top of page

Como chegar em Cairu? Conheça as alternativas

O arquipélago-município de Cairu é composto por 26 ilhas, sendo 3 delas habitadas: a ilha de Tinharé, onde está localizada a famosa vila do Morro de São Paulo, a paradisíaca ilha de Boipeba e a ilha de Cairu, onde está situada a cidade sede de Cairu.

Cairu é uma cidade muito antiga e em seu apogeu no início do séc. XVII, foi uma das vilas mais importantes do Brasil, deixando monumentos históricos de grande relevância e que contextualizam essa história, a exemplo da Igreja Matriz de Nª Sª do Rosário datada de 1610 e do Convento e Igreja Santo Antônio de Cairu, datado de 1656.

Portanto, conhecer Cairu é fundamental para quem está passeando em Boipeba e no Morro de São Paulo!

A única maneira de se deslocar entre as três ilhas é através de embarcações e neste post vamos listar todas as formas possíveis de chegar na cidade sede de como chegar em Cairu a partir de Boipeba e do Morro de São Paulo, os distritos mais frequentados do município, e também de Valença, cidade vizinha.

Veja abaixo todas as formas de como chegar em Cairu

  • A partir de Boipeba

  • Boipeba > Cairu a caminho do Atracadouro Graciosa

  • Boipeba > Cairu a caminho de Valença

  • A partir do Morro de São Paulo

  • Lancha rápida privativa

  • Povoados do arquipélago

A partir de Boipeba

São duas linhas regulares de lanchas que realizam o transporte para Boipeba, e ambas fazem escala na cidade sede de Cairu antes de seguirem aos seus destinos, tanto na ida como no retorno: Boipeba > Atracadouro Graciosa e Boipeba > Valença.

Boipeba para Cairu a caminho do Atracadouro Graciosa

Graciosa é um vilarejo que pertence ao município de Valença e está localizado às margens da rodovia BA-001 e do braço de mar que liga Valença, Cairu e Boipeba.

Uma das alternativas para chegar em Cairu a partir de Boipeba é pegar uma lancha em um dos horários regulares com destino ao Atracadouro Graciosa. São apenas 20 minutos de viagem até Cairu, uma parada para embarque e desembarque de passageiros antes da lancha seguir ao seu destino final.

Lembrando que não é possível comprar bilhete antecipado nessa linha, tendo que se deslocar com antecedência ao Terminal Marítimo de Boipeba para comprar a passagem.

Boipeba para Cairu a caminho de Valença

A viagem entre Boipeba e Valença de lancha rápida faz duas escalas antes do destino final, a primeira em Cairu e a segunda no Atracadouro Graciosa. Portanto, se você quer ir à Cairu a partir de Boipeba, também é possível através dessa linha regular de transporte feito por lanchas.

A vantagem aqui é a possibilidade de comprar o bilhete antecipadamente As lanchas saem do Terminal Marítimo de Boipeba nos horários de 07h, 09h, 12h, 14h e 16h, para uma viagem de apenas 20 minutos até Cairu.

Para comprar sua passagem com antecedência, fale no WhatsApp da Central de Reservas Bahia Terra Turismo, é possível comprar online mesmo, de forma rápida e segura.

A partir do Morro de São Paulo

O Morro de São Paulo é o mais famoso distrito de Cairu, e por ironia do destino, está localizado numa contramão geográfica até a sua cidade sede, sendo mais acessível através da cidade vizinha de Valença e do Atracadouro Bom Jardim (Ponta do Curral), que também faz parte de Valença.

Isso quer dizer que não há uma comunicação entre a cidade sede de Cairu e o Morro de São Paulo por linhas regulares de lancha rápida, sendo a única alternativa coletiva o Passeio de Volta à Ilha, que sai do Morro de São Paulo diariamente. É uma opção muito interessante, que permite conhecer os monumentos históricos de Cairu como parte de um roteiro que envolve muitas outras belezas de Tinharé e Boipeba.

Lancha rápida privativa

Fretar uma lancha para passeios é sempre uma excelente opção, além de ter um veículo exclusivo, você poderá montar seu roteiro como desejar, incluindo a cidade histórica de Cairu, é claro. Estando no Morro de São Paulo, Boipeba ou qualquer outro vilarejo do arquipélago, a lancha irá até você!

Mas também é possível contratar lanchas para pequenos transfers, como uma linha privativa de transporte. Portanto, você poderá ir até Cairu numa lancha privativa a partir de Boipeba, do Morro de São Paulo, de Valença, ou de qualquer outra vila do arquipélago.

Faça agora uma cotação falando com um dos nossos colaboradores no WhatsApp da Central de Reservas Bahia Terra Turismo, é possível realizar a contratação do serviço online mesmo, de forma rápida e segura.

Povoados do arquipélago

Se você vai contratar uma lancha privativa e quer montar um roteiro mais completo que inclua a cidade histórica de Cairu, precisa primeiro conhecer as principais vilas do arquipélago.

Não incluímos nesta lista as vilas Velha Boipeba e o Morro de São Paulo, em função de serem lugares que necessitam de mais tempo para serem explorados. Indicamos apenas as praias e povoados menores, locais excelentes para paradas de lancha num passeio de um dia.

  • Garapuá (ilha de Tinharé) - possui uma praia espetacular composta por belo coqueiral, piscina natural com bar flutuante e ótimos restaurantes à beira mar.

  • Canavieiras (ilha de Tinharé) - conhecido pelos bares e restaurantes flutuantes, que servem famosos pratos à base de ostras e outros frutos do mar, além de deliciosos drinks de frutas tropicais, dentre eles o Cia das Ostras.

  • Galeão (ilha de Tinharé) - povoado quilombola e pouco conhecido, mas de grande relevância cultural e histórica. Abriga a Igreja de São Francisco Xavier, datada de 1624.

  • Boca da Barra (ilha de Boipeba) - é a praia da vila Velha Boipeba, possui ótimos restaurantes, local da galera do futevôlei, lugar muito bonito para uma parada.

  • Gamboa (ilha de Tinharé) - vizinho ao Morro de São Paulo, encanta pela tranquilidade e beleza das suas praias, possuindo ótimos restaurantes à beira mar.

  • Moreré (ilha de Boipeba) - povoado bucólico de rara beleza, com praias paradisíacas, piscinas naturais e ótimos restaurantes à beira mar.

  • Praia da Cueira (ilha de Boipeba) - além de linda, possui barracas de madeira e palha de nativos, que servem pratos da gastronomia local e bebidas. É lá que está o famoso restaurante Guido da Lagosta, conhecido internacionalmente.

  • Praia da Ponta dos Castelhanos (ilha de Boipeba) - paisagens exóticas, selvagens, com piscinas naturais, a foz do rio Catu e pequenas barracas de madeira e palha que servem pastéis de frutos do mar e drinks maravilhosos.

  • São Sebastião (Cova da Onça) - povoado de pescadores com praias de manguezal, é um lugar onde come maravilhosamente.

Bem, agora você já pode escolher a melhor maneira de inserir a histórica cidade de Cairu no seu roteiro de viagem. Lembrando que você poderá optar por se hospedar no Morro de São Paulo ou na ilha de Boipeba, lugares com as melhores opções de hospedagem no Arquipélago de Cairu.

638 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

Comments


638 visualizações

0 curtidas

0 comentário

Como chegar em Cairu? Conheça as alternativas

05/10/23

bottom of page