e volta parte da Boca da Barra de manhã cedo e volta bem no final da tarde. Porém, como você vai ver depois, Boca da Barra é um destino que, assim como Boipeba, não dá para ficar um dia só.

As outras opções são fretar uma lancha que leva você em pouco mais de uma hora ou usar o transporte semi-terrestre.

Como chegar de Boipeba a Barra Grande (semi-terrestre)

Para chegar de Boipeba a Barra Grande não é muito simples, porém vale a pena a viagem!

Confira qual o trajeto a seguir:

  • Boipeba - Valença: de lancha rápida a travessia dura cerca de 1 hora.

  • Valença - Camamú: em Valença você precisa ir até a rodoviária, que está a uns 15 minutos andando e pegar um ônibus até Camamú, a viagem dura quase 2 horas.

  • Camamú - Barra Grande: em Camamú você pega uma lancha rápida até Barra Grande e a travessia dura uns 35 minutos.

7 pontos que você deve conhecer em Barra Grande

1. Chegando a Barra Grande

entardecer lindo barra grande baia de camamu
Entardecer magnífico em Barra Grande

O trajeto pode não ser tão simples, mas chegando a Barra Grande, você terá as suas recompensas. O primeiro ponto turístico é a própria praia do local. Barra Grande possui uma longa faixa de areia, ideal para quem quer realizar uma caminhada, que atende com tranquilidade à demanda de turistas na alta temporada.

Outro detalhe importante a se ressaltar é o contraste que a vegetação ao redor faz com o mar, dando a impressão de ilha isolada, igual a locais utilizados em filmes. Suas águas, além de cristalinas, são muito calmas, ideias para quem quer passar o dia no mar.

Também, ao longo da praia, há a formação de pedras, que formam piscinas naturais, o que somado à beleza e cor da própria água em si, estimula o mergulho esportivo. Além disso, o local possui ótimas opções de quiosques e restaurantes.

2. Ponta do Mutá

Uma praia parecida com Barra Grande, Ponta do Mutá, não por acaso, também é ideal para pessoas que querem descansar, passando o dia no mar, aproveitando o sol e a infraestrutura do local.

final de tarde ponta do muta barra grande
Uma bela tarde na Ponta do Mutá

Entretanto, há algumas diferenças, que na realidade só enaltecem a beleza deste lugar: a areia é completamente clara e branca. Outra atração da Ponta do Mutá fica reservada para o fim do dia, pois seu pôr do sol é o grand finale para fechar o passeio com chave de ouro.

3. Farol da Ponta de Mutá

placas praias barra grande
Muitas opções de praias lindas em Barra Grande

Mesmo pertencendo ao ponto citado anteriormente, esta atração merece ser destacada à parte.

Construído em 1783, o Farol possui cerca de 11 metros e oferece aos turistas uma visão de tirar o fôlego. Contemplando todo o mar absolutamente azul, junto com a mata ao seu redor, o resultado é uma paisagem perfeita para tirar fotos dignas de “cartão postal”.

O Farol foi construído pelos primeiros ocupantes europeus na região. Obviamente, a estrutura passou por reformas e melhorias que o mantêm pé até os dias de hoje.

Entretanto, considerando o período em que foi construído, seu valor arquitetônico e a tecnologia da época a Torre em si virou um marco de resistência, merecendo todo o crédito que possui.

4. Praia dos Algodões

É outro local, que assim como os outros dois, é destinado para quem quer relaxar e curtir o dia na beira da praia.

Por ser um ponto afastado, o local possui poucos turistas de uma só vez ou até mesmo é possível encontrá-lo vazio, o que é mais um atrativo para quem quer fugir de tumulto.

praia de algodoes repleta de lindos coqueiros e mar cristalino
Lindo coqueiral e mar cristalino na praia de Algodões

A Praia dos Algodões também possui uma ampla faixa de areia, o que permite fazer uma caminhada curtindo a paisagem. As ondas tendem a ser medianas, mas não é nada que atrapalhe o banho de mar.

Vale fazer uma ressalva importante aqui: justamente por ser uma praia afastada, não há a mesma infraestrutura que existe na Ponta do Mutá e na Barra Grande. Mesmo assim, há alguns quiosques na beira da praia.

5. Taipu de Fora

Junto com Barra Grande, esta é uma das praias mais procuradas pelos turistas. O motivo é a diversidade de opções que ela oferece. Taipu de Fora possui um grande número de quiosques e restaurantes, para todos os gostos.

A água é extremamente azul, e também muito calma, o que estimula não somente a prática de mergulho esportivo, como também a de stand up paddle. Assim como Barra Grande, também há piscinas naturais.

Além de estabelecimentos para consumo, Taipu de Fora também conta com pousadas, lojas de diversos segmentos, além do próprio comércio na beira da praia, com artigos feitos pelos próprios moradores.

6. Igreja de Santo Antônio

Aqui vai mais uma opção de turismo, que foge das habituais praias da região. Mesmo para quem não é religioso, a Igreja de Santo Antônio é “parada obrigatória”. Construída em 1852 e localizada bem no centro da vila (Avenida Melo Pirajá/ Praça das Mangueiras), ela possui o típico perfil de capela de um vilarejo ou cidade do interior.

Ela é bem pequena e possui as cores azul e branco. Sua tonalidade forte contrasta com o restante da vila, que mesmo tendo cores vivas, possui um ar mais rústico, o que não deixa de dar charme e enaltecer o lugar.

7. Praça da Taínha

Ponto mais central da vila, aqui possui uma vasta gama de entretenimento, que assim como a Igreja de Santo Antônio, foge do padrão praiano. Na Praça da Taínha, acontecem diversos eventos, feiras e festas.

Diferente de todos os outros pontos turísticos citados no artigo, este aqui é o único no qual você encontra baladas e pubs. É também aqui, que você pode comprar passeios guiados, não apenas conhecendo a praça e arredores, mas também outras ruas do vilarejo e suas histórias.

Gostou de Barra Grande? Assine a nossa newsletter e fique atento a outras dicas da região e outros destinos próximos que você pode conhecer!


4.493 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

4493 visualizações

0 curtidas

0 comentário

Barra Grande: Visite partindo de Boipeba

23/01/24

bottom of page