top of page

0 visualização

0 curtidas

0 comentário

Volta à ilha Morro de São Paulo ou Boipeba? Qual é melhor?

14/04/25

Volta à ilha Morro de São Paulo ou Boipeba? Qual é melhor?

  • Foto do escritor: Márcio Torres
    Márcio Torres
  • há 7 dias
  • 5 min de leitura

Quem visita os destinos do litoral sul da Bahia logo descobre que um dos passeios mais encantadores da região é a famosa “Volta à Ilha. Seja partindo de Morro de São Paulo ou da Ilha de Boipeba, essa experiência revela paisagens deslumbrantes, vilarejos pitorescos e um mar de águas cristalinas. Mas, afinal, qual é a melhor opção para o seu perfil de viagem: a “Volta à ilha de Tinharé” em Morro de São Paulo ou a “Volta à Ilha de Boipeba?

A seguir, vamos explicar os dois roteiros para te ajudar a fazer a escolha ideal.

Praia da Ponta dos Castelhanos coqueiros Boipeba
A paradisíaca Praia da Ponta dos Castelhanos é uma exclusividade do passeio "Volta à Ilha de Boipeba"

Volta à Ilha de Morro de São Paulo

O Volta à Ilha de Morro de São Paulo é um passeio espetacular por visitar alguns dos pontos mais belos do município de Cairu, com paisagens em ambas as ilhas de Tinharé e Boipeba. O roteiro contempla:

Piscinas naturais de Garapuá 

Bar flutuante peixes coloridos piscinas naturais de Garapuá
Bar flutuante e mar cristalino nas piscinas naturais de Garapuá

Com águas quentinhas e tão cristalinas que a vida marinha que reside nelas é visível de fora d'água, sem nem mesmo precisar de um snorkel, as piscinas naturais de Garapuá encantam com sua beleza fantástica. 

Além disso, elas são bem rasinhas, permitindo aos visitantes de todas as idades e condições físicas aproveitarem ao máximo, assim como poder caminhar e explorar sem medo.

Há também dois bares flutuantes em meio a essas águas, servindo petiscos e bebidas refrescantes aos visitantes, para que seja possível aproveitar as piscinas livremente e sem precisar se preocupar com nada.

Piscinas naturais de Moreré na Ilha de Boipeba

Mar cristalino piscinas naturais de morere mulher flutuando
Turista flutuando nas piscinas naturais de Moreré

Ideais para banhos deliciosos e mergulhos com peixinhos coloridos, as piscinas de Moreré possuem águas tão claras e brilhantes que parecem refletir o céu, e em tons de azul e verde que combinam perfeitamente com a paisagem. 

Existem opções de mergulho assistido por lá, mas o mergulho esportivo também é possível, já que as águas são cristalinas e calmas.

As piscinas naturais de Moreré se formam em alto mar ao redor de recifes, em uma distância de aproximadamente 1 km da praia, então é necessário pegar uma lancha ou barco para chegar até elas, sendo uma das opções o roteiro “Volta à Ilha” em Morro de São Paulo. 

Coqueiral casal Praia da Cueira Boipeba
A bela Praia da Cueira em Boipeba

Cabe destacar que diversas espécies de peixes vivem em meio aos corais e são fáceis de observar durante a maré baixa, quando essas piscinas se formam.

Praia de Cueira

Com águas azuladas e esverdeadas, areia branca e coqueirais mesclados em meio à mata atlântica intensamente verde cercando a paisagem, a Praia da Cueira é uma das mais belas da ilha de Boipeba. 

Suas opções gastronômicas são diversas, como o famoso Guido da Lagosta, a Cabana Sabor Tropical e o Pastel da Carol. Os pratos servidos variam entre frutos-do-mar e comidas típicas da região, todas preparadas com ingredientes frescos e locais.

Restaurantes flutuantes povoado de Canavieiras
Restaurantes flutuantes no lindo povoado de Canavieiras

Canavieiras

Canavieiras é um pequeno povoado situado na contracosta da ilha de Tinharé, e um dos maiores criadouros de ostras da Bahia. Existem diversos restaurantes flutuantes servindo as iguarias a todos que passam por lá, além de muitos também oferecerem bebidas para acompanhar. 

A experiência de degustação e mergulho nas águas doces é incrível, sendo ainda enriquecida pela conexão com o povoado local.

Cairu 

Igreja Matriz Nossa Senhora do Rosário Cairu vista aérea
Vista aérea da Igreja Matriz Nossa Senhora do Rpsário em Cairu

A última parada do passeio antes de voltar a Morro de São Paulo é a antiga cidade de Cairu, sede do arquipélago de mesmo nome

Repleta de monumentos históricos da época colonial e muita cultura, ela oferece uma boa variedade de pontos turísticos para visitar, a exemplo da Igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário, construída em 1610, e da Igreja e Convento de Santo Antônio de Cairu, fundada pelos franciscanos em 1656.

Caminhar pelas ruas e orla de Cairu é algo muito agradável, bem como parar para conversar com seus habitantes. Um lugar que parece congelado no tempo e muito inspirador.

Volta à Ilha de Boipeba

O Volta à Ilha de Boipeba é um passeio que contempla os destinos principais da nossa ilha, introduzindo os visitantes às praias mais belas e a alguns dos lugares mais ricos em cultura. O roteiro envolve os destinos a seguir:

Piscinas naturais de Moreré

Como dito acima, as piscinas naturais de Moreré apresentam um cenário de tirar o fôlego, sendo um dos pontos mais famosos da ilha de Boipeba devido à sua beleza. 

São facilmente acessadas por lanchas e barcos, mas dificilmente acessada sem eles, o que torna a sua beleza ainda mais preservada e intocada.

Ponta dos Castelhanos

Vista aérea Praia da Ponta dos Castelhanos Boipeba
Vista aérea da incrível Praia da Ponta dos Castelhanos em Boipeba

O cenário paradisíaco da praia da Ponta dos Castelhanos é composto por mar azul esverdeado e cristalino, emoldurado por uma mistura de mata atlântica e incontáveis coqueiros. Durante a maré baixa, piscinas naturais deslumbrantes se formam, trazendo à tona corais e um pontão de areia. 

Ambos se escondem debaixo d'água na maré cheia, transformando completamente o cenário e oferecendo variações belíssimas de paisagens em todas as fases da maré.

Existem algumas barracas de praia por lá que servem pratos deliciosos, com destaque para os pastéis de sabores diversos, incluindo diferentes frutos-do-mar, e o drink de cacau com biribiri

Além disso, a estética rústica de madeira das barracas com decoração de conchas espalhadas ornam perfeitamente com a paisagem natural, criando um cenário perfeito para fotos.

Cova da Onça 

Cova da Onça é um vilarejo de pescadores localizado no sul da ilha de Boipeba, cercado pela foz do Rio Carvalho. 

É a parada para o almoço do passeio devido a suas opções gastronômicas variadas, que em sua maioria envolvem frutos-do-mar suculentos, preparados com amor e ingredientes frescos.

Portal das Ostras

Portal das Ostras, restaurante
Vista aérea do restaurante flutuante Portal das Ostras no Arquipélago de Cairu

A última parada é o Portal das Ostras, restaurante que funciona em uma grande embarcação e que está localizado em frente ao povoado de Tapuias, vizinho de Canavieiras. 

A região oferece diversos restaurantes flutuantes servindo ostras gratinadas, cruas e outras formas de preparo. A visita ainda proporciona a observação de cultivo e produção da iguaria, além da degustação.

Cada um desses passeios promete agradar aqueles que o contratam, não só por seus destinos paradisíacos, como também pela organização. 

Para escolher qual é o melhor entre o “Volta à Ilha de Morro de São Paulo” e o “Volta à Ilha de Boipeba”, basta analisar os roteiros e decidir quais destinos mais te enchem os olhos. Porém, na dúvida, não precisa escolher, faça os dois. Ambos trazem atividades diferentes, inclusive, o mais provável é que as piscinas naturais de Moreré que você visitar não sejam as mesmas.

Além do passeio Volta à Ilha de Morro de São Paulo e Volta à Ilha de Boipeba, a Bahia Terra Turismo oferece diversas atividades. Confira agora tudo o que a Bahia Terra Turismo oferece, e viaje com uma empresa especializada em viagens que proporciona as experiências mais confortáveis e tranquilas.

Comments


bottom of page