top of page

Preservação de Boipeba: veja como você pode contribuir!

A APA (Área de Preservação Ambiental) das ilhas de Tinharé e Boipeba foi criada em 05 de junho de 1992 e, desde então, a preservação de Boipeba se tornou extremamente importante, sendo considerada como Reserva da Biosfera e elevada a Patrimônio da Humanidade pela UNESCO.

Ao todo, a APA ocupa uma área de 43.300 hectares e embala os povoados de Morro de São Paulo, Gamboa, Galeão, Garapuá, Velha Boipeba e São Sebastião.

Portanto, se você vai visitar Boipeba ou qualquer outra área da região, opte pelo turismo sustentável, que tem como objetivo diminuir os impactos negativos nos âmbitos social, ambiental e econômico, no destino a ser visitado pelo turista.


Praia da Cueira Ilha de Boipeba
Praia da Cueira - Ilha de Boipeba

Importância da preservação de Boipeba

A preservação ambiental em Boipeba é coisa séria. A população preza muito pela sustentabilidade. Existe, inclusive, a Amabo (Associação de Moradores e Amigos de Boipeba), que contribui para o desenvolvimento social, cultural e econômico.

Seu objetivo principal é melhorar a qualidade de vida da população do vilarejo, sem degradar o meio ambiente, pois são poucos os lugares que ainda preservam a natureza como na ilha.

Nas nossas regiões não se permite o trânsito de carros ou motos, portanto você estará livre da poluição em meio a um belíssimo cenário com muitas praias e áreas verdes. E essa preservação e o maior contato com a natureza transmite uma energia única aos seus visitantes.

Mas não se preocupe, na ilha é possível fazer praticamente tudo a pé. Além disso, existem caminhos onde é permitido a circulação de trator, quadriciclo, moto, etc., porém em uma proporção muito menor do que na maioria dos povoados.

Confira a seguir algumas dicas de boas práticas relacionadas ao meio ambiente que todos turistas devem ter ao visitar Boipeba.


Ponta dos Castelhanos Boipeba
Ponta dos Castelhanos - Boipeba

Práticas em relação do meio ambiente para adotar quando visitar Boipeba

Quando for viajar para a ilha, é importante adotar algumas práticas relacionadas ao meio ambiente para ajudar, ainda mais, a preservação de Boipeba.

Veja a seguir algumas dicas para minimizar os impactos da sua viagem a esse paraíso.

  • Evite gerar muito lixo. A coleta de lixo em Boipeba é complexa, os tratores realizam o transporte até um barco no mar, que leva o resíduo para algum vilarejo com aterro sanitário. Para ajudar, leve itens reutilizáveis para diminuir a geração de resíduos e utilize produtos biodegradáveis.

  • Tente apoiar os empreendedores e produtos locais, consuma nas barracas de praias e nos restaurantes da ilha.

  • Conheça a cultura de Boipeba e respeite.

  • Opte por se hospedar nas pousadas eco friendly da ilha.

  • Leve sempre a sua garrafa de água.

  • Tenha uma ecobag.

  • Use shampoo e condicionador em barras, para evitar a geração de resíduos de embalagens de plásticos.

  • Não faça passeios turísticos que explorem animais.

  • Se achar algum resíduo na praia que possa prejudicar algum animal, nos ajude a recolher e colocá-lo em um local apropriado para seu descarte.

  • Evite visitar a ilha em períodos de festas, pois nesse período a geração de lixo costuma ser muito maior. Caso vá nessa época, tenha consciência ambiental e siga todas as dicas anteriores a risca.

Esperamos que você faça uma ótima viagem e nos ajude a preservar o meio ambiente. Boipeba espera por você! Aproveite agora para conhecer algumas pousadas eco friendly para se hospedar na ilha.


36 visualizações0 comentário

36 visualizações

0 curtidas

0 comentário

Preservação de Boipeba: veja como você pode contribuir!

24/08/22

bottom of page