O mergulho recreativo é uma das modalidades do turismo sustentável, sendo uma forma incrível de observar a biodiversidade marinha e viver experiências inesquecíveis. E entender os tipos de mergulho é fundamental para poder fazer uma boa eleição.
A seguir, citamos todas essas diferenças para você escolher qual te interessa mais!
Tipos de mergulho
Existem dois tipos de mergulho recreativo: o mergulho livre e o mergulho autônomo. Eles se subdividem entre algumas modalidades, cujas diferenças se baseiam especialmente no equipamento utilizado e no objetivo da atividade.
1. Mergulho livre
O mergulho livre é o que não usa equipamento autônomo como o cilindro de ar comprimido para respirar debaixo d'água. Portanto, o mergulhador depende do ar em seus pulmões para se manter submerso, ou então de aparelhos como snorkels, máscaras e nadadeiras.
Essa modalidade é mais utilizada por lazer, por quem deseja apreciar a natureza e se divertir em praias, piscinas naturais e outros rios e lagos com biodiversidade aquática.
O mergulho livre se divide em apneia e o snorkeling:
Mergulho em apneia
A apneia consiste basicamente em prender a respiração, então esse tipo de mergulho é realizado ao submergir na água utilizando apenas o ar dentro dos próprios pulmões.
Porém, para mergulhar em apneia, é necessário conhecer as técnicas apropriadas para garantir uma experiência segura e bem-sucedida. Portanto, esta é uma modalidade esportiva que só pode ser feita por pessoas que se especializam em suas técnicas, por ser uma atividade perigosa, não sendo simplesmente uma opção recreativa.
Mergulho com snorkel (snorkeling)
O snorkeling, assim como a apneia, também é praticado sem o uso de um equipamento de respiração autônoma.
Porém, ele difere ao utilizar o snorkel, um tubinho que te permite respirar durante o mergulho de superfície com o rosto na água. Ele também possibilita que se mergulhe em apneia prendendo a respiração.
É uma atividade maravilhosa que pode ser praticada por pessoas de todas as idades, proporcionando o lindo mundo colorido submarino.
2. Mergulho autônomo (com cilindro)
O mergulho autônomo é o tipo de mergulho que permite a respiração debaixo d'água, já que o mergulhador utiliza o equipamento de respiração SCUBA. Sendo assim, é necessário um cilindro de ar para que o mergulhador possa permanecer submerso por longos períodos, além da possibilidade de explorar maiores profundidades e ter mais mobilidade.
Mergulho recreativo
O mergulho recreativo é realizado por lazer e observação da natureza aquática, e é uma das experiências mais fantásticas possíveis em meio à natureza. Oferece diversos benefícios para a saúde física e mental, além de proporcionar uma conexão profunda com o meio ambiente.
Mergulho profissional recreativo
No mergulho profissional recreativo, os turistas e mergulhadores são orientados e guiados por profissionais durante toda a experiência debaixo d'água. Os instrutores de mergulho possuem diversos certificados para organizar e guiar essas atividades, além de oferecerem aulas sobre mergulho e ainda colaborarem em projetos de preservação marinha.
Há ainda outros tipos de mergulho autônomo, como o mergulho técnico, que exige muita perícia dos praticantes; o mergulho comercial, praticado para serviços e consertos no fundo do mar; o mergulho científico, utilizado por pesquisadores de universidades; e o mergulho militar, realizado por mergulhadores das forças armadas para fins de investigações, buscas e salvamentos.
Tipos de mergulho em Boipeba
A ilha de Boipeba é um destino perfeito para a prática de mergulho recreativo devido a sua rica biodiversidade marinha e às diversas piscinas naturais localizadas entre uma infinidade de recifes de corais que existem na ilha. Além de também oferecer muitas modalidades que atendem diferentes níveis de experiência e interesse, desde o mergulho livre (snorkeling) até o mergulho autônomo (scuba diving).
Confira algumas opções de mergulho com cilindro em Boipeba:
Mergulho de batismo
O mergulho de batismo é voltado para iniciantes sem experiência ou certificação, sendo uma atividade introdutória para o mergulho autônomo (scuba diving) que utiliza cilindro de oxigênio e outros equipamentos. Ele acontece em águas de até 10 metros de profundidade, com a supervisão de um profissional certificado durante toda a atividade.
Esse tipo de mergulho é comumente realizado nos arredores das piscinas naturais de Moreré, na praia de Castelhanos e em alguns recifes afastados com maior visibilidade e diversidade marinha, para onde os instrutores podem levar os participantes durante a atividade.
Mergulho autônomo (scuba diving)
O mergulho autônomo, mais especificamente o scuba diving, é realizado utilizando um cilindro de oxigênio e equipamentos de suporte, como colete equilibrador, regulador e computador de mergulho, que permitem os mergulhadores a ficarem submersos por longos períodos de tempo. Assim podendo explorar áreas mais profundas e mais próximas da rica biodiversidade.
Os locais mais comuns em Boipeba para praticar esse tipo de mergulho são recifes em alto mar, a praia de Castelhanos e as piscinas naturais de Moreré.
Mergulho noturno
Esta é uma modalidade de mergulho específica para mergulhadores certificados, sendo uma experiência verdadeiramente fantástica. Durante a noite, a vida marinha se transforma, revelando espécies noturnas como polvos, crustáceos e outros animais.
Recifes próximos à costa são os locais onde acontecem esse tipo de mergulho, por possuírem áreas mais vastas e ricas em biodiversidade marinha.
Confira também onde praticar o mergulho com snorkel em Boipeba:
Mergulho livre (snorkeling)
Essa modalidade de mergulho é uma das atividades mais populares em Boipeba, sendo ideal para quem deseja explorar o mundo marinho sem precisar de certificações ou utilizar equipamentos complexos.
Os locais onde essa modalidade é mais realizada são as piscinas naturais de Moreré, a praia de Bainema, a praia de Castelhanos e alguns recifes em alto mar. Além do passeio de mergulho com snorkel em Tassimirim, que também pode ser realizado na praia da Ponta dos Castelhanos.
Agora que você já está sabendo mais acerca dos tipos de mergulho, leia também sobre os mergulhos em Boipeba que você pode fazer quando estiver nessa ilha paradisíaca, e não perca tempo, organize seu roteiro e marque a viagem!
Comments