top of page

ASPROABO: conheça a Associação Protetora de Animais em Boipeba

A ASPROABO, Associação Protetora de Animais de Boipeba, existe desde Abril de 2018. Foi criada com o objetivo de conscientização da população da ilha, mas também realiza o resgate de animais em situação vulnerável para encaminhá-los aos órgãos responsáveis. 

Boipeba está localizada no baixo sul da Bahia, a 85 km de Salvador, e é dona de uma natureza estonteante e intocada. Sua população, juntamente ao resto do Município-Arquipélago de Cairu onde está inserida, é de apenas 17.761 habitantes.

A ilha é um destino perfeito para todos os apaixonados por praias paradisíacas, comida praiana e tranquilidade, mas também para os amantes da natureza que se importam em viver harmoniosamente nela. Se você é uma dessas pessoas e gostaria de visitar a ilha, conheça mais sobre Boipeba.

Logomarca da Asproabo - Ilha de Boipeba
Logomarca da Asproabo - Ilha de Boipeba

ASPROABO

A Associação Protetora de Animais de Boipeba, também conhecida como ASPROABO, é liderada por Ana Paula Campos, a presidente; pelo Marcos Vinícius de Castro Ferreira, o tesoureiro; e por Mariana Camargo, a conselheira fiscal. 

Eles são ativos na conscientização do povoado da ilha sobre a proteção aos animais, e dentre diversos eventos organizados para tal fim, até já organizaram palestras nas escolas com a presença de um policial federal, que também é ativo no cuidado de animais. 

Assim como na maior parte do país, cachorros e gatos de rua sempre aparecem na ilha de Boipeba. A ASPROABO exerce o trabalho de identificar e resgatar esses animais, lhes dando os primeiros cuidados, como banho, alimentação e muito carinho. Os que precisam de atendimento veterinário são encaminhados para a prefeitura a fim de receberem o tratamento que necessitam.

Cachorrinho resgatado pela Asproabo em rua de Boipeba
Cachorrinho resgatado pela Asproabo em rua de Boipeba

Apesar de não ter um local físico, depender de empresários locais e dos órgãos públicos, a ASPROABO encaminha os animais que precisam de atendimento veterinário para Valença, ou para a Prefeitura de Cairu, a fim de receberem o tratamento que necessitam.

Leilões e bingos são organizados uma ou duas vezes por ano para arrecadar os recursos necessários para cuidar dos bichinhos, algo que você pode acompanhar nas redes sociais deles. 

Porém, a doação de dinheiro feita por visitantes e empresários locais é o que mantém a ASPROABO funcionando diariamente. Atualmente, a ASPROABO tem coletado tampinhas de garrafas pet, de amaciante e de água, para venderem em troca de dinheiro em centros de reciclagem, com o objetivo de levantar fundos para os cuidados com os bichinhos..

No caso dos cachorros e gatos, mutirões de castração são realizados com o objetivo de controlar o crescimento da população desses animais na ilha, e geralmente acontecem na pousada Pérola do Atlântico ou no Recanto dos Pássaros. 

Além disso, costumam encontrar lares adotivos para esses animais domésticos, com a ajuda de organizações, outras associações, e também das redes sociais, onde expõem fotos dos bichinhos em busca de interessados na adoção.

Por fim, o objetivo principal da ASPROABO é envolver a população junto aos protetores de animais e voluntários, nos cuidados com os animais da ilha, bem como educar e conscientizar a comunidade sobre a importância de viver em harmonia com a natureza e com os animais silvestres, além de tratar os bichinhos com muito amor e respeito.

Preservação de Boipeba

Boipeba é considerada uma Reserva da Biosfera, por isso sua preservação é de extrema importância, especialmente por ser um dos poucos lugares onde a natureza ainda se mantém intacta. A ilha até possui pousadas eco-friendly para diminuir ao máximo o impacto ambiental causado pela globalização.

Equipe Asproabo Boipeba
Ana Paula Campos, Marcos Vinícius de Castro Ferreira e Mariana Camargo, equipe da Asproabo - Boipeba

A população de Boipeba leva essa preservação bem a sério, optando por meios sustentáveis, e até mesmo criando a Amabo (Associação de Moradores e Amigos de Boipeba), um projeto social que tem como intuito manter o equilíbrio entre o desenvolvimento da ilha e da qualidade de vida de seus moradores, e também a preservação da natureza.

A melhor forma de visitar Boipeba e tirar o maior proveito da sua viagem sem agredir a natureza da ilha é praticando o turismo sustentável, que envolve cuidados a se ter nos lugares para onde se viaja, como a forma de descartar seu lixo. Assim, a ilha se desenvolve economicamente mantendo o que tem de mais puro e belo protegido. 

E agora que conhece a ASPROABO e seu trabalho com a preservação da fauna local, confira mais sobre a preservação de Boipeba e veja como você pode contribuir!

8 visualizações0 comentário

Comments


8 visualizações

0 curtidas

0 comentário

ASPROABO: conheça a Associação Protetora de Animais em Boipeba

15/08/24

bottom of page