top of page

Roteiro em Boipeba de 3 dias: otimize seu tempo

Atualizado: 17 de ago.

Boipeba é uma ilha relativamente pequena, mas repleta de lugares especiais para experienciar, com praias lindíssimas, diversos passeios e restaurantes maravilhosos. Por isso, montamos este incrível roteiro de 3 dias em Boipeba, para todos que desejam visitá-la e aproveitar um pouco de tudo em um espaço curto de tempo!

Mar cristalino e vegetação preservada em praia de Boipeba
As praias de Boipeba são repletas de corais, piscinas naturais e mar cristalino

Um pouco sobre Boipeba

A ilha de Boipeba é um dos destinos mais incríveis e paradisíacos do Brasil, já tendo sido eleita como a segunda ilha mais bela de toda a América Latina. Localizada 100 quilômetros ao sul de Salvador pelo mar e em linha reta, a ilha faz parte do Arquipélago-Município de Cairu, juntamente com Morro de São Paulo, povoado localizado na vizinha Ilha de Tinharé.

Um lugar ensolarado de praias desertas, grande amplitude de mata atlântica e manguezais, assim como rico em história e cultura, Boipeba ainda é cercada de um lado pelo oceano e do outro pelo Rio do Inferno. Ambos podem ser explorados em passeios disponíveis na ilha e tornam sua experiência ainda mais única.

Conheça tudo sobre Boipeba para desfrutar deste lugar mágico da melhor forma possível!

1° Dia do roteiro de 3 dias em Boipeba

Assim que chegar à ilha e se instalar em sua hospedagem de escolha, você pode explorar a principal vila de Boipeba, chamada Velha Boipeba. A maioria dos turistas desembarca na praia da Boca da Barra, a mais central da vila, então a Velha Boipeba é o ponto de partida de grande parte dos passeios. É também o local onde residem a maior quantidade de pousadas, bares e restaurantes. 

Antiga Igreja do Divino Espírito Santo em Boipeba
A antiga Igreja do Divino Espírito Santo em Boipeba

O povoado da vila, de aproximadamente 2 mil habitantes, surgiu ao redor da Praça Santo Antônio, onde ficam a maior parte dos restaurantes e bares da região. É lá que fica o monumento mais importante da ilha: a Igreja do Divino Espírito Santo.

Ao entardecer, você pode ir à Boca da Barra sentar-se em algum dos restaurantes e barracas de praia, como a Toca do Lobo, para comer e apreciar o belíssimo pôr do sol de Boipeba

Por fim, também é possível aproveitar o que a noite na ilha tem a oferecer antes de voltar à sua pousada. O passeio de caiaque com bioluminescência e a observação de estrelas são ótimas opções para os aventureiros e amantes da natureza curtirem a primeira noite. Assim como o forró e o pequeno comércio da Praça Santo Antônio são perfeitos para quem ama vivenciar o povo e a cultura dos lugares.

2° Dia em Boipeba do roteiro de 3 dias

Mar de cristal nas piscinas naturais de Moreré - Boipeba
O mar de cristal das piscinas naturais de Moreré em Boipeba

O 2° dia do roteiro de Boipeba em 3 dias é o único em que você dormirá e acordará na ilha. Por isso, é ideal para fazer o passeio de lancha volta à ilha, o mais completo de todos, por visitar em um só dia os principais pontos turísticos de Boipeba.

O passeio tem, em média, 7 horas de duração, saindo às 9:30 e voltando entre 17:00 e 18:00. Tudo sempre depende, claro, das condições climáticas e variações da maré. 

A lancha sai da Praia da Boca da Barra em direção às piscinas naturais de Moreré, onde permanece por entre 30 minutos a 1 hora. Os mergulhos em um mar tão tranquilo e morninho são de puro prazer. Sem contar o quão cristalina e azul a água é, permitindo a visão de tudo, em especial dos peixinhos nadando ao seu redor. 

Praia da Ponta dos Castelhanos paradisíaca - Boipeba
Parada na paradisíaca Praia da Ponta dos Castelhanos em Boipeba

Além disso, você ainda tem bares flutuantes ao seu dispor, podendo comer e beber enquanto aproveita um verdadeiro paraíso.

O passeio segue pela praia de Bainema, onde a água cristalina e os coqueiros vividamente verdes criam um contraste deslumbrante com a larga faixa de areia branca, gerando uma vista deslumbrante ao longo da viagem. As cabaninhas de madeira e palha por ali espalhadas dão um toque a mais de beleza, tornando a praia ainda mais diferenciada. 

A segunda parada é na praia de Ponta dos Castelhanos, onde o mar varia em tons verdes e azulados que combinam elegantemente com as cores da vegetação ao redor. Barracas de palha decoradas com conchas espalham-se pela praia, servindo drinks de frutas da região e pastéis deliciosos de frutos do mar como camarão, lagosta, aratu etc. Aproveite para se deliciar à vontade e mergulhar bastante no mar, pois a parada aqui é de 1h30. 

A Praia de Cova da Onça em Boipeba
A Praia de Cova da Onça em Boipeba

Aproveite também para desfrutar das piscinas naturais de Castelhanos, onde você pode mergulhar em águas morninhas se a maré estiver baixa. Outra pedida é uma curta caminhada pela praia, um trecho da ilha que revela paisagens das mais espetaculares do Brasil.

A próxima parada é tanto para almoçar quanto para conhecer o povoado da Cova da Onça, permanecendo entre 1h30 a 2h para descansar. Você pode explorar o vilarejo e conhecer mais da cultura local antes do passeio partir para a última parada, que acontece nos bares flutuantes entre os povoados de Canavieiras e Tapuias

Esses restaurantes flutuantes servem ostras preparadas de formas diferentes, sendo iguarias deliciosas que merecem ser degustadas. A permanência é de 30 minutos, então aproveite para dar um mergulho revigorante antes de partir!

Na volta, é possível assistir cores vibrantes pintarem o céu da ilha durante o pôr do sol, finalizando seu dia da forma mais mágica possível!

3° Dia do roteiro em Boipeba

No seu último dia, você pode acordar bem cedinho e apreciar alguma praia próxima à sua hospedagem. O mar é cristalino e estonteante em quase todas as praias da ilha, então a despedida é perfeita não importa qual delas escolher. 

Marisco lambreta beira mar Boipeba
Que tal experimentar uma "lambreta" na beira da praia no último dia?

Aproveite para almoçar em algum restaurante delicioso da Velha Boipeba, como o "Varanda", que serve um nhoque especial preparado com 5 molhos diferentes, o El Bistro, especializado em massas deliciosas e vinho, o Jorge Som ou o Panela de Barro, que servem comidas típicas da região.

Na hora de viajar, confira tudo direitinho e se atente ao horário do seu voo, para que não haja contratempos e sua experiência seja perfeita do início ao fim!

Este roteiro em Boipeba de 3 dias é uma forma de otimizar seu tempo e garantir que possa aproveitar ao máximo sua estadia na ilha. Uma viagem dessas é tão especial que certamente você planejará seu retorno brevemente!

Confira agora o roteiro de 5 dias em Boipeba, caso deseje uma viagem um pouco mais longa e já comece a planejar a sua vinda!

38 visualizações0 comentário

Comments


38 visualizações

0 curtidas

0 comentário

Roteiro em Boipeba de 3 dias: otimize seu tempo

15/08/24

bottom of page