Você já ouviu falar de Graciosa – Bahia? Esse é mais um dos lugares que ganharam fama em meio aos turistas que se interessam em vir para a Ilha de Boipeba. Afinal, ele representa uma das rotas para chegar até aqui.
Mas o que, afinal, caracteriza Graciosa?
E como deve ser feito o trajeto Graciosa – Boipeba?
A gente te conta, na leitura a seguir!
Conhecendo Graciosa – Bahia, sua porta de entrada para Boipeba
Para muitas pessoas, Graciosa é uma cidade da Bahia. Porém, oficialmente ela é um vilarejo, pertencente à cidade de Valença.
Localizada praticamente na BA-001, a vila está a aproximadamente 17 quilômetros depois de Valença propriamente dita, no sentido em direção a Camamu, o que representa um trajeto de, em média, 20 minutos, entre os dois pontos.
Para quem chega nessa região querendo descansar, antes de seguir para a Ilha de Boipeba, ou chega tarde demais, a ponto de não conseguir usar a embarcação que faz o trajeto Graciosa – Boipeba, vale a pena pernoitar em Valença e seguir viagem no dia seguinte pela manhã.
A Ponte Graciosa é o principal ponto de interesse dos turistas que chegam ao vilarejo.
E você já irá entender o motivo.
Como fazer o trajeto Graciosa - Boipeba
Ao chegar em Salvador em um horário estratégico, ou mesmo escolhendo pernoitar na capital da Bahia, caso ela seja seu ponto de desembarque, não é preciso que você faça o percurso Valença – Graciosa – Boipeba.
É perfeitamente possível seguir o seguinte trajeto:
Ir do Aeroporto de Salvador, ou da sua hospedagem, até o Terminal Marítimo de São Joaquim, ainda na capital;
Dali, pegar o ferry boat até o Terminal Marítimo de Bom Despacho, localizado na Ilha de Itaparica;
Em seguida, na rodoviária que fica ao lado do desembarque do ferry, comprar passagem para o ônibus até Graciosa – Bahia (a viagem levará, em média, 2h30);
Peça ao motorista para desembarcar na Ponte Graciosa, e ali mesmo pegue a embarcação para a Ilha de Boipeba.
Um processo relativamente simples, não é mesmo?
Porém, o indicado é que você o inicie logo cedo!
Vantagens e desvantagens do percurso Graciosa - Boipeba
Você já sabe como vir para a Ilha de Boipeba utilizando Graciosa – Bahia como parte do percurso.
E, agora, pode ser que esteja se perguntando se essa opção realmente é vantajosa.
Listamos, abaixo, alguns pontos que irão te ajudar a encontrar a resposta para essa pergunta. Considere cada um deles antes de decidir qual é, para você, a melhor forma de vir até a ilha:
Vantagem: o percurso não é em mar aberto
Isso significa que, para quem sofre com enjoos, Graciosa é uma ótima opção de trajeto.
E mesmo o trecho Salvador – Itaparica não chegará a ser um problema, caso você tenha tendência a enjoar: ele leva em média 1 hora para ser finalizado e, por conta do tamanho da embarcação, pode ser que você nem sinta que está no mar.
Vantagem: é um bom trajeto para quem viaja de carro
Sua ideia é fazer uma road trip por esse pedacinho do estado? Pois saiba que fazer o trajeto Graciosa – Boipeba é uma ótima alternativa!
Afinal, o ferry boat é preparado para transportar veículos e, em Graciosa, você encontrará estacionamento que poderá usar, considerando que não é possível, nem permitido, trazer seu carro para a ilha.
Vantagem: a travessia é rápida
Outro ponto positivo que Graciosa – Bahia apresenta é a travessia em si, que dura aproximadamente 40 minutos.
O ônibus para exatamente na ponte de onde sai a embarcação para a ilha e, uma vez nela, logo, logo você estará em Boipeba.
Vantagem: não é preciso depender só do ônibus
Também existem táxis ou transfers que levam os turistas do terminal de Bom Despacho até Graciosa.
É uma alternativa para quem quer mais rapidez e praticidade, e não liga de pagar a mais por isso. E, claro: para quem não está em uma viagem solo, sempre há a possibilidade de dividir o valor.
Desvantagem: não é possível comprar bilhete antecipado
O pagamento pelo uso do serviço é feito na hora do embarque, o que exige que o turista chegue à Ponte Graciosa com certa antecedência, para garantir um lugar no horário escolhido.
E há somente uma embarcação regular que faz o percurso.
Quem busca um horário alternativo, portanto, ou está viajando em grupo e precisa garantir que conseguirá um lugar, pode optar por fretar uma lancha particular para vir até a Ilha de Boipeba com mais praticidade e conforto.
Importante: no que diz respeito à embarcação regular, o valor é cobrado por trecho, e são 4 horários por dia de Graciosa para Boipeba, e de Boipeba para Graciosa. A exceção é domingo, que conta com apenas 3 horários.
Programe-se com antecedência!
Outras opções de trajeto, além de Graciosa - Bahia
Se você não pretende vir para a Ilha de Boipeba via Graciosa, pode escolher Valença como parte do seu trajeto.
Trajeto esse que, nesse caso, seria similar ao explicado anteriormente nesse conteúdo. A única diferença está no fato de que, ao invés de pegar um ônibus até Graciosa, em Bom Despacho, será preciso pegar o ônibus com destino a Valença.
O trecho de ônibus demora aproximadamente 2 horas para ser percorrido e, uma vez no terminal rodoviário de Valença, será preciso ir caminhando ou solicitar um carro até o terminal hidroviário. Ou seja: embora seja perfeitamente possível ir a pé, existe a desvantagem de o ônibus não deixar os passageiros no ponto exato da saída das embarcações.
Há, porém, a vantagem de poder comprar a passagem da lancha rápida e/ou catamarã com antecedência, garantindo que conseguirá embarcar no horário planejado.
Conte com a Bahia Terra Turismo para planejar sua chegada!
Existem, ainda, outras formas de vir para a Ilha de Boipeba, inclusive utilizando o táxi aéreo.
E, independentemente do que você escolher, saiba que estamos à disposição para te ajudar com seu transfer e quando chegar ao seu destino, com os passeios.
Caso tenha ficado com alguma dúvida sobre vir via Graciosa – Bahia, ou queira qualquer outra informação sobre como chegar da forma mais rápida e prática possível, fale com a gente no WhatsApp.
Comments