top of page

Igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário de Cairu: confira!

A Igreja Matriz de Nª Sª do Rosário é um monumento importantíssimo para a história de Cairu, da Bahia e do Brasil, pois remonta à formação de um dos primeiros povoamentos portugueses na América, nos primórdios do séc. XVI. Recentemente a igreja foi restaurada e ganhou um lindo memorial onde se encontram verdadeiras relíquias da arte sacra primitiva.

Um pouco da história da Igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário

A Igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário foi construída a partir de 1610 e é considerada o marco zero da elevação do antigo povoamento de Cairu à condição de vila. A igreja foi erigida com o patrocínio de Domingos Fonseca Saraiva e reformada posteriormente em duas oportunidades: em meados dos séculos XVIII e XIX, quando ganhou os contornos arquitetônicos atuais.

Imponente no alto de um promontório, a Igreja representa a própria história do município, já que atravessou mais de quatro séculos e esteve presente em quase todos os acontecimentos da cidade. Alguns bem marcantes, como quando foi abrigo para os colonos de Cairu em 1670, numa das muitas batalhas contra os povos originários, que não cederam facilmente à invasão portuguesa.

Restauração e museu

Com uma nova reforma de restauração realizada em 2022, a igreja recebeu em seu interior o Memorial de Nª Sª do Rosário, um rico museu de arte sacra composto por acervo raro e de grande beleza, com peças esculpidas em barro cozido, madeira e gesso, datadas desde o séc. XVI até o séc. XIX.

Algumas das suas peças são preciosidades, como as imagens de Nossa Senhora do Rosário e a de Nossa Senhora da Boa Esperança, ambas consideradas de período primitivo e cujas feições são de contornos medievais.

No local é possível observar as robustas paredes da igreja, construída em arquitetura primitiva e fortificada, para fins de proteger os colonos dos índios que lutaram bravamente pelos seus territórios.

Mais informações sobre o memorial

As visitas ao Memorial Nª Sª do Rosário são guiadas para grupos de até 15 pessoas por vez, onde os guias explicam um pouco sobre a igreja e sua importância histórica, bem como as peças de arte sacra que compõem o museu.

  • Ingresso: Entrada franca;

  • Horário de Funcionamento: as portas estão abertas de domingo a domingo, das 10h às 17 horas, sem necessidade de agendamento.

Tudo o que você precisa saber sobre Cairu

A cidade de Cairu possui alguns dos mais bonitos destinos turísticos do Brasil, como o Morro de São Paulo na ilha de Tinharé e a ilha de Boipeba, riquezas naturais imensuráveis, além de história e cultura riquíssimas. Conheça o guia completo sobre o maior município-arquipélago do país, incluindo como chegar à cidade sede onde se encontra a Igreja Matriz Nª Sª do Rosário e seu belíssimo memorial e museu de arte sacra.

Conheça Cairu com a Bahia Terra Turismo

A Bahia Terra Turismo é uma agência nascida na ilha de Boipeba, distrito de Cairu, e desde 2006 leva milhares de turistas anualmente aos principais destinos baianos, incluindo o arquipélago de Cairu. Somos referências em transfers para a região e para saber mais, fale com um dos nossos colaboradores pelo WhatsApp da Central de Reservas Bahia Terra Turismo, será um prazer lhe atender!

92 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

92 visualizações

0 curtidas

0 comentário

Igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário de Cairu: confira!

05/10/23

bottom of page