top of page

Road trip Bahia: saiba que praias do sul do estado incluir

Que tal transformar sua próxima viagem numa road trip Bahia? Talvez você nunca tenha ouvido falar nesse termo, mas, acredite: trata-se de uma maneira incrível de desbravar diversos destinos num único roteiro, incluindo os destinos do litoral sul da Bahia.

Na leitura a seguir, você aprenderá um pouco mais sobre o assunto, e conhecerá as melhores dicas e destinos para viajar de uma maneira única por aqui.

O que é uma road trip

Antes de falarmos sobre sua road trip Bahia propriamente dita, vamos te explicar o que vem a ser esse termo.

E essa explicação não poderia ser mais simples:

Uma road trip nada mais é do que uma viagem que cobre longas distâncias e, normalmente, é feita de carro, embora também possa ser realizada com outros veículos automotores, como motos.

Mas não estamos falando de qualquer viagem de carro… O termo road trip está atrelado, também, ao sentimento de liberdade, e ao amor pela tríade viagem, estrada e automóveis.

Não é exagero, inclusive, afirmar que viajar dessa forma é quase que um estilo de vida, que busca estar em contato com o sentimento de liberdade citado acima e, também, com paisagens incríveis mundo a fora.

Logo, não é de se admirar que tantas pessoas tenham o interesse de conhecer o sul da Bahia de carro: esse pedacinho do estado possui alguns dos destinos e praias mais belos do país!

Que tal desbravá-los, sobre quatro rodas?

Veja, abaixo, como começar!


Road trip Bahia Viagem de carro
Road trip Bahia - Viagem de carro

Como visitar o sul da Bahia de carro

Antes de partir para sua viagem de carro pelo sul da Bahia, é importante saber como, exatamente, irá fazer isso.

Ou, em outras palavras: é preciso fazer um planejamento muito bem detalhado, considerando que uma road trip Bahia se difere, e muito, de outros tipos de viagem por aqui.

  • Você virá com carro próprio, ou irá alugar um?

  • Quais estradas escolher, com base no seu ponto de partida?

  • Quanto dinheiro será necessário para combustível e pedágios?

  • Quais os piores cenários em relação aos quais se precaver?

Essas são apenas algumas perguntas que precisarão ser respondidas antes que você coloque os pés, e as rodas, na estrada.

Outra pergunta, igualmente importante, diz respeito aos destinos em si: quais deles entrarão no roteiro?

Afinal, o sul da Bahia é composto por diversas cidades, o que torna quase impossível conhecê-lo por completo, e com calma, em uma única viagem. Mesmo estando de carro.

Nesse sentido, a famosa frase “menos é mais” se encaixa perfeitamente: mesmo que você tenha um mês inteiro para curtir sua road trip Bahia, nossa dica é que escolha poucos e bons destinos.

Assim, conseguirá aproveitá-los bastante e descansar entre um trajeto e outro.

No próximo tópico estão nossas sugestões, e dicas, de lugares para visitar no sul do estado.


Road trip Bahia Viagem pela estrada
Road trip Bahia - Viagem pela estrada

Destinos para incluir em sua road trip Bahia

Você sabia que, quando se trata do sul da Bahia, existem duas regiões que precisam ser consideradas? São elas: o sul propriamente dito, e também a região conhecida como baixo sul.

E, quando se trata de uma road trip pelo sul da Bahia, especificamente, o mais comum é encontrar viajantes que focam nos destinos populares do sul em si. Ou seja: aqueles que escolhem a Costa do Descobrimento como roteiro.

É, de fato, uma escolha tentadora!

Porto Seguro, Arraial D’Ajuda, Trancoso e Caraíva são exemplos de destinos que compõem essa região e guardam algumas das praias mais lindas da Bahia. Como a Praia do Espelho, ou mesmo a Praia de Pitinga, com suas falésias que criam um ótimo contraste para as fotos.

Mesmo não sendo permitida a circulação de carros em Caraíva, e havendo a necessidade de usar a balsa para ir de Porto Seguro a Arraial D’Ajuda, é um roteiro que merece ser considerado.

Road trip pelo baixo sul da Bahia

Mas, outro roteiro igualmente irresistível pode ser criado com base nos destinos do chamado baixo sul da Bahia.

O roteiro completo, claro, irá depender do seu tempo de partida, e se você irá voltar pelo mesmo caminho ou não.

Mesmo assim, coloque os destinos abaixo no seu planejamento e depois estude, com calma, como viajar entre eles de carro e em qual ordem visitá-los:


Road trip Bahia morro de sao paulo
Road trip Bahia - Morro de São Paulo

Morro de São Paulo

Morro de São Paulo é um destino disputado, principalmente em épocas específicas, como Carnaval, por conta do agito que oferece.

Porém, além do agito, Morro também é conhecido pela calmaria e beleza de algumas de suas praias. Algumas, a exemplo da Quinta Praia, conhecida como Praia do Encanto, literalmente encantam logo à primeira vista.

Nossa dica é que você passe ao menos dois dias nesse paraíso, para conhecer o melhor dos dois mundos. Mas, atenção: Morro de São Paulo faz parte da Ilha de Tinharé. Logo, por ser uma ilha, não é possível entrar no destino de carro.

Mas a solução para isso está logo abaixo.


Road trip Bahia Valenca
Road trip Bahia - Valença

Valença

Um dos principais pontos de acesso para Morro de São e também para a Ilha de Boipeba, Valença pode ser uma de suas primeiras paradas, durante sua road trip Bahia.

A cidade também possui seus atrativos, como praias, trilhas e cachoeiras, e merece receber a devida atenção no roteiro montado. Além disso, ali existem estacionamentos nos quais seu carro poderá ficar, para que você siga a viagem numa embarcação, até Morro.


Road trip Bahia boipeba
Road trip Bahia - Boipeba

Ilha de Boipeba

Por fim, um dos destinos mais incríveis: a Ilha de Boipeba, que precisa estar em sua viagem de carro pelo sul (ou baixo sul) da Bahia!

Ela está localizada próximo a Morro de São Paulo, porém tem um diferencial: atrai pessoas que não buscam tanto agito, mas sim se conectar com a natureza e viver uma imersão no modo de vida local. A vila de Velha Boipeba, a vila de Moreré, os quilombos, as praias (algumas delas desertas), e muitos outros atrativos te esperam.

Assim como Morro, Boipeba também não permite a circulação de carros. A melhor solução, para chegar aqui estando em uma road trip, é fazer um trajeto via Torrinhas e utilizar um dos estacionamentos que existem nesse município.

Dali, também saem embarcações que te trarão em segurança até a ilha, onde você poderá viver dias inesquecíveis antes de retornar para casa.

Outra opção é também Valença, de lá saem lanchas rápidas com destino a Boipeba.

Planeje sua road trip Bahia com as nossas dicas

Agora que você já sabe quais destinos do baixo sul colocar em seu roteiro de viagem de carro pela Bahia, é hora do planejamento!

No blog da ilha de Boipeba da Bahia Terra Turismo você encontra todas as dicas para se preparar em relação à Ilha de Boipeba e região, como onde de hospedar, onde comer e quais passeios fazer.

Para mais dicas, inclusive em relação aos demais destinos, fale com a gente pelo WhatsApp: somos especialistas em turismo no estado, e iremos te ajudar a fazer uma road trip Bahia inesquecível como os melhores passeios de cada destino.


412 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

412 visualizações

0 curtidas

0 comentário

Road trip Bahia: saiba que praias do sul do estado incluir

13/04/22

bottom of page