top of page

As baianas de Boipeba: arte em coco para você lembrar da ilha

ilha de boipeba inspiracao para artista teresa chapa
A Ilha de Boipeba é fonte de inspiração para a artista Teresa Chapa

Imagine uma ilha paradisíaca com suas praias repletas de amendoeiras e coqueiros debruçados sobre um mar manso e verde cristalino… o aroma vem da Mata Atlântica e a música, do cântico dos passarinhos que ressoam ao sabor dos ventos. 

teresa chapa perfil
Teresa Chapa, artista espanhola radicada em Boipeba

Um lugar de cultura preservada, meio congelado no tempo, que além de respirar sua própria história rica e miscigenada, inspira artistas que atravessam oceanos em busca de sentido para suas obras.

Estamos falando de Boipeba e Teresa Chapa, uma espanhola que vive na ilha há mais de 20 anos em um casamento perfeito, como o de tantos estrangeiros que se apaixonaram pela Bahia, a exemplo do argentino Carybé.

Quem é Teresa Chapa?

charmosas baianas de boipeba
As charmosas "Baianas de Boipeba"

Formada em Belas Artes e Arte Publicitária, Teresa viveu em Madri até conhecer a Bahia em uma viagem de férias com amigos. Apaixonando-se pelas pessoas, clima, gastronomia, música, sotaque e natureza, decidiu-se mudar para o Brasil em 2003, tendo morado em Trancoso, Barra Grande e Serra Grande, sempre à procura de paraísos que inspirassem sua arte.

No carnaval de 2012, conheceu Boipeba e foi amor à primeira vista! Desde então vive na ilha, que considera o melhor lugar do mundo para viver e criar seu filho.

A arte em coco e as Baianas de Boipeba

ima de geladeira da baiana de boipeba
Imã de geladeira da Baiana de Boipeba, ótimo souvenir da ilha

Teresa chegou em Boipeba sem conhecer ninguém e encontrou muita dificuldade para conseguir emprego, foi então que a arte lhe chamou de volta, unindo todo seu amor pela ilha com uma capacidade técnica e criativa para a criação do tema central do seu trabalho: as Baianas de Boipeba.

O processo de criação desse importante personagem começou quando ao passear pelas praias, passou a catar materiais que considerava interessantes, e com coco seco, pedrinhas de praia, sementes e resina, criou as Baianas de Boipeba inspiradas nas clássicas “baianas do acarajé”.

Aos poucos e com o passar do tempo, foi acrescentando materiais e desenvolvendo peças variadas, sempre se valendo de componentes reciclados ou encontrados na natureza, a exemplo de plásticos e papel, sendo este último muito importante na utilização da técnica do papel machê.


Feira de artesanato em Boipeba

baianas de boipeba.
Teresa Chapa - As baianas de Boipeba

A Ilha de Boipeba também é muito famosa pela sua incrível feira de artesanato, que possui um grande número de artesãos e artistas expondo seus trabalhos. O espaço onde a feira acontece não poderia ser mais autêntico, localizado no coração da Velha Boipeba, a Praça Santo Antônio, onde nasceu a vila Velha Boipeba,  através de uma missão jesuíta no final do séc. XVI.

A feira de artesanato funciona sempre à noite e é lá que Teresa expõe toda a sua obra baseada nas Baianas de Boipeba. São produtos diversos, com figuras e lembrancinhas da ilha construídas com materiais naturais e reciclados como: madeira, papel machê, biscuit, dentre outros.

as baianas de boipeba arte original teresa chapa
As Baianas de Boipeba são arte original em Boipeba

Teresa afirma ainda que “tem baianas em várias versões, original, XL, porta-guardanapos, meio coco e imã de geladeira, tendo para todos os gostos e orçamentos”.

Conhecer a feira de artesanato de Boipeba e valorizar seus artesãos é contribuir para um turismo sustentável!

O Blog da Ilha

Se você curtiu este artigo, saiba que no Blog da Ilha há muito mais! São centenas de artigos já publicados e dezenas de textos escritos e atualizados mensalmente, para que você fique por dentro sobre tudo que existe e acontece na Ilha de Boipeba antes de organizar sua viagem até lá, aproveite bem!

23 visualizações0 comentário

Comments


23 visualizações

0 curtidas

0 comentário

As baianas de Boipeba: arte em coco para você lembrar da ilha

20/02/24

bottom of page