Cultura de Boipeba

A cultura da Ilha de Boipeba é rica e diversificada, transmitida por gerações e ainda resistente ao tempo e às influências da globalização. Sua base vem da forte herança tupinambá, os povos originais da região, e também dos escravos oriundos da África, não esquecendo dos ibéricos portugueses, os colonizadores.
Dessa trilogia nasce a comunidade nativa, que preserva muito das suas origens na gastronomia, arquitetura, religiosidade e práticas ancestrais, como a pesca artesanal, a capoeira e as festas tradicionais folclóricas e religiosas.

Home > Conheça Boipeba > Cultura de Boipeba

Um lugar mágico, onde a história e a cultura do povo podem ser encontrados em cada esquina. Esta é a Ilha de Boipeba, cuja tradição está presente no dia a dia de cada morador e é passada com muito orgulho para quem a visita.

São muitas histórias que marcam a cultura da ilha, desde as festas típicas, os personagens emblemáticos, as danças e os costumes que remontam os primórdios de toda a construção cultural desta ilha tão especial.

 

E é no povoado de Velha Boipeba onde está situado o berço da história e cultura deste povo. Este é o principal vilarejo da ilha e nele se encontra uma das mais antigas igrejas do Brasil. Construída no século XVII por jesuítas, a histórica Igreja do Divino Espírito Santo reúne em sua arquitetura traços de um momento marcante da colonização na Ilha de Boipeba.

 

Aqui na Ilha de Boipeba é quase impossível falar de cultura sem mencionar a culinária. Isso porque a gastronomia desta terra fala muito sobre a história e hábito dos primeiros moradores da região e está presente até hoje no dia a dia dos habitantes. E um dos ingredientes principais da cozinha baiana é a farinha de mandioca, forte herança dos povos Tupinambás que viviam aqui. Um dos passeios culturais que não pode deixar de ser feito é a visita à Casa de Farinha, onde é fabricada a famosa iguaria de forma artesanal.

 

Além dos espaços culturais da Ilha de Boipeba, o lugar ainda guarda o legado das festas tradicionais, como a do Divino Espírito Santo. Festa do padroeiro da Ilha de Boipeba onde moradores fazem novenas, missas, procissão, juntamente com baianas e pescadores devotos de Santo Antônio. 

 

Durante a sua estadia em Boipeba, você terá contato com aspectos da cultura baiana diretamente do local onde ela foi concebida. Trazida pelos escravos oriundos da África, a capoeira e o candomblé são traços importantes na formação cultural da Bahia e do Brasil e estão marcados também na história da Ilha.

 

Tanto a capoeira quanto o candomblé mantém as suas tradições através do costume do povo, sendo uma cultura respeitada e em plena atividade nos dias atuais. Os visitantes que vão à Boipeba têm a oportunidade de viajar no tempo e conhecer, além das mais belas praias, a rica cultura local.

Faça a sua reserva!

Escolha entre os melhores passeios e o melhor serviço de translado para a sua viajem ser inesquecível. Faça agora mesmo a sua reserva!

Reserva por WhatsApp