Pensando em levar o seu pet nas próximas férias e não sabe o que precisa para viajar com cachorro? Então você está no post certo. Vamos dar dicas sobre tudo o que você precisa saber antes de tomar essa decisão.
Com um planejamento certo e se atentando a algumas questões, é super possível fazer uma viagem inesquecível com o seu amigo de quatro patas.
Antes de tudo, é preciso pensar com calma antes de escolher o destino, como será o trajeto, o que precisa ser levado em consideração antes de fazer a viagem, entre outros fatores.
Em locais como Boipeba, por exemplo, onde prevalece o turismo sustentável, você pode ficar tranquilo ao levar o seu animal junto para viajar. Além de todas as belezas naturais e locais perfeitos para o pet correr e brincar à vontade, a ilha conta com inúmeras opções de pousadas pet friendly.
Para isso, reunimos aqui dicas e informações imprescindíveis que vão te ajudar na missão de viajar com seu pet e curtir férias ao lado do seu animalzinho.
O que levar em conta antes de decidir viajar com o pet
Antes de viajar com seu cachorro, leve o animal ao veterinário para verificar como está a saúde do seu bichinho e o profissional também poderá indicar, a depender do caso, alguns medicamentos básicos, para aliviar enjoos, dores e alergias.
É também preciso se planejar com itens que são fundamentais para a segurança e conforto do pet. O que não pode faltar é a caixa de transporte, a coleira, o comedouro, o bebedouro e a plaquinha de identificação.
Outras coisas para se perguntar antes de decidir fazer a viagem é se o seu cãozinho é socializado, pois não todos os pets tem o perfil indicado para viajar. Faça essa análise antes, para que a viagem não seja uma experiência negativa para algum de vocês.
Confira também se o destino escolhido é apropriado para o seu bicho, se é seguro ou se tem estrutura necessária, entre outros.
Por fim, a dica mais importante sobre viajar com cachorro é que a experiência precisa ser boa para todos, tanto para o pet quanto para quem viaja junto. Portanto, se o local escolhido não for apropriado para animais, talvez vale a pena pensar em um outro destino para que todo mundo fique mais confortável.
Seguindo essas dicas iniciais, a viagem com o cão será muito mais confortável (e segura), tanto para o tutor, quanto para o animal de estimação.
Verifique se o destino é pet friendly
Outro ponto importante para verificar antes de viajar com cachorro é saber se o destino é pet friendly. Algumas cidades são mais agradáveis e tem características adequadas para receber os bichinhos.
Verifique, por exemplo, se o destino aceita animais, o que outros viajantes disseram sobre ir com pets para lá, quais as burocracias para levar animais, qual porte do animal é permitido, se o destino tem pousadas pet friendly, entre outros.
Além disso, é importante ficar de olho nos estabelecimentos da região onde pode levar, ou não, cachorro.
É muito importante verificar tudo isso e escolher lugares onde os animais de estimação sejam bem vindos.
Escolha uma hospedagem pet friendly
Mais um ponto importante para se observar ao viajar com cachorro é sobre a hospedagem. Atualmente existem inúmeros hotéis e pousadas que aceitam pets, são os chamados pet friendly.
É preciso se atentar a alguns fatores como o se o local aceita apenas cachorro de pequeno porte, se é exigido algumas documentações como cartão de vacina e atestado veterinário, se é preciso andar com coleira com o pet, entre outras questões.
Além disso, ainda que o hotel ou pousada aceite animais, sempre notifique o local que você irá levar um animal, pois geralmente eles têm quartos específicos para recebê-los.
Vale verificar também se o pet pode transitar livremente pelo local ou se o acesso dele é restrito somente a algumas áreas.
Atente-se ao trajeto
Após decidir as questões iniciais e hospedagem é hora de pensar no trajeto. É preciso definir se vai ser de carro, ônibus e avião.
Se a viagem for de carro, é preciso tomar certos cuidados como, por exemplo, cadeirinha para o pet e cinto de segurança, que é obrigatório.
Se a viagem for realizada de ônibus, verifique com a empresa com antecedência se é aceito o transporte do animal e quais são os requisitos. Algumas podem cobrar taxas adicionais e podem ter regras específicas.
A grande maioria das empresas de ônibus solicitam um atestado de saúde recente do veterinário do pet, assim como a carteira de vacinação.
Já para viajar com cachorro de avião é necessário consultar com cada companhia aérea as regras estipuladas para o transporte de animais. Um ponto comum, são as documentações exigidas por todos, como a carteira de vacinação do animal e o atestado de saúde do bichinho.
Vale destacar que em casos de viagens internacionais, as regras mudam e é importante verificar outras documentações que também podem ser exigidas.
Destinos para viajar com cachorro
Agora que você já sabe tudo o que precisa para fazer uma viagem inesquecível na companhia do seu pet, confira a seguir alguns destinos perfeitos para viajar com cachorro no Brasil.
Boipeba - BA;
Gramado - RS;
Maraú - BA;
São Lourenço - MG;
Visconde de Mauá - RJ;
Vila Velha - ES;
Fortaleza - CE;
Florianópolis -SC;
Rio de Janeiro - RJ;
Brotas - SP;
Campos do Jordão - SP;
Maceió - AL;
Ilhéus - BA.
Eleger o destino, dependerá do perfil, das necessidades e conforto do seu amigo. Pesquise bem sobre o destino antes de decidir a viagem.
Agora que você já sabe o que precisa para viajar com cachorro. Se vier a Boipeba, conheça as pousadas pet friendly da nossa região, perfeitas para curtir os dias com o seu amigão de 4 patas.
Comentários