top of page

3 projetos sociais em Boipeba que contribuem com a comunidade

Todos sabemos que a sociedade civil quando organizada pode contribuir muito para o bem estar e qualidade de vida das pessoas, e é exatamente isso que se propõem essas três instituições que citamos aqui. De algumas maneiras, elas cuidam das pessoas e do meio ambiente, sendo projetos sociais que contribuem muito com Boipeba.

Associação de Moradores e Amigos de Boipeba (AMABO)

A Associação foi fundada no dia 02 de abril de 1995 e tem a Velha Boipeba como sede. Suas ações contribuem para a qualidade de vida da população, com olhar atento para a conservação ambiental da ilha e do Arquipélago de Cairu.

A AMABO atua promovendo educação, ecoturismo, cultura e seu folclore, produções artísticas, artesanais e também eventos. Conheça mais sobre a AMABO aqui.

Nossa Oka Moreré

É um projeto social que atua junto à comunidade de Moreré, oferecendo espaço de convivência, educação, arte e muito aprendizado. Produzem diversas oficinas que geram benefícios diretos para as crianças da vila, como: saúde bucal, arte, capoeira, teatro, reciclagem, educação ambiental, contação de histórias, etc.

Além de ser um espaço super agradável, desenvolve educação complementar, despertando as crianças para o valor da sua própria cultura. Saiba mais aqui

Vivá Moreré

A instituição oferece aos moradores dos povoados de Moreré e Monte Alegre, saberes e cultura através de cursos profissionalizantes e vivências. O projeto atua também para o desenvolvimento turístico, tendo plena consciência das influências positivas e negativas geradas pelo mesmo.

Através da educação, apresenta caminhos sustentáveis para um turismo que valorize as comunidades locais e preserve a extraordinária reserva natural da ilha. Conheça mais aqui.

Saiba como ajudar

Os projetos comunitários aqui citados são independentes e necessitam de parceiros e doações para existir. Todas as ações realizadas demandam voluntariado, doação financeira e de equipamentos.

O turismo em Boipeba pode ser sustentável, para isso deve respeitar e valorizar a presença das comunidades que lá estão há muitos anos. Em geral, são pessoas que vivem do extrativismo, mas que podem também ser envolvidas em oportunidades turísticas rentáveis às mesmas.

Se você puder contribuir com os projetos sociais de Boipeba, procure as instituições aqui citadas, e veja com elas suas maiores carências e necessidades. Quem ama Boipeba valoriza seu povo e sua cultura!

Conheça os povoados de Boipeba

Vai visitar Boipeba? Não deixe de conhecer seus povoados, a grande riqueza cultural da ilha são as pessoas nativas que vivem nela. Se permita dialogar com eles, conhecer sua história, cultura, enfim, sua maneira de viver.

Saiba que Boipeba é muito antiga, dentre os primeiros povoados nascidos no Brasil Colônia desde o século XVI. A herança tupinambá e africana ainda se fazem presentes, seja no jeito de ser das pessoas, na gastronomia, na pesca e mariscagem, na religiosidade e no conhecimento sobre a biodiversidade da ilha. Agregue sabedoria à sua viagem, conheça Boipeba!

Feira de artesanato em Boipeba

A feira de artesanato de Boipeba é uma linda oportunidade de levar para casa uma recordação da ilha. Adquirindo produtos artesanais de fabricação nativa, você estará contribuindo com as comunidades locais, incentivando-as e valorizando-as!

Gostou desse post? Continue conosco e acompanhe nosso blog, são diversos artigos escritos com muito carinho para que você possa conhecer o que há de melhor na Ilha de Boipeba!

51 visualizações0 comentário

51 visualizações

0 curtidas

0 comentário

3 projetos sociais em Boipeba que contribuem com a comunidade

18/05/23

bottom of page